Todos sabemos que existe há muitos anos uma guerra de audiências entre a Globo e a Record, as 2 maiores transmissoras brasileiras, no entanto você sabia que a novela Os Dez Mandamentos foi a primeira que conseguiu diminuir as audiências da Globo? Vamos-lhe contar tudo.

Os Dez Mandamentos e a vitória da Record

Milagre? Não iremos tão longe, mas a verdade é que foi preciso que Moisés abrisse o Mar Vermelho – ainda que em ficção – para que a Record ultrapassasse a quase intocável Globo. E não falamos aqui de uma troca habitual de lugares no pódio: durante a exibição do último episódio da novela Os Dez Mandamentos, a Record  ficou seis pontos à frente da emissora que, até há poucos meses, ficava, no mínimo dez pontos na sua frente.

Trocando os pontos por telespetadores, pode dizer-se que, de março a novembro do ano passado, a novela chegou a cerca de 144 milhões de telespetadores no Brasil, garantindo a vice-liderança isolada da emissora, com muitos dos capítulos a chegar ao primeiro lugar, tirando o monopólio do horário nobre à Globo.

No canal do lado, a história não podia ser mais diferente da contada nos Os Dez Mandamentos. Se a Record apostou em retratar a saga de Moisés, desde o nascimento até à chegada do seu povo à terra prometida, a concorrente Globo não se poupou a cenas de violência doméstica, organizações criminosas, polícias corruptos, pobreza nas favelas, cenas de sexo e funk brasileiro, tudo condensado na novela A Regra do Jogo.

Numa luta renhida entre as duas estações, foram muitos os dias em que a Globo se viu obrigada a mudar horários, a  alargar ou encurtar o tempo da novela, dando mais ou menos tempo ao telejornal, programa que apesar de ter perdido audiência no ultimo ano, se mantém como o mais visto da televisão brasileira.

Veja também:

Fotografia em 3D | (Curso) Fotografia

Os filmes mais vistos de todos os tempos

Acessórios para smartphones inspirados em Star Wars

8 personagens dos desenhos animados mais divertidos

Nova temporada

No dia 23 de novembro, o Brasil parou para ver o último episódio dos Os Dez Mandamentos. O final dessa noite parecia ser de alívio para os colegas da Globo, que podiam agora voltar a ver a sua novela subir a número um, mas a Record não deu sequer espaço para um respirar mais fundo da concorrência. Além de disponibilizar de imediato todos os episódios no Netflix, anunciou que a história terá continuação em breve numa segunda temporada.

As gravações já começaram e a novela tem estreia marcada para dia 4 de abril. Além dos atores da trama inicial, juntam-se mais 30 profissionais que viajaram até Israel para filmarem as primeiras cenas. Se o sucesso da primeira temporada esticou o número de episódios dos 150 previstos para os 176, nesta nova época estão planeados apenas 60 capítulos.

Os Dez Mandamentos no cinema

Os vídeos no Youtube e os capítulos disponibilizados no Netflix não pareciam suficientes para perpetuar um dos grandes sucessos da Record. Daí que uma das ideias da emissora, logo a seguir ao fim da novela, fosse levar os episódios – ainda que de forma condensada – às salas de cinema e assim saiu Os Dez Mandamentos – O Filme.

O sucesso passou do pequeno para o grande ecrã, com o épico a ocupar já o terceiro lugar de filme brasileiro mais visto de todos os tempos, ficando atrás apenas de Dona Flor e Seus Dois Maridos e Tropa de Elite 2. Dados do final de fevereiro davam conta de mais de 7,2 milhões de bilhetes vendidos, o que o coloca à frente de filmes que bateram recordes em vários outros países como Star Wars – O Despertar da Força ou O Renascido.

E aí? Você assistiu a esta novela? Gostou? Está ansioso pelos novos episódios? Compartilhe a sua opinião com a gente nos comentários abaixo.

DEIXE UMA RESPOSTA

doze + cinco =