No mundo existem diversos animais que agradam e atraem muitos admiradores, contudo, existem aqueles que amedrontam as pessoas, principalmente quando se deparam com algumas feras de perto, podendo causar, inclusive, pânico quando vistos perto de locais muito frequentados. No entanto, não são apenas no habitat terrestre que podemos encontrar bicho feroz e perigosos, as praias também possuem alguns seres selvagens que podem proporcionar certo perigo. Por isso, hoje, vamos mostrar os seis animais perigosos que vivem nas praias do Brasil.

Entre as belezas que podem ser encontradas nos mares, há alguns animais que podem causar transtorno aos banhistas, especialmente quando estes seres são quase imperceptíveis. Nos últimos tempos, ocorreu um aumento no número de ataques devido ao aquecimento das águas, a elevação da temperatura climática e outros fatores que desencadeiam diversos problemas ambientais.

Sendo assim, vamos mostrar alguns dos animais perigosos que podem ser encontrados nas águas salgadas do Brasil.

Veja também:

Conheça os animais mais perigosos do mundo

Os 10 venenos mais mortais do mundo

Adestrar Cachorro – Como educar seu cão

Drone com bateria infinita é o aparelho do futuro

Animais perigosos no Brasil:

6- Raias ou Arraias:

Raias ou Arraias

Este animal não é facilmente visto nas águas brasileiras, no entanto, é possível encontrá-lo no litoral sudeste no inverno. Os acidentes acontecem devido ao ferrão encontrado neste animal. A vítima pode sentir dor por até duas horas acompanhada por taquicardia, agitação, vômitos, podendo ser levada a morte. O caso mais conhecido de um ataque foi com o apresentador australiano Steve Irwin que, ao filmar um destes animais, seu peito foi atingindo pelo ferrão, ferindo o coração. Steve que era conhecido como “O caçador de crocodilo” morreu na hora.

5- Tubarão Tigre:

Tubarão Tigre

Este tubarão vive em locais subtropicais e tropicais, tipicamente encontrado no nordeste brasileiro. Pode medir até 6 metros de comprimento, tendo cabeça larga e achatada. Sua nadadeira caudal é pontuda e seu dorso varia entre cinza-escuro e cinza-amarronzado com manchas escuras verticais. Seus dentes possuem formas triangulares, semelhante a um cortador de lata, o que possibilita serrar ossos, carne e, até mesmo, cascos de tartarugas. Trata-se de um animal agressivo e muito perigoso para quem se atreve a desafiá-lo. O tubarão tigre é conhecido por se alimentar de vários animais. Ele está na terceira posição dos tubarões em relação ao número de fatalidades humanas.

4- Bagre:

Bagre

Este é o peixe que mais causa incidentes nas praias brasileiras, pois além de andarem em grupo, preferem as águas rasas do litoral. Eles são atraindo pelos restos de alimentos deixados na água pelos banhistas. O Bagre possui quatro barbilhões ao redor da boca e três espinhos serrilhados pelo corpo. A pessoa, quando é atingida por este animal, pode sentir dor intensa e, até mesmo, necrose do tecido caso não receba os cuidados adequados.

3- Água-viva:

Água-viva

As águas-vivas são facilmente encontradas nas areias, principalmente por causa do aumento da poluição e do aquecimento global. Por isso, elas causam muitos acidentes entre as pessoas. Seu corpo é gelatinoso e elas geralmente nadam em grupo pelas águas do mar e nas praias e nem sempre são facilmente visíveis. Assim como as caravelas-portuguesas, as águas-vivas possuem tentáculos que contêm substâncias urticantes que podem causar diversas reações. Os sintomas podem variar desde pequenas irritações até necrose local, por isso, é importante procurar ajuda de um profissional caso ocorra algum incidente.

2- Caravela-portuguesa:

Caravela-portuguesa

Este bicho é um cnidário (um filo de animal aquático) que flutua na água e aparece nas praias. O seu corpo é gelatinoso e se parece com uma bexiga, possuindo uma variação de cor entre o lilás e o roxo. A parte mais perigosa para a pessoa é o tentáculo, já que se trata de algo urticante, podendo causar graves lesões, irritação e dor intensa. Em alguns casos mais severos, a vítima pode apresentar, vômitos, convulsões e, até, arritmias cardíacas.

1- Ouriço-do-mar:

Ouriço-do-mar

Este animal cheio de espinhos pode ser achado em todo litoral brasileiro. É o maior causador de acidentes em banhistas e costuma viver nas rochas, nas areias, entre pedras e, sobretudo, em água rasas. Quando uma pessoa esbarrar no ouriço-do-mar, o animal solta os espinhos na pele, causando forte dor. Além disso, pode provocar infecções sérias no local, principalmente se os espinhos penetrarem profundamente.

Este foram os 6 animais perigosos que podemos encontrar no litoral brasileiro. Lembrando que, ao se deparar com uma destas feras, a melhorar solução é a prevenção. Por isso, mantenha distância e, se for atingido, procure imediatamente ajuda de um profissional da saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

17 + quinze =