Saiba identificar alguns problemas que o impedem de aprender inglês (e outros idiomas) e anote estas dicas que farão toda diferença no seu desempenho!

Muitas pessoas passam anos fazendo curso de inglês e nunca conseguem dominar o idioma. Será que meu curso é fraco? Meu professor é ruim? Ou eu não tenho dom para línguas mesmo? Essas são algumas dúvidas que surgem depois de muito investimento e pouco ou nenhum resultado. Veja o que pode estar por trás da sua dificuldade em aprender inglês e conheça algumas estratégias para mudar sua experiência de aprendizado.

“Aprender inglês não é o meu forte…”

Suas crenças sobre sua capacidade de aprendizado (não só para línguas, mas para tudo!) têm um grande papel no seu desempenho. Pessoas que acreditam que não conseguirão aprender ou que não são boas em algo tendem a ter mais dificuldade do que pessoas que acreditam que podem aprender qualquer coisa desde que se dediquem a alcançar seus objetivos (se você estiver se sentindo aventureiro, veja esta palestra em inglês na qual a psicóloga estadunidense Carol Dweck fala sobre “o poder de acreditar que você pode melhorar”:

Dica para melhorar: Veja quantas pessoas aprendem inglês em diferentes situações, com diferentes restrições. Algumas aprendem quando já são muito velhas, outras aprender sem ter acesso nenhum a aulas de inglês. Essas pessoas não são superdotadas! A grande maioria das pessoas é simplesmente normal, como você. Então afaste as crenças negativas e assuma uma mentalidade de “se eu me dedicar o bastante, posso aprender qualquer coisa!”.

O problema da timidez

A timidez interfere bastante no desempenho de qualquer pessoa. Quer entender isso melhor? Imagine duas pessoas com afasia (perturbação da formulação ou da compreensão da linguagem devido a uma lesão no cérebro). Uma consegue se comunicar muito bem (apesar dos problemas de linguagem) e outra fala apenas palavras isoladas (“É”, “Fazer”, “Isso”). Para a sua surpresa, você descobre que a lesão no cérebro da primeira pessoa é muito mais grave do que a da segunda.

O que explica essa diferença de desempenho? Algumas vezes, a timidez. A primeira pessoa se comunica bem porque não tem medo de errar, não tem vergonha do fato de que suas frases não sairão perfeitas; a segunda pessoa tem vergonha de falar errado, por isso, ela se expressa menos.

Isso é parecido com o que vemos no cenário de aprendizado de uma segunda língua: quem não tem vergonha vai falando errado até falar certo; e quem é tímido não pratica, e quando chega o momento de falar… não consegue. Essa é a diferença entre as pessoas que tem dificuldade em aprender inglês das que tem facilidade.

Dica para melhorar: Melhore sua autoestima e supere a timidez! Não é fácil, e pode exigir ajuda terapêutica. Mas é necessário que você deixe de ter medo de se expor, aprenda a rir de si mesmo, e não se importe com o que as pessoas vão pensar.

Uma forma de aumentar sua confiança para aprender inglês é simular diálogos em casa, sozinho. Você pode fazer os dois papéis das pessoas que conversam sobre um assunto, desta forma, você vai ficando mais à vontade com o idioma.

Por que eu não consigo aprender inglês

Imersão

Outro fator importante para o aprendizado da língua é ter contato com a língua! Algumas pessoas assistem a aulas de inglês duas vezes por semana e acham que isso será suficiente, mas não é. Muitas pessoas nem assistem a aulas de inglês e aprendem o idioma muito bem. Como? Ouvindo e traduzindo músicas, assistindo a filmes e seriados legendados, jogando videogame.

Mas não basta só assistir, tem que se interessar de fato! Ouvir o que estão dizendo, ler a legenda e pensar “por que o personagem usou essa expressão?”, ou, “então, nesse tipo de situação, eu posso usar essa expressão interessante…”, ou “então esse é um jeito diferente do que eu conheço de formar uma frase…”.

Quanto mais você tem contato com a língua, mais você aprende! Sendo assim: frequente um curso, faça os exercícios de casa, e leia, assista, ouça, viva o idioma!

Dica para melhorar: Escolha uma série de TV legendada e acompanhe. Repita mentalmente algumas falas que você conseguir entender e achar legais. Para quem tem pouco tempo, acompanhe algum Vlog ou assista a pequenas palestras sobre temas diversos no site ted.



DEIXE UMA RESPOSTA

17 + 12 =