Algumas modalidades de Ensino à Distância, também chamado de EAD, já são uma aposta de algumas faculdades. No entanto, a maioria ainda exige um pagamento mensal para a maior parte dos seus cursos. Uma das principais vantagens da era digital é a possibilidade de trazer conhecimento para pessoas em qualquer parte do mundo, basta que elas possuam um computador e uma boa conexão.

Para quem deseja se especializar ou adquirir novos conhecimentos, algumas das maiorias universidades brasileiras têm disponibilizado cursos online e totalmente gratuitos em seus portais. Alguns desses exigem apenas um cadastro e ainda podem garantir um certificado de participação ou capacitação.

Reunimos a seguir, cinco grandes universidades – como a USP e a Unicamp – que oferecem cursos online e gratuitos para as mais diversas áreas. Com algumas horas disponíveis será possível aprender com os melhores professores do país, e o melhor: engrandecer o seu currículo profissional.

USP

A Universidade de São Paulo (USP) é a maior universidade pública brasileira e a mais renomada do país. Frequentemente, a USP é classificada entre as 200 melhores em um ranking mundial. Com um alto nível de concorrência em cursos de graduação e pós-graduação, a universidade oferece, em seu ambiente virtual, diversos cursos gratuitos nas mais diversas áreas, para estudantes e pessoas interessadas em aprender.

Somente na área de engenharia são seis cursos: Introdução à Gestão de Projetos, Introdução ao Curso de Engenharia Econômica, Princípios de sustentabilidade e tecnologias portadoras de inovação, Gestão do desenvolvimento de produtos e serviços, Liderança, gestão de pessoas e do conhecimento para inovação e Gestão da inovação. Todos disponíveis no ambiente virtual Veduca.

Estudantes de astronomia e interessados na área podem aprender mais sobre o universo e suas particularidades através do site da Univesp TV, com temáticas que vão desde o uso de telescópios até a morte de estrelas. Através da mesma plataforma também é possível participar dos cursos de Metodologia da Economia e Economia Monetária.

Para quem deseja aprender um novo idioma, a maior universidade brasileira disponibiliza um curso de extensão gratuito em italiano, que está disponível em uma plataforma com lições escritas e material multimídia para se aprofundar na língua.

Com foco na inclusão, o grupo de Mídias Digitais da Pró-Reitoria de Graduação da USP também criou um espaço exclusivo para o aprendizado da língua brasileira de sinais (Libras), aberta para todo o público. No site, que não exige nenhum cadastro, é possível encontrar conteúdos relacionados à Libras e a surdez de uma maneira geral. A universidade também oferece um curso para o aprendizado do código Braille, que traz o alfabeto e exercícios para quem deseja entender melhor a forma de leitura de deficientes visuais.

Unicamp

Também em São Paulo, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) disponibiliza online materiais exclusivos, criados pelos próprios professores da instituição. Considerada uma das melhores universidades do país, e com um dos mais exigentes vestibulares, a Unicamp tem aberto espaço para que seu conteúdo tenha domínio público e possa aproximar estudantes de todas as graduações.

O conteúdo digital conta com 36 videoaulas, com temas que vão de geografia até saúde, disponíveis no ambiente virtual chamado de eUnicamp. Para os empreendedores também há um conteúdo exclusivo criado para ensinar quais as habilidades necessárias que se deve criar e desenvolver para gerir um empreendimento próprio.

UFRB

O Nordeste está bem representado na lista pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano. A UFRB oferece cursos com vagas limitadas sobre temas como “Leitura e Produção de Textos Acadêmicos”. Para participar é necessário realizar inscrição em uma das modalidades e obter 70% de aproveitamento para ganhar certificados.

Faculdade Senai

O Senai, instituição referência no ensino técnico e também no nível superior, oferece diversos  cursos de extensão em seu portal EAD. Todos com certificação após a sua conclusão. Dentre as principais modalidades estão Educação Ambiental, Empreendedorismo, Desenho Arquitetônico, Segurança do Trabalho, Programação e Tecnologia da Informação e Comunicação.

Unesp

Através de um programa que propõe maior abertura das universidades, a Unesp oferece cursos online em sua plataforma exclusiva e também no Youtube. São mais de 200 vídeos e 70 cursos online na área de pedagogia, com foco para a pós-graduação em educação especial e inclusiva, química, inglês, geografia e arte. O diferencial da universidade é trazer parte do material disponível com legendas, audiodescrição e utilização da língua de sinais (Libras) para deficientes auditivos e visuais.

Gostou de alguns desses curso? Conte nos comentários abaixo sobre o que acha de cursos a distância oferecidos por grande universidade do Brasil e qual curso gostaria de fazer.



DEIXE UMA RESPOSTA

12 − 4 =