No Brasil, e no mundo, existem diferentes tipos de cartões que podem ser utilizados, sejam eles de crédito, débito, ou pré-pagos, e cada um deles tem especificações únicas. Nesta matéria vamos explicar as principais diferenças entre eles.

Diferenças entre os diferentes tipos de cartões

Vamos explicar as diferenças entre os 4 diferentes tipos de cartões que são utilizados no Brasil, para que você saiba as diferenças quando adquire um deles.

  • Cartões de crédito

    – É uma forma de pagamento eletrônico, de plástico e que pode ou não conter um chip, apresentando na frente o nome do seu portador, número do cartão e a data de validade do mesmo. O seu verso contém um campo para a assinatura do cliente, o número de segurança e a tarja magnética. Pode ser utilizado como meio de pagamento fracionado de uma determinada compra, sendo que o pagamento é efetuado automaticamente através de débito direto na conta corrente do cliente (ou pagamento da fatura diretamente no multibanco). É possível também que o pagamento possa ser realizado na totalidade mas postergado para o mês seguinte. Em ambos os casos é realizada uma cobrança de juros pelo empréstimo realizado.

Veja também:

5 Dicas de Investimento para investidor anjo

5 dicas para estudantes de como economizar e poupar dinheiro

Cultive seu dinheiro, invista certo!

5 maneiras de ganhar dinheiro sem sair de casa

Todos os cartões de crédito têm um limite máximo de dinheiro que lhes é atribuído (numa primeira fase, depende dos rendimentos do proprietário, numa segunda fase depende dos pagamentos serem efetuados de forma pontual), e as compras podem ser efetuadas até ao limite do cartão que depois de liberada a fatura fica com essa parcela novamente disponível.

No Brasil os cartões de crédito mais usados são Visa, MasterCard, Hipercard, Elo, American Express, Diners Club, Hiper, Discovery e Aura.

  • Cartões de débito

    – É uma forma de pagamento eletrônico que permite que seja feita com dedução de um valor na conta corrente ou poupança do seu dono. Este só pode ser utilizado mediante a presença de fundos na conta do cliente, pois caso não exista determinado valor disponível o mesmo não é aceite. Todas as transações são efetuadas através de um terminal chamado POS que é previamente instalado no estabelecimento comercial e que está ligado diretamente à rede bancária.

É possível que você acompanhe todas as transações através de um estrato bancário. Os cartões de débito mais utilizados no Brasil são: Visa, MasterCard e Elo (pode saber mais sobre as vantagens do cartão de débito no artigo)

  • Cartão Pré-Pago

    – Os cartões pré pagos são muito utilizados no Brasil, principalmente para os celulares e para os dispositivos eletrônicos como a playstation. Estes cartões são carregados com um montante que o usuário quer e depois este montante vai sendo descontado do cartão, quando o mesmo já não tiver dinheiro que chegue deve ser feito um novo carregamento para o que mesmo volte a ser utilizado.

Os cartões pré-pagos mais usados no Brasil são Visa, MasterCard e Elo.

Cada um destes tipos de cartão é emitido por um entidade específica e de acordo com as necessidades do cliente. Os cartões mais utilizados são os de débito, pois quase todos nós temos um desses.

Devido à conjetura econômica do Brasil, têm sido emitidos nos últimos anos bastantes cartões de crédito que são utilizados para comprar equipamentos que por norma não conseguimos pagar de uma única vez (exemplificando: eletrodomésticos, carros, celulares, televisores…)

E aí, você usa algum destes cartões? O mesmo tem boas vantagens? Diga para nós a sua opinião sobre esta matéria



DEIXE UMA RESPOSTA

5 + 10 =