A captação de potenciais e novos clientes para uma empresa deve passar por um trabalho bem feito de lead marketing. No marketing digital, essa tendência ganhou mais força, visto que as empresas entenderam que precisavam se adaptar a um novo modo de consumo das pessoas.

De fato, nem todo mundo chega em um site com uma decisão de compra definida. A maioria dos consumidores passa por etapas preliminares importantes, como a identificação do problema e a pesquisa por soluções.

Dito isso, a sacada do lead marketing é gerar novas leads, de modo que elas se envolvam com a empresa durante o processo de aquisição. O trabalho é estruturado na captação, na nutrição e na entrega para o time de vendas.

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Mas o que são leads?

Antes de prosseguir, é preciso entender melhor esse conceito. Leads nada mais são que pessoas ou corporações que demonstram interesse nos produtos, serviços ou conteúdos de uma empresa. Eles são oportunidades de negócio, potenciais clientes ou admiradores da marca que desejam ter uma relação mais próxima com a organização.

Só é caracterizado como uma lead o visitante que chega em seu site e fornece voluntariamente os seus dados de contato para continuar recebendo conteúdos da empresa. Por exemplo, quando uma pessoa acessa um e-commerce e assina a newsletter para receber ofertas no e-mail; ou quando um indivíduo acessa um site e, para baixar um e-book, deixa o seu nome e suas informações básicas de contato.

Qual a importância dos leads?

O objetivo da captação de leads é formar uma base com a qual uma empresa possa se relacionar, identificar os que possuem mais potencial para se tornarem clientes e entregar leads qualificados e preparadas para a equipe de vendas.

É um processo que se baseia na movimentação de prospectos dentro do funil de vendas, em que o consumidor se movimenta do topo (visitante), passa pelo meio (lead) até chegar ao fundo (cliente).

Como usar o lead marketing para gerar novas oportunidades?

O primeiro passo é formar uma boa base de leads. Para isso, são usadas nos sites as landing pages. Elas são páginas projetadas para a conversão, geralmente por meio de cadastros.

Esses cadastros, normalmente, são feitos em troca do download de algum material rico, uma ferramenta, uma experimentação ou um produto. Enfim, a ideia é oferecer um brinde, um benefício para o indivíduo que acessa se sentir estimulado a fornecer os dados de contato.

Como é feita a nutrição de leads?

O segundo passo é manter um vínculo com os seus contatos. O propósito é oferecer conteúdos de qualidade, interessantes e úteis para a lead. Por exemplo, se você trabalha para um empreendimento que produz eventos corporativos, normalmente, os seus potenciais clientes fazem muitas pesquisas antes de definir a empresa contratada.

Se essa lead já demonstrou um certo interesse ao se cadastrar em sua lista, essa é a hora de envolvê-las enviando conteúdos que reforcem o seu posicionamento. A ideia é fazer com esse possível cliente sinta confiança na marca para realizar uma aquisição, como se fosse uma espécie de retribuição por sua empresa ter ajudado no processo de decisão de compra. Geralmente, esse trabalho de nutrição é feito por e-mail marketing.

Análise das leads

O último passo é verificar quais contatos estão mais próximos de uma compra. É necessário avaliar os materiais que uma lead baixou ou teve acesso, os tipos de solicitações que ela realizou com sua empresa (orçamento ou informações) e, após esse monitoramento, entender quais oportunidades de negócio estão mais qualificadas.

Só assim você saberá quem deve ser abordado pelo time de vendas ou se uma oferta especial pode ser preparada para converter a lead em cliente.

A importância do lead marketing está justamente em iniciar o trabalho de construção e relacionamento com potenciais clientes. Sem ele, não será possível sua empresa participar ativamente no processo de avaliação de compra dos consumidores.

Então, viu como o lead marketing pode ser fundamental em sua empresa? Mas, para ter sucesso nessa estratégia, é preciso pensar primeiro em como atrair os visitantes para as suas landing pages.

Para isso, temos um artigo especial que fala sobre a importância do SEO para o marketing digital. Vale conferir, pois é uma das chaves para gerar mais tráfego para o seu site.



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