Hoje em dia estamos recebendo informações de diversas doenças do novo século. Tais problemas, geralmente podem ser transmitidos por várias maneiras como a picada de um mosquito ou pelo ar. Independente da forma de transmissão, a maioria destas patologias podem ser controladas através da prevenção.

No entanto, existem outras doenças mais complicadas e severas, podendo levar a pessoa à morte. São inúmeras propagadas e alertas emitidas pelo Ministério da Saúde sobre várias enfermidades e os cuidados que o indivíduo deve manter.

Apesar de terem muitos problemas de domínio público, há aqueles que são desconhecidos e que muitas pessoas possuem sem ao menos obter conhecimento, já que se trata de doença nunca ouvidas antes. Dessa forma, hoje, vamos falar sobre 5 doenças mais estranhas do mundo.

Independente da patologia ser nova ou não, as doenças podem trazer desconfortos na vida da pessoa. Por isso, é importante procurar sempre a ajuda de um médico para fazer o diagnóstico certo e aprender os cuidados que se devem ter.

Cinco doenças mais estranhas do mundo:

1- Maldição de Ondina:

Quem ouve este nome acredita ser o título de um livro ou de um filme, mas na realidade trata-se de uma doença que pode atingir centenas de pessoas ao redor do mundo. Apesar de ter sido descoberta há mais de 30 anos, ela não é muito divulgada, fazendo com que poucos reconheçam este problema. O nome está relacionado à ninfa das águas, Ondina, da mitologia pagã da Europa.

A pessoa com está patologia costuma perder o controle da própria respiração. Assim, ela prende a respiração, acabando por se sufocar. Em alguns casos, o indivíduo prende a respiração enquanto dorme, podendo ocasionar o óbito do mesmo, e por isso essa pode ser considerada a pior entre as doenças mais estranhas do mundo.

Alguns médicos acreditam que isso ocorre devido ao gene THOX2B que atinge o sistema nervoso central que controla a respiração. Geralmente, quando uma pessoa é diagnosticada com a Maldição de Ondina, ela passa a dormir com ventilador ligado para que a respiração não seja interrompida.

2- Síndrome da mão estranha:

Alguns nomes chegam a ser engraçados, mas o problema é real e pode acontecer com mais frequência do que imagina. Este é o caso desta síndrome. O nome vem do inglês “alien hand syndrome” e faz com que uma das mãos ganhe vida própria, ou seja, uma das mãos do doente começa a se movimentar de forma totalmente involuntária.

Geralmente as pessoas que possuem este problema possuem pequenas lesões no cérebro ou passaram por algum trauma cirúrgico na cabeça. O mais estranho é que o indivíduo com a síndrome da mão estranha pode não ter consciência dos atos involuntários. É comum a pessoas controlar esta doença segurando algum objeto.

3- Síndrome de Riley-Day:

Outra síndrome nada conhecida é a de Riley-Day. As pessoas com este problema costumam não sentir dores mesmo em qualquer situação mesmo as mais sérias. Por isso, é comum o indivíduo com esta patologia sofrer acidentes graves. Essa síndrome pode levar os doentes a morte, geralmente, antes dos 30 devido às lesões severas e por isso está entre as doenças mais estranhas do mundo. O nome se deve aos descobridores da doença: Milton Riley e Richard Lawrence Day. Dentre todas doenças citadas, esta talvez seja a mais rara.

4- Síndrome da Alice no país das Maravilhas:

Um nome de fantasia combina bem com esta doença já que a pessoa tem alterações na percepção visual dos objetos muito próximos, assim, tais objetos parecem ser menores do que realmente são. O problema maior é que em alguns casos a pessoa pode ter sensação de que seu próprio corpo está se distorcendo, parecendo mudar de tamanho ou forma. É comum a pessoa com esta síndrome parecer estar sob efeito de drogas.

5- Cegueira emocional:

Como em qualquer situação, a mente da pessoa pode ser o causador de diversos problemas, podendo motivar ou até piorar uma determinada doença. Um problema relacionado totalmente com o lado psicológico é a cegueira emocional. Este tipo de doença pode acontecer com qualquer pessoa. A cegueira emocional foi descoberta após muitos estudos e testes na universidade de Yale que, após submeterem alguns voluntários às imagens fortes, perceberam que muitos deles tiveram uma cegueira momentânea. Apesar de toda pesquisa, ainda não se sabe o motivo disto acontecer. Contudo, é observado que após um trauma visual, qualquer indivíduo pode ter uma cegueira por alguns décimos de segundos.

Achou curioso essas doença? Se tivesse que escolher entre essas 5 doenças mais estranhas do mundo para conviver, quais você acha que suportaria? Diga nos comentários abaixo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

1 + nove =