Dominar o mundo dos investimentos e faturar sobre seu próprio dinheiro é o sonho de muita gente. Porém, a maioria das pessoas logo desiste da ideia quando pensa no caminho que deve percorrer até entender os diversos indicadores que cercam o mercado financeiro.

Realmente, não é da noite para o dia que você vai se tornar uma autoridade nesse nicho, mas existe muita informação disponível na internet que vai facilitar o seu caminho. Pensando nisso, separamos 5 dicas valiosas para você começar agora os primeiros passos para ser um investidor!

Planeje seu orçamento

Você precisa saber, da maneira mais exata possível, o quanto você ganha e o quanto você gasta. Parece bobagem, mas muita gente desconhece seu orçamento por ignorar o ato fundamental de pôr os números num papel. Ao identificar essas informações, você saberá o quanto das suas receitas poderá ser direcionado a investimentos. Nesse momento, não deixe de considerar futuros gastos significativos para que você não fique descapitalizado por conta de um investimento com baixa liquidez — ou seja, que não pode ser resgatado rapidamente. Além disso, não caia no senso comum de investir apenas o que sobrar no fim do mês. Pratique o mantra dos grandes investidores: pague a si mesmo primeiro.

Invista com base em objetivos

Uma maneira de alavancar seus investimentos é vinculá-los a objetivos. Dependendo do que você tem em mente, você deve procurar a aplicação mais adequada considerando quando você utilizará o dinheiro. Por exemplo, o investimento “compra do apartamento em 5 anos” pede uma aplicação no longo prazo, enquanto o “aniversário do meu filho” seria dentro do médio prazo. Agindo dessa forma, você ainda cria um compromisso com você mesmo e diminui a tentação de gastar o dinheiro do seu investimento em algo supérfluo.

Veja também:

Curso Avançado Sucesso em Forex

Como Operar os Índices Mundiais – Método Investidor de Sucesso

Estude o mercado financeiro

No mundo dos investimentos, existem diversas maneiras de aplicar seu dinheiro. Você deve conhecê-las a fundo e estudar as variáveis que afetam seus ativos para encontrar o que for mais adequado ao seu perfil e meta. Você pode encontrar muitas informações valiosas em sites de instituições como a CVM e a Anbima, páginas de imprensa e blogs especializados em finanças, além de cursos completos via internet. Não ignore essa etapa, afinal, quanto mais conhecimento você adquirir, menos riscos você vai correr.

Procure orientação especializada

Descartar uma segunda opinião não é uma boa ideia, então, sempre que possível, procure contar com a ajuda de profissionais especializados. Na verdade, para determinados investimentos, você precisará dos serviços de uma corretora de valores, que criará uma conta para administrar sua aplicação. Antes de dar os comandos de compra ou venda, procure ouvir os conselhos do consultor responsável pelo seu atendimento. Além disso, para não prejudicar seus ganhos, fique atento às taxas administrativas cobradas pelas corretoras.

Controle sua carteira de investimentos

Não adianta aplicar e não monitorar as variações do seu dinheiro. Sua carteira deve ser revista constantemente. O mercado financeiro é muito complexo e você deve ficar atento a indicadores que, inicialmente, parecem não afetar seu investimento. Um exemplo é a influência da alta inflação, que anula o rendimento da caderneta de poupança. O investidor precisa ficar atento a esses cenários e reajustar seus ativos quando necessário.

Como visto, embarcar no mundo dos investimentos exige uma certa carga de conhecimento para obter bons resultados. Não deixe de investir nos seus sonhos, siga as dicas que apresentamos aqui e logo você estará colhendo os lucros do seu trabalho.

Aproveite para curtir nossa página no Facebook, conteúdos como o que você acabou de ler sempre são divulgados lá!

formula negocio online - marketing de afiliado



DEIXE UMA RESPOSTA

dez − 4 =