A internet trouxe muitas facilidades a diversas áreas do cotidiano das pessoas. E, sem dúvida, a educação foi um dos aspectos que mais se beneficiariam com os recursos que a tecnologia disponibiliza. Estudar online é uma forma de construir novos conhecimentos e investir na própria formação sem que haja necessidade de se realizar deslocamentos ou grandes investimentos para tanto. Para ajudar você a estudar melhor, selecionamos 6 dicas valiosas, confira!

Organize o seu tempo para estudar online

Essa é uma dica básica, que vale para qualquer coisa que você se dispuser a fazer em sua vida, mas que definitivamente vale ouro quando o assunto é estudar. O fato de o computador tornar-se uma “sala de aula” pode fazer com que muita gente se sinta à vontade para procrastinar, deixando para depois as suas tarefas e obrigações. A comodidade de poder acessar os conteúdos de um curso online a qualquer momento pode levar levar seus estudos à ruína caso você não seja capaz de organizar seu próprio tempo.

Para não ficar sobrecarregado, tenha em mente de forma clara quais são seus reais objetivos, e planeje com antecedência seu cronograma de estudos. Determine previamente quando, como e o que você estudará, para que assim você consiga dar conta de tudo. E lembre-se: mais vale estudar um pouco a cada dia do que estudar em excesso apenas uma vez por semana.

Mantenha o foco

Para ter sucesso em seus estudos online é preciso ter foco. Estudar com um monte de abas do navegador de internet abertas em sites aleatórios ou redes sociais é algo que pode facilmente distraí-lo e fazê-lo perder seu precioso tempo. Sabemos que ter momentos de entretenimento na internet é algo bastante divertido, mas manter-se focado na hora de estudar online é a chave do sucesso para que você tenha um melhor aproveitamento do conteúdo.

Procure estudar em um local tranquilo, de preferência livre de interrupções. Mantenha-se distante do celular e, se preciso, estabeleça pequenas metas de dedicação, que estimularão você a praticar algumas horas de estudo sem interrupção. O método Pomodoro, por exemplo, pode ser uma ótima alternativa para quem se distrai facilmente. A técnica consiste em alternar 25 minutos de atividades (no caso, estudo online), com 5 minutos de descanso, e pode se mostrar bastante eficiente para quem precisa treinar o foco e a disciplina.

Tire proveito dos recursos disponíveis

A internet oferece uma ampla variedade de recursos para quem deseja estudar online. Sites, blogs, vídeos, podcasts, infográficos, livros e apostilas digitais são exemplos de materiais que podem ser usados para fins educacionais com ótimos resultados. No caso de cursos online, a maioria das plataformas de estudo disponibiliza ferramentas para ajudar os seus alunos na hora dos estudos. Explorar esses recursos pode ser um diferencial para tornar a sua aprendizagem melhor e mais dinâmica.

Vídeos, bibliotecas online, aplicativos, testes, canais de interação entre alunos e professores são algumas das muitas opções que estão à disposição do estudante e que podem tornar a tecnologia uma aliada, permitindo que se extraia dela tudo aquilo que possa contribuir para o aperfeiçoamento dos processos de ensino e aprendizagem. Ser curioso e explorar tudo o que uma plataforma de estudos online pode oferecer é algo imprescindível para quem quer estudar melhor.

Entenda que tudo depende do seu esforço

Estudar online não significa que você esteja estudando sozinho. Muitas vezes, pelo fato de o aluno realizar os seus estudos e atividades sem a presença física de um professor ou tutor, acaba por não buscar orientação e em alguns casos fica com dúvidas, o que em alguns casos leva ao desânimo e à crença de que a educação online não funciona. Quem escolhe realizar um curso online deve entender que a distância não deve, de modo algum, se tornar um obstáculo ao aprendizado.

A educação online requer mais autonomia e proatividade por parte do estudante, que deve habituar-se a buscar respostas às suas dúvidas, seja em livros, na própria internet ou, se for o caso, por meio de orientação junto aos tutores ou professores que as instituições disponibilizam nas plataformas para dar suporte aos alunos. Na internet, é fácil de se encontrar fóruns de discussão, que favorecem os debates e ajudam na construção do conhecimento e no esclarecimento de dúvidas.

Tenha autonomia

Cursos online procuram ser bastante intuitivos e autoexplicativos e, embora haja a presença de um professor, tutor ou mediador em algumas plataformas, seu papel é o de facilitador da aprendizagem, e não de absoluto detentor do conhecimento ou “pai” dos alunos. Assim, cabe ao estudante ficar atento às próprias responsabilidades, prazos e obrigações.

Cursos online adequam-se melhor a alunos mais disciplinados e autônomos. Um estudante disposto a estudar online deve ser independente e estar apto a gerir e solucionar os seus problemas e compromissos.

Atenção à própria saúde

Ter a oportunidade de estudar online é algo excelente, por conferir maior liberdade e flexibilidade ao estudante, mas não se deve esquecer de que o organismo humano não foi feito para passar horas a fio na frente de um computador. Para que se mantenha em dia a saúde do corpo e da mente, é preciso ser capaz de impor limites no que se refere ao tempo que se passa no mundo virtual, mesmo que seja estudando.

Enquanto estuda online, faça pausas regulares para descansar a sua visão, alongue as suas articulações, levante-se da cadeira e caminhe para facilitar a circulação. Procure ter boas noites de sono e respeite o ritmo de seu próprio corpo. Mantenha hábitos saudáveis, como boa alimentação, exercícios físicos e atividades ao ar livre, e lembre-se de que a internet é positiva quando serve aos nossos propósitos, e não quando nos tornamos escravos dela.

Viu só como é possível estudar melhor online? Ter foco nos seus objetivos e manter-se sempre organizado certamente são providências que irão mantê-lo no caminho certo na hora de estudar. Lembre-se de que a liberdade que é dada a quem estudar online não exime o estudante de suas responsabilidades para com a construção do próprio saber. Mantenha o foco e a disciplina e o mais importante: busque um curso que faça valer a pena todo o esforço. Uma boa opção é o curso de Inglês online do Jerry. Fazer algo que gostamos torna todo o resto mais fácil!



DEIXE UMA RESPOSTA

dez − um =