Ao criar um site com um dos temas, você precisa ter certeza de que ele está funcionando bem. Caso contrário, os visitantes vão deixar de acessar o seu site e nunca mais retornarão. Vamos ser sinceros, ninguém quer esperar as suas páginas carregarem se eles podem ir para outro site e obter o conteúdo necessário sem ter que esperar. Não soa como uma boa notícia, não é? Mas há uma solução para isso, é possível fazer uma análise rápida de como o seu site se comporta, e sem nenhum custo adicional. Basta usar as ferramentas gratuitas de teste de sites listadas abaixo.

Nibbler

nibbler

Uma das melhores ferramentas gratuitas de teste do site é o Nibbler. Ele testa as cinco primeiras páginas que ele encontra, tudo o que você precisa fazer é inserir a URL do seu site. Em seguida, a ferramenta irá realizar 19 testes e lhe dar um relatório com pontuações de 1 à 10 em cada um deles. O Nibbler também sugere quais áreas do seu site você deve melhorar.

Aqui estão os pontos principais dos relatórios Nibbler (entre parênteses você pode ver em que testes a pontuação é baseada):

  • Acessibilidade: Saiba o quão acessível o seu site é aos usuários móveis e com deficiência (o formato de URL, links internos, títulos de páginas, compatibilidade com smartphones, qualidade de código etc.)
  • Experiência: Essa ferramenta avalia a facilidade de utilização do seu site (a quantidade de conteúdo, formato de URL, links internos, imagens, capacidade de impressão, etc.)
  • Marketing: Aqui, você vê o quão bom o seu site é comercializado (as páginas do Facebook, popularidade, interesse social, Twitter, links de entrada, análises, pureza, etc)

Tecnologia: Verifique se o seu site foi bem planejado (idade do domínio, as meta tags, os formatos de URL, títulos, comportamento do servidor, qualidade de código, etc.)

Tenha em mente que existem alguns sites que o Nibbler não consegue testar:

  • Sites criados em Flash;
  • Sites que exigem que os visitantes preenchem um formulário para entrar, por exemplo, confirmação de idade, login e formulários em forma de popup;
  • Sites que usam tecnologias anti-bot para detectar spammers
  • Sites, onde as páginas não estão interligadas entre si de maneira que os bots possam ver.

Limites: o Nibbler é limitado a apenas três relatórios. Se você precisar de mais, é necessário adquirir a versão premium, Sitebeam.

Veja também:

Uptrends

uptrends

Uptrends oferece um conjunto de ferramentas gratuitas de teste de sites para vários propósitos. Para realizar os testes, basta adicionar a URL do seu site, escolher um ponto de verificação ou localização e clicar em “Iniciar”.

  • Speed Test: O teste de velocidade mostra a velocidade com que o seu site é carregado. Os resultados do teste revelam a sua conexão TCP, handshake HTTPS, resolução, envio, espera, e tempo de recebimento.
  • Traceroute: Essa opção identifica os erros na rede.
  • DNS Report: O Relatório de DNS verifica se o seu domínio está sofrendo algum erro de inatividade.

Uptime: O Uptime confere e o ajuda a certifica que o seu site não caia mesmo por alguns minutos. Você pode ver a sua resolução, conexão e download.

GTMetrix

gtmetrix

O GTmetrix utiliza o cpara avaliar o desempenho do seu site e dar recomendações para corrigi-lo. Por conveniência, é possível baixar o seu relatório em PDF e compartilhá-lo nas redes sociais.

Com o Google PageSpeed, é possível verificar 27 fatores, com o Yahoo YSlow, apenas 19 fatores. Cada fator testado vem com um grau (A, B, С ou inferior), tipo (conteúdo, servidor, imagens e comportamento) e prioridade (alta, média, baixa).

Há também um gráfico de cascada que mostra o comportamento do seu site no navegador optado. Com a ajuda dele, você encontra problemas de diversas complexidade, desde a página 404 até a renderização de recursos externos que bloqueiam a página.

Limite: Com o plano gratuito, você fica limitado a monitorar apenas 3 URLs.

PageScoring

pagescoring

O PageScoring é uma ferramenta de teste online para obter as informações sobre a velocidade de carregamento de seu site e domínio. O seu relatório fornece os seguintes dados:

  • Tempo para conexão, ou seja, o tempo necessário para conectar ao servidor web;
  • Tempo de redirecionamento, ou seja, tempo necessário para redirecionar para o   endereço correto do seu site;
  • Tamanho da página, ou seja, o tamanho total da página do seu site.

Tempo de download, a velocidade de conexão durante o download da página.

Pingdom

pingdom

O Pingdom é uma ferramenta fácil de usar para testar o desempenho do seu site em navegadores reais. Dessa forma, os resultados dos testes serão compatíveis com a experiência final do usuário. O que o Pingdom faz:

  • Examina cada um dos elemento de uma página web, o seu tamanho, tempo de carregamento, etc.
  • Fornece notas e dicas para acelerar o seu site;
  • Salva os resultados para que você os revise mais tarde e veja como as coisas mudaram ao longo do tempo;
  • Teste de vários locais;
  • Compartilha resultados de teste via Facebook, Twitter e e-mail.

Veja também:

Dotcom-Monitor

dotcom-monitor

O Dotcom-Monitor é outra solução legal de ferramentas gratuitas nesta lista para o teste de sites. É possível escolher entre 24 localidades no mundo e uma diversidade de navegadores e dispositivos para testar os tempos de carregamento do seu site. Os relatórios do Dotcom-Monitor fornece os seguintes dados:

  • O relatório baseado na localização;
  • 10% dos elementos mais rápidos e mais lentos;
  • Um gráfico compreensivo de cascata;
  • Falha dos elementos hospedados, particularmente DNS, Conexão, SSL, Solicitações, pacote e Download;
  • Verificação de erros e diagnósticos.

Pagelocity

pagelocity

O Pagelocity é um presente para o teste de sites, que fornece análise de SEO, desempenho e o código.

  • On-page SEO. Esta ferramenta verifica as palavras-chaves em suas páginas, títulos e os tipos de links, incluindo externo, interno e nofollow.
  • Performance. Esta parte do relatório é focada na composição da página Web, ou seja, o número de scripts, imagens e arquivos.

Code Insights. Nesta parte, você obtém informações sobre a marcação de seu website, por exemplo, as classes, tags, Google PageSpeed etc.

Think with Google para teste de sites

think with google

Como a maioria das pessoas hoje em dia navega com smartphones e tablets, é necessário saber como o seu site é exibido nestes dispositivos. o Think with Google é uma excelente ferramenta para isso. Ele permite que você verifique a facilidade e velocidade do seu site em dispositivos móveis comparado com o desktop. Se você deseja saber o que precisa ser corrigido, é possível receber um relatório detalhado por e-mail.

Varvy

varvy

E por fim, o último na lista de ferramentas gratuita de teste de sites é o Varvy. Com a ajuda dele, é possível obter relatórios detalhados sobre a velocidade, SEO e compatibilidade de seu site com dispositivos móveis. A melhor parte é que os testes levam apenas 15-45 segundos cada.

  • SEO. Com esta ferramenta é possível conferir se o seu site segue as principais diretrizes do Google. Que incluem a segurança, acesso do Googlebot, validade do HTML, sitemaps, quantidade de links, cabeçalhos HTTP, links pagos e outros.
  • Speed Essa ferramenta examina o quão optimizadas as suas páginas estão  para velocidade, ele destaca os seguintes aspectos: tempo de resposta do servidor, cache do navegador, entrega CSS, uso de JavaScript, otimização de imagem e outros.

Mobile. Essa ferramenta testa a compatibilidade de suas páginas com dispositivos móveis. O relatório informa o quão amigável ele é a velocidade, marcação, redirecionamentos etc.

Publicidade

montar um negócio na internet



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here