Com a crescente globalização, ascensão do poder aquisitivo da classe média e a expansão massiva da internet, o contato com a cultura de outros países está se estreitando cada vez mais. Hoje, é muito mais fácil encontrar vagas para bolsas de graduação, especialização e mestrado em universidades estrangeiras, possibilidades de empregos e promoções em multinacionais com filiais fora do Brasil, além de claro, conhecer novos países.

Diante desse cenário, aprender um novo idioma, principalmente o inglês – uma das línguas mais faladas no mundo, em cerca de 110 países -, não é mais um diferencial, e sim, algo essencial para alavancar a vida profissional e também pessoal.

Escolas e cursos de idiomas, além de custarem caro, costumam oferecer uma metodologia de ensino demorada e muitas vezes falha, já que a maioria dos professores não são nativos na língua ensinada. A internet tem sido uma ferramenta promissora de aprendizado, então para te ajudar a não ser mais um repetidor de palavras, reunimos os cinco melhores sites para quem deseja aprender um novo idioma diretamente com  estrangeiros. E o melhor, totalmente de graça.

Veja também:

Aprenda Inglês Fluente em Apenas 4 Meses com o Renomado Professor Jerry

5 sites para aprender um novo idioma

Livemocha

A plataforma gratuita e colaborativa oferece ensinamentos e atividades que podem ser corrigidas por pessoas de outros idiomas. O site traz ainda exercícios escritos, para ouvir e reproduzir e até atividades de pronúncia (basta ativar o microfone), em que uma comunidade pode avaliar suas respostas com estrelas ou comentários. É possível seguir uma ordem predeterminada ou escolher os exercícios que se encaixam melhor no seu perfil, sejam no nível iniciante, intermediário ou avançado.

O Livemocha permite ainda que você ensine seu idioma para nativos de outros países. O site, considerado a maior plataforma de aprendizado de idiomas online, já conta com mais de seis de milhões de usuários ativos, de todos os continentes.

www.livemocha.com

My Language Exchange

O site permite que você converse diretamente com nativos de diferentes países, ou seja te ajuda a aprender um novo idioma com quem mais o pratica. A conexão é feita diretamente com um parceiro, por exemplo, se você está aprendendo espanhol, pode se conectar com alguém da Espanha, Colômbia, dentre outros, que tenha interesse em aprender português.

O My Language Exchange reúne lições, dicionários e jogos que facilitam ainda mais o aprendizado e a interação. Já são mais de 1 milhão de usuários de mais de 130 países.

www.mylanguageexchange.com

Forvo

O Forvo é o site ideal para quem deseja se comunicar em um novo idioma de maneira mais rápida e prática. Diferente de outros sites que se focam em exercícios escritos e gramática, ele reúne a forma de pronúncia das palavras, divididas em diferentes categorias como adjetivos, verbos e substantivos.

Cada usuário pode gravar a pronúncia correta de diferentes palavras e disponibilizar para nativos de outros países. A plataforma reúne ainda dados sobre cada idioma, como o número de falantes ao redor do mundo e número de palavras pronunciadas no site. O Forvo já conta com mais de 300 mil cadastrados.

pt.forvo.com

Colingo

O Colingo é voltado unicamente para quem deseja aprender inglês. Basta cadastrar um e-mail ou o seu Facebook para participar da plataforma, que reúne nativos americanos se comunicando com pessoas de todo o mundo através de videoconferências e hangouts. O site permite ainda que as pessoas apenas assistam as aulas online ou através do Youtube.

colingo.com

The Mixxer

Como o nome sugere, o The Mixxer interconecta pessoas de todas as partes do mundo, interessadas em aprender um ou mais idiomas. Todo o processo de aprendizado acontece online, via Skype, e os próprios usuários administram o conteúdo e lições que serão ensinadas.

Não é uma plataforma voltada para pessoas tímidas, e sim, para quem deseja praticar e se comunicar diretamente com pessoas que podem ensinar a sua língua da melhor forma e da maneira mais usual.

Mesmo com uma interface e um layout simples, e estar escrito totalmente em inglês, o diferencial do The Mixxer é a sua capacidade de enxergar que o segredo para aprender um novo idioma nada mais é do que a prática, e fazer com que os seus usuários se sintam mais próximos da língua que estão aprendendo. Para acessar o site basta se cadastrar gratuitamente e ter uma conta no Skype.

www.language-exchanges.org

Gostou dos sites? Diga nos comentários quais deles você mais gostou. E curta a Proddigital Idiomas no Facebook para acompanhar mais dicas como essa.



DEIXE UMA RESPOSTA

9 + 9 =