Sabia que só foram publicadas 31,5% das escutas do caso Watergate? E que durante a guerra mais longa do mundo não morreu nenhum soldado? Ainda há muito para aprender sobre a História, e nesta matéria vamos indicar-lhe 30 fatos históricos que você provavelmente não sabe.

Fatos Históricos – 31 coisas que você desconhece

Andamos na Terra há 200 mil anos e 97% da nossa História está “perdida”: os registos escritos só começaram há 6 mil anos e isso deixa-nos um pouco mais distantes das nossas raízes. No entanto, tão pouco tempo foi suficiente para alguns feitos incríveis: construímos pirâmides, inventamos comunicações, chegamos até à Lua.

Mas entre um evento e outro, alguns fatos históricos ficaram por conhecer. Muitos deles vão deixá-lo simplesmente atónito com o que nos escapou enquanto olhavamos outros grandes acontecimentos da nossa História.

Veja também:

Piores assassinos do mundo – top 5

Os 10 venenos mais mortais do mundo

  1. O Reino Unido e o Zanzibar entraram em guerra a 27 de agosto de 1896. O conflito durou 38 minutos e terminou com a vitória dos britânicos. Aconteceu após a morte de um sultão de Zanzibar que era pró-Inglaterra.
  2. No início da I Guerra Mundial, a Força Aérea dos Estados Unidos tinha apenas 18 pilotos.
  3. Em 1487, 20 mil pessoas morreram em homenagem aos deuses numa cerimónia junto a um templo asteca.
  4. No Antigo Egito, quando um líder morria os seus animais eram enterrados vivos com ele.
  5. Durante o século XIX era tão comum que as pessoas fossem enterradas vivas que construíram-se caixões com sinos, que a pessoa podia tocar com um fio caso despertasse.
  6. Até ao século XIX era comum que os animais fossem a julgamento. Alguns eram condenados à morte.
  7. Pedro, o Grande, mandou executar o amante da mulher e obrigou-a a manter a cabeça no quarto.
  8. Durante a rebelião An Lushan, no século VIII, na China da dinastia Tang, terão morrido 30 milhões de pessoas. Um sexto da população mundial da altura.
  9. Estima-se que, nos últimos 3500 anos, apenas tenha havido 200 anos de paz total. Na imagem, o documento assinado pelos alemães em 1945 que pôs fim à II Guerra Mundial.
  10. A bandeira norte-americana foi desenhada por um estudante que não recebeu a nota máxima pelo seu projeto. Quando a bandeira foi escolhida, o professor mudou a nota para A, a mais alta do sistema norte-americano.
  11. Durante a Idade Média, muitas das dentaduras postiças eram feitas com dentes de soldados mortos.
  12. Alexandre, o Grande, pedia aos soldados que escrevessem cartas para casa. Depois lia-as: quem estivesse contra ele era morto.
  13. Otto Rohwedder inventou a máquina para fatiar pão em 1927. Seis anos mais tarde já se vendia mais pão fatiado do que por fatiar.
  14. Simeão Estilita, o Antigo, viveu 37 anos acorrentado no cimo de uma coluna com 17 metros de altura. O local é agora uma região de culto.
  15. Saddam Hussein recebeu a chave da cidade de Detroit em 1980.
  16. Em 1982, Key West (ilha ao largo da Flórida) desvinculou-se dos Estados Unidos e declarou guerra ao país. Logo a seguir declarou paz e pediu mil milhões de dólares em ajudas.
  17. Se Mansa Musa, imperador do Mali, fosse vivo, teria o equivalente 400 mil milhões de dólares. Isso faz dele o homem mais rico da História.
  18. Na II Guerra Mundial, a maior parte dos tanques britânicos estava equipado com material para fazer chá.
  19. Sete das dez piores guerras da História aconteceram na China.
  20. Ibrahim I, sultão do Império Otomano, afogou as suas 280 concubinas depois de uma delas ter dormido com outro homem.
  21. Quando o papa Gregório IX associou a bruxaria aos gatos, as pessoas começaram a matá-los. O resultado? Caminho aberto para uma praga bubónica por causa do aumento da população de ratos. Morreram 100 milhões de pessoas.
  22. Margaret Sanger foi presa em 1917 por ter aberto a primeira clínica de planeamento familiar da História.
  23. Pedro Lopez, conhecido como Monstro dos Andes, foi preso por matar e violar 110 crianças em 1983. Admitiu ter matado 300. Foi solto em 1998 e ninguém sabe onde está.
  24. Nos anos 60, a publicidade ao tabaco tinha médicos como protagonistas. Sugeriam que fumar tinha benefícios para a saúde.
  25. A mais longa guerra da História foi entre a Holanda e as Ilhas Scilly. O estado de guerra durou 335 anos. Não morreu ninguém.
  26. Este é o parlamento mais antigo do mundo. Fica na Islândia e foi estabelecido em 930.
  27. O casamento interracial foi proibido durante 36 anos na África do Sul (1949 – 1985). Em alguns estados dos Estados Unidos, esteve proibido durante 191 anos (1776 – 1967).
  28. Houve 3500 horas de conversas gravadas na Casa Branca durante a presidência de Nixon. Destas, apenas 200 estão no caso Watergate. Em 1994, quando Nixon morreu, só 63 dessas horas eram públicas.
  29. O Homo sapiens apareceu na Terra há 200 mil anos. Os registos escritos começaram há 6 mil: 97% da nossa História não tem registo escrito (você sabia sobre estes fatos históricos?).
  30. O vibrador foi inventado para curar a histeria. Os médicos julgavam que a masturbação feminina curava doenças do foro psicológico.
  31. O Diário de Anne Frank foi editado pelo pai para ocultar pormenores íntimos da vida da filha, nomeadamente sobre a descoberta da sexualidade. A versão original é 30% mais longa do que a publicada.

E você conhecia estes fatos históricos? O que é que achou? Se lembra de mais algum, diga para nós.

Desvendando a Língua Japonesa - Ebook Grátis

DEIXE UMA RESPOSTA

4 × 4 =