Muita gente deseja destinar seu dinheiro aos investimentos em ações, mas não sabe nem por onde começar. Não é de hoje que esse tipo de investimento traz ótimos benefícios para o investidor, porém é preciso analisar todos os pontos para que tudo dê certo e não se tenha surpresas desagradáveis.

Segundo publicação da Revista Exame as ações estatais estão tendo alta em 2014. No entanto o ideal é acompanhar as notícias dia a dia por conta das grandes variações que estão acontecendo, principalmente em um ano eleitoral no Brasil. Ainda de acordo com a publicação houve um retrocesso no mercado de capitais nacional, com uma queda de 15,5% das ações do mercado brasileiro em 2013, por conta do fraco desempenho do PIB do país.

Bolsa de valores, imóveis, ações de empresas. Qual o melhor tipo de investimento?

É preciso ter em mente que investir em ações é potencializar os ganhos em longo prazo. Esse tipo de investimento apresenta retornos superiores em relação às aplicações em renda fixa, como a poupança por exemplo.

Geralmente as líderes de mercado ou empresas que operam de forma estável, são as empresas que pagam bons dividendos para seus acionistas.

Concentre-se no value investing, ou investimento em valor, estudando os fundamentos das companhias nas quais deseja aplicar.

Mercado Financeiro
Mercado Financeiro

Defina o seu perfil de investidor, perceba qual a sua tolerância para correr riscos. Geralmente os investidores são divididos em três perfis: conservador (pouca tolerância a riscos), moderado (tolera riscos) e arrojado (que sabe lidar com os riscos). Ao longo do tempo o seu perfil pode mudar, pois mudam os seus objetivos, atente-se sempre a ele para investir corretamente.

Caso tudo pareça muito complicado, existem gestores profissionais que auxiliam para o investimento em Fundos de Investimento em Ações (FIA). Grandes bancos oferecem esse serviço ou você pode procurar alguns gestores independentes. Geralmente são cobradas taxas de administração de 2% ao ano sobre o valor investido.

Escolha uma boa corretora de valores observando preço, atendimento, ferramentas e serviço oferecidos. Em geral corretoras independentes são mais atenciosas e baratas do que corretoras de grandes bancos.

Como escolher a empresa na qual investir? Atualmente existem 453 empresas listadas na Bovespa. Atente-se para: a administração da empresa; se a empresa tem potencial de crescimento e se ela tem operações bem estabelecidas; veja se o risco operacional da empresa é compatível com o seu perfil investidor e analise se a empresa é lucrativa e se a margem de lucro é boa.

Uma ótima dica de leitura para quem está querendo investir é o livro “20 lições essenciais para ser um investidor de sucesso” organizado pela equipe de jornalistas da Letras&Lucros, Editora Saraiva. O livro mostra que o assunto sempre esteve presente na vida das pessoas e apresenta os caminhos percorridos por investidores bem-sucedidos.

Agora se você busca cursos online que ensinam a investir na bolsa de valores de forma eficiente, o curso O Investidor de Sucesso do expert em mercado financeiro Marcello Vieira, também traz ótimas dicas.

O Investidor de Sucesso de Marcello Vieira
O Investidor de Sucesso de Marcello Vieira

Defina seus objetivos. Escolha a forma de investir. Encontre a melhor corretora para te auxiliar. Abra sua conta. Conheça as taxas. Escolha as suas ações e se possível diversifique os seus investimentos. Boa sorte!



DEIXE UMA RESPOSTA

18 − quinze =