A música está no mundo desde das primeiras civilizações. Por isso, é comum verificarmos em registros históricos, instrumentos tão antigos que ninguém imaginava. Eles eram usados para diferentes momentos e em diversas ocasiões. Apesar de alguns serem arcaicos, muitos são conhecidos do público, porém existem alguns que, mesmo sendo mais atuais, poucas pessoas reconhecem ou sabem que eles existem. Sendo assim, se você é amante da música e deseja conhecer o pouco mais deste universo artístico, então não deixe de ler este artigo, pois abaixo, segue uma lista contendo os seis instrumentos musicais mais estranhos do mundo.

Instrumentos musicais mais distintos da terra:

1- Contrabaixo Balalaika:

Este contrabaixo foi criado na Rússia no século XVII e possui três cordas dedilhadas. A Balalaika é símbolo da música russa, sendo cinco em sua família que misturam sons agudos ao grave, podendo ser encontrados em versões prima, secunda, alto, baixo e contrabaixo, este último, sendo o maior de todos. Trata-se de um instrumento triangular que pode ser tocado com os dedos ou palhetas de couro, dependendo do estilo do artista. A história do seu formato é controversa, no entanto, uma das versões mais contada é que, o formato se deve a uma homenagem à Santíssima Trindade, porém, o que se sabe é que este aparelho chegou a ser banido da Igreja Ortodoxa devido às canções que se acompanhavam.

Veja também:

Ukulele: instrumento havaiano que conquistou o Brasil

2- American Fotoplayer:

Trata-se de uma combinação do piano e do órgão de fole. Ou seja, é uma elaborada maquinaria que liga o som de corda, tambores e instrumentos de percussão que consegue imitar diversos sons como o canto de um pássaro ou o disparo de uma arma de fogo. Foi construído entre 1912 e 1925. Apesar do número produzido, há relatado de que, nos dias atuais, apenas 50 unidades podem ser encontradas e somente 12 estão em condições de uso. O objetivo deste distinto instrumento foi realizar sons e efeitos sonoros em filmes mudos daquela época, muito comum em desenhos do mesmo período.

Veja também:

Conheça 10 instrumentos da Idade Média

3- Órgão de Auditório Boardwalk:

Falando em aparelhos de corda, poucos sabem o que é um Órgão de Auditório Boardwalk. Na ocasião, ele foi considerado um dos maiores instrumentos musicais desenhado e construído. Ele foi produzido pela companhia Midmer-Losh que demorou três anos para concluir a fabricação. Ele é constituído por sete teclados, 1235 tabuladores, 35 percussões melódicas, 46 não melódicas, 18 trêmulos, 120 pedais de seleção e 6 pedais. É possível ouvir os diferentes tipos sonoros que são emitidos deste aparelho.

4- Violão Pikasso:

Um dos instrumentos mais tocados é o violão. São diversos artistas amadores e profissionais que se destacam pela habilidade com este aparelho. Contudo, o violão pikasso é considerado um dos instrumentos musicais mais diferentes, pois possui múltiplos braços, 42 cordas e dois bocais. Não basta apenas agilidade para tocá-lo, é preciso muito treino e estudo. Ele foi criado por Pat Metheny e Linda Manzer no ano de 1984 e durou dois anos para ser concluído. A demora valeu a pena, já que muitos instrumentistas acabaram aderindo o som deste violão em seus shows devido a musicalidade tirada do mesmo.

Veja também:

Kit Guitarra Completa | (Curso) Como aprender violão para Iniciantes

5- Cimbalom:

O cimbalom foi muito popular na Hungria e em outros países da Europa Central. O povo cigano passou a utilizar este instrumento como parte da sua própria herança cultural. Trata-se de um tipo de chordophone composto por uma caixa grande, trapezoidal, com cordas de metal esticado em toda sua parte superior. Este equipamento pode ser ouvido em diversos filmes famosos como “O Senhor dos Anéis”.

Veja também:

10 instrumentos diferentes que fascinam o mundo musical

6- Harpa judia ou qewqaw:

A Harpa judia, no Brasil ela também é conhecida como harpa de boca ou berimbau de boca, é o menor instrumento desta lista. Para tocar, é preciso colocá-la entre os dentes ou os lábios e pulsa-la com os dedos. Originalmente, ele veio da Ásia e é considerado um dos instrumentos mais antigo do mundo. Alguns Arqueólogos encontraram, em um sítio, instrumentos datados no século IV, tais aparelhos são considerados qewqaw. Ele geralmente é fabricado de alumínio, no entanto, em algumas regiões como o Vietnã, ele pode ser encontrado feito de bambu. O berimbau de boca é relacionado a magia e muito comum em rituais xamânicos.

E aí, vamos aprender a tocar algum desses instrumentos? Diga qual deles você mais achou o seu som alucinante. 🎸 🎼

betmotion - jogos online

DEIXE UMA RESPOSTA

6 + dezoito =