Estudar inglês, assim como qualquer outro idioma, exige do estudante muita prática e dedicação. E se o objetivo é estudar inglês online, é preciso que haja ainda mais disciplina e força de vontade.

A internet democratizou a aprendizagem de idiomas e ampliou o acesso a muitos recursos que podem facilitar significativamente o acesso ao conhecimento, o que leva a uma mudança na forma de aprender. Mas, quando se trata de estudar um idioma pela internet, é preciso ter cuidado.

Ao estudarmos inglês online, tendemos a cometer alguns erros que são bastante comuns, mas que podem impactar negativamente o aprendizado. Para que você não caia nessas armadilhas, selecionamos alguns dos erros mais comuns cometidos por quem estuda inglês online, e compartilhamos algumas dicas valiosas, que vão ajudar você a estudar melhor pela internet e assim conquistar resultados visíveis no aprendizado da língua inglesa.

Obcecar-se pela gramática ao estudar inglês online

Aprender um novo idioma envolve muito mais coisas do que apenas a simples decoreba do funcionamento da gramática. É indiscutível a importância de assimilar as regras e estruturas gramaticais, pois elas colaborarão para que você amplie seu domínio da língua inglesa. Mas, por si só, a gramática de língua inglesa não terá utilidade se você não souber empregar a língua em contextos reais de uso. Portanto, é necessário ir além.

Quando se estuda online, é importante estar atento e focar igualmente no desenvolvimento de suas habilidades de listening, speaking, reading e writing. É importante desenvolver um cronograma de estudos que abranja de forma equilibrada atividades que possibilitarão a você desenvolver integralmente suas capacidades de leitura, escrita, fala e audição em inglês. E refletir constantemente sobre seus avanços é fundamental.

Medo de praticar o inglês falado

Ao estudar inglês online, muitas vezes o estudante encontra alguns problemas na hora de treinar a conversação em língua estrangeira. Afinal, quando estamos em casa, “protegidos” pela tela do computador, fugimos da interação, visto que fica mais fácil evitarmos expor nosso erros a outras pessoas. Costumamos ter medo de errar, e acreditamos que seremos objeto de críticas caso, por exemplo, pronunciemos determinada palavra de forma errada. E esse tipo de medo é, sem dúvida, é um dos grandes deslizes que alguns estudantes cometem quando estudam a língua inglesa.

Quando iniciamos o estudo de um novo idioma, é evidente que cometeremos alguns erros aparentemente banais e grosseiros. Contudo, isso é completamente normal e não há razões para sentir medo ou vergonha. Você só adquirirá fluência por meio da prática, então comece o quanto antes a treinar a conversação!

Veja também:

Fale Inglês Fluente em Apenas 4 Meses!

Estudar inglês: 5 formas de otimizar o aprendizado da língua

BAIXE EBOOK GRÁTIS: Desvendando a Língua Japonesa

Não se dedicar com afinco

Um grande erro dos estudantes de idiomas é acreditar que com uma dedicação de poucos minutos de estudo por semana conseguirão se tornar fluentes. Quando se estuda online, é comum procrastinar e deixar sempre os estudos para amanhã; afinal, os vídeos, textos digitais e outros recursos estarão por tempo indeterminado na internet, sempre à disposição.

Mas não se esqueça: é o seu nível de dedicação que determinará o quão rápido você se tornará um eficiente falante de língua inglesa. Quanto mais tempo você se mantiver em contato com o inglês, melhor e mais depressa aprenderá. O ideal é estudar diariamente e cercar-se de inglês sempre que possível! Assistir filmes no idioma original, buscar a letra de suas músicas favoritas, acompanhar sites e blogs em língua inglesa, ouvir podcasts em inglês: tudo isso pode ajudar você a aprender com muito mais velocidade.

Ceder às distrações

Estudar online é fantástico! É possível fazer isso de qualquer lugar, bastando que se tenha um equipamento com acesso à internet. Entretanto, a rede está cheia de tentações, que podem distrair você e desviá-lo de seus objetivos. Se for estudar pelo computador, tablet ou celular, resista ao forte desejo de ficar a todo momento checando suas redes sociais, e-mail, YouTube e discipline-se para que você não perca preciosos minutos por dia.

Colecionar dúvidas

Muitas vezes, quando se estuda online, é comum que surja ao estudante uma certa sensação de solidão e desamparo. Afinal, sem a presença física de um professor, muita gente não sabe como, quando e onde esclarecer as dúvidas que vão surgindo durante o processo de aprendizagem. Entretanto, pela internet é possível interagir com outros estudantes de inglês e sanar todas as suas dúvidas. Há diversos fóruns, sites e blogs nos quais você pode aprofundar-se nos assuntos estudados, garantindo assim maior eficácia na hora de estudar.

Falta de organização

Aprender a ser organizado é algo fundamental na hora de estudar inglês online. Onde você quer chegar? Por quais motivos deseja aprender inglês? Quais serão seus horários de estudo? Onde você vão estudar? Quais materiais de apoio você irá empregar em sua missão?

É preciso refletir a respeito dessas e outras questões para que seu estudo online seja mais focado e eficiente. Desenvolver um cronograma (e colocá-lo em prática!) pode ajudar você a manter-se motivado, conquistando bons avanços no aprendizado de língua inglesa.

Escolher métodos não adequados ao seu perfil

Cada pessoa aprende de uma forma diferente, e cada um tem seu próprio ritmo de aprendizado. Alguns métodos que funcionam muito bem com algumas pessoas não surtem resultados positivos para outras. Por isso, é importante analisar quais são suas próprias características e como você aprende. Muitos estudantes se sentem desmotivados ao estudar online por terem escolhido formas de aprendizado incompatíveis com seus anseios, perfil e necessidades.

Alguns estudantes conseguem excelentes resultados por meio do total autoaprendizado. Assim, vídeos, apostilas e livros digitais, blogs e sites sobre inglês são suficientes para que o estudante construa de forma autônoma seus conhecimentos de língua inglesa. Entretanto, alguns estudantes obtêm resultados melhores e mais rápidos quando são iniciados nos estudos de língua inglesa por meio de um curso online, como o Inglês online do Jerry, que fornece o direcionamento necessário para que o aluno desenvolva fluência no novo idioma.

Para quem deseja conquistar o sucesso na aquisição de um novo idioma, é necessário manter-se focado, perseverante e dedicar-se diariamente.

Estudar inglês online exige disciplina e dedicação, mas é capaz de levar você à fluência em língua inglesa em um futuro muito próximo!

Desvendando a Língua Japonesa - Ebook Grátis



DEIXE UMA RESPOSTA

9 + 19 =