A vida financeira de um estudante é algo extremamente complicado, principalmente para aqueles que precisam sair do conforto da casa dos pais a fim de buscar uma oportunidade de estudar o que se deseja. Alimentação, transporte, bares com os amigos e até mesmo xerox são alguns dos vários gastos dos estudantes. Fazê-los caber dentro do orçamento de quem está passando por essa fase da vida e ainda saber como economizar dinheiro no final do mês pode ser um desafio e tanto.

Por isso, separamos algumas dicas para estudantes economizarem uma grana e inclusive pouparem dinheiro no final do mês. Confira!

Transporte

Apesar de o valor de cada passagem de ônibus parecer relativamente baixo, os gastos com transporte representam uma significativa quantia de todo seu orçamento no final do mês. Pesquise os trajetos possíveis e, obviamente, opte pela opção que lhe permita chegar até seu destino utilizando apenas uma passagem. Se isso não for possível, é bem provável que exista alguma opção de integração de bilhetes, onde você consegue pegar 2 ou até 3 tipos diferentes de transporte pagando apenas uma passagem.

Muitas faculdades também têm programas de “carona solidária”, que visam realizar a conexão entre pessoas que residem perto umas das outras. Por fim, se você tem a opção de ir caminhando ou até mesmo de bicicleta para a faculdade, não precisamos nem cometar aqui sobre os benefícios para a saúde do seu corpo e do seu bolso, não é mesmo?

Livros

A tendência é que o professor sempre utilize a versão mais atualizada do livro didático; porém, na maioria das vezes as mudanças de uma edição para outra são pouquíssimas. As diferenças práticas de se utilizar uma versão antiga são pequenas e facilmente contornáveis — as diferenças de preço, por outro lado, são consideráveis.

Assim, pode valer a pena procurar por edições anteriores do livro. Outra boa dica é procurar por livros usados. O estado de conservação muitas vezes é extremamente satisfatório, assim como o preço.

Roupas

Ter um bom guarda roupa não é sinônimo de gastar muito. Com um pouquinho de tempo investido em pesquisa, você descobrirá ótimas opções baratas e de qualidade em lojas de roupas menos conhecidas ou até mesmo brechós com marcas de renome. Além disso, na internet é possível se cadastrar em sites que informam sobre ofertas de roupas de etiqueta internacional, com descontos que podem chegar até a 80%.

Refeições

Evite ao máximo comer fora de casa. Se você inevitavelmente passa muito tempo na faculdade e não tem opções baratas, como o famoso “bandejão”, por exemplo, a boa e velha marmita pode ser uma enorme economia para você no final do mês.

Poupança

De nada adianta seguir todas as dicas anteriores e continuar tentando planejar sua vida financeira apenas em sua cabeça. Coloque seu orçamento na ponta do lápis — ou na tela do computador, como preferir — e passe a planejar seus gastos, nem que seja da maneira mais simples possível, tendo sua receita como pano de fundo.

Comece listando todas suas fontes de renda mensais e as despesas recorrentes, como aluguel, transporte e alimentação. Então, subtraia o valor de seus gastos do valor total de suas receitas. Se o resultado da conta for negativo, é bom já ir planejando quais gastos podem ser cortados. Se for positivo, acrescente alguns gastos com lazer, que também é importante para seu bom desempenho acadêmico. Por fim, não se esqueça de deixar uma quantia que irá direto para sua poupança.

​Com suas finanças organizadas, você ficará surpreso ao perceber como economizar dinheiro pode ser fácil. Aquela dorzinha de cabeça causada pelo aperto financeiro de todo final de mês será substituída pela boa notícia de que você pode até guardar um dinheirinho para a poupança.

E você, como você faz para economizar uma graninha e passar o mês sem apertos? Compartilhe conosco nos comentários.



DEIXE UMA RESPOSTA

quatro × 3 =