Mesmo com o aumento da procura em aprender a língua, são poucos os brasileiros que falam japonês. Somente alguns que carregam a influência de amigos e familiares é que decidem aprender japonês. Mas ainda o japonês dos brasileiros em geral está defasado.

A língua japonesa é o 9ª idioma mais falado no mundo, com 125 milhões de pessoas que possuem o conhecimento da língua. Os primeiros imigrantes japoneses no Brasil chegaram em 1908, quando o primeiro navio desembarcou em Santos, com 165 famílias japonesas em busca de novas oportunidades de emprego.

A situação de ambos os países era favorável à imigração: o Brasil estava precisando de mão de obra, principalmente camponesa e o Japão estava enfrentando um aumento populacional, fazendo que o país não gerasse emprego para toda população, um cenário que mudou nos dias atuais, pois hoje oferece ótimas oportunidades para quem falar esse idioma.

Atualmente, segundo o Governo de São Paulo, existem 1,5 milhões de imigrantes japoneses morando no Brasil, sendo que um milhão deles está localizado na maior colônia japonesa do País, em São Paulo. Com o alto número de imigrantes que vivem no Brasil, há escolas em São Paulo que oferecem a educação bilíngue Português-Japonês, como a Oen Yotien e a Oshiman.

A mesma fonte divulgou que 13% da colônia japonesa é formada pela primeira geração de japoneses, nascidos no Japão; 31% são filhos de japoneses, 41% são os netos dos imigrantes e 13% constituem os bisnetos dos japoneses que imigraram do Japão.

A forte influência da cultura e costumes japoneses foi desencadeada nos brasileiros principalmente pela chegada dos mangás e animes no País. O primeiro mangá lançado no Brasil foi em 1988, mas foi em 1994, com os Cavaleiros do Zodíaco, que houve um maior interesse da cultura japonesa pelos adolescentes e jovens brasileiros.

A procura pelas cursos online de japonês

Com o aumento da procura em aprender está língua, várias escolas de idiomas começaram a oferecer esse serviço. Mesmo assim, a língua japonesa ainda é escassa na população brasileira, fazendo com que a concorrência para cargos que tem como pré-requisito as duas línguas, seja muito baixa.

Aprendendo Japonês
Aprendendo Japonês

Muitos brasileiros descendentes de japoneses ou cônjuges de descendentes começaram a enxergar uma grande oportunidade deixar o Brasil rumo ao Japão, assim como os japoneses fizeram em 1908. O Estado de São Paulo divulgou em 2008, a existência 300 mil imigrantes brasileiros descendentes ou cônjuges trabalhando no Japão.

O trabalho oferecido para os brasileiros no Japão é na produção de fábricas, serviço o qual os japoneses não querem executar. Porém, se o descendente tem formação superior e fala fluentemente japonês, não se elimina as chances de conquistar um cargo melhor em empresas japonesas. Não é uma tarefa fácil, visto que a cultura japonesa é muito restrita, mas não é impossível de conquistar a confiança dos japoneses e mostrar a capacidade de executar um bom trabalho.

Para os brasileiros que têm o sonho de aprender a língua nipônica, há muitas oportunidades online. Existem cursos e aplicativos gratuitos com os quais, com muita dedicação, é possível desenvolver o nível básico da língua, tanto na fala quanto na escrita.

Em alguns sites, os estudantes podem entrar em contato via vídeo conferência com nativos japoneses, praticando e desenvolvendo a fluência na comunicação verbal. Um curso online excelente para se aprender japonês online, é o curso, Programa Japonês Online, criado e ministrado por Luiz Rafael. Acesse e saiba mais.

Vale lembrar que, diferentemente do inglês, por exemplo, a língua japonesa tem seus próprios caracteres de escrita e dois alfabetos diferentes. A dificuldade no aprendizado japonês está inversamente relacionada à concorrência em empregos que exijam as duas línguas. Portanto, dedique-se para se destacar e ter um diferencial entre os brasileiros.

Que tal começar agora a aprender japonês e criar uma carreira de sucesso num país desenvolvido como o Japão. Deixe seu email abaixo para receber novas dicas e informações sobre idiomas.



DEIXE UMA RESPOSTA

sete + doze =