Embora ainda não seja muito utilizado aqui no Brasil (mas está cada vez mais a ganhar usuários), o LinkedIn é uma rede social utilizada exclusivamente por profissionais e empresas. Foi fundada em 2002, mas apenas em 2010 traduzida para o português, e conta atualmente com mais de 400 milhões de usuários em todo o mundo.

Quem pode utilizar o LinkedIn?

Uma vez que se trata de uma rede social, qualquer pessoa o pode utilizar. Como o seu foco são empresas e profissionais, qualquer empresa pode criar um perfil. No entanto a estrutura base desta plataforma é muito diferente do Facebook ou Instagram (que cada vez mais começam também a ter páginas associadas a empresas). No LinkedIn existem 2 tipos de perfis diferentes:

Veja também:

Facebook Experts | Facebook Pro

Facebook, um novo mundo online para os negócios!

A importância do lead marketing para a sua empresa

5 livros sobre marketing que você precisa ler

  • Perfil pessoal – Qualquer pessoa que se cadastre nesta rede social vai ter de criar um perfil pessoal, no entanto, o mesmo vai abranger a sua experiência profissional (pode colocar todos os lugares em que trabalhou e as funções que tinha), os idiomas que fala, as causas que vocês apoia (cultura, animais, tecnologias…), competências (você coloca as competências que tem), recomendações (todos os seus contactos podem recomendar você para uma determinada competência) e formação académica.

Claro que existe também a possibilidade de você integrar em grupos (de diversos temas), seguir pessoas e empresas. Uma pessoa que tenha um bom perfil de LinkedIn, tem uma grande possibilidade de ser chamado para entrevistas de emprego.

  • Perfil empresarial – Como esta é uma rede social para empresas, obviamente que você pode (e deve) criar um perfil empresarial para o seu negócio. Pode colocar um resumo da sua atividade, colocar áreas de negócio nas quais atua, quantos funcionários tem, contactos, morada e o link que redireciona os usuários para o site da sua empresa.

Pode também colocar postagens referentes à sua empresa e dessa maneira atrair uma maior engajamento da sua rede de contactos (e assim conseguir mais negócios). Os perfis associados às páginas empresarias têm seguidores.

Porque devo utilizar o LinkedIn?

Os motivos pelos quais deve utilizar o LinkedIn são diversos, no entanto as suas vantagens são diferentes para perfis pessoais ou empresariais. As maiores vantagens para cada um dos perfis são as seguintes:

  • Perfil Pessoal
    • Pode utilizar o seu perfil como currículo online (qualquer pessoa pode ver o seu currículo mesmo que você não o tenha enviado);
    • Concorrer a trabalhos (muitas empresas estão a recrutar colaboradores através desta plataforma, por isso pode enviar a sua candidatura diretamente por aqui);
    • Dar a conhecer as suas habilidades (uma vez que é possível fazer recomendações, é uma maneira simples de os seus potenciais empregadores verem as suas qualificações escritas por outras pessoas);
    • Estar em contacto com antigos colegas (porque hoje em dia nenhum trabalho é 100% estável, é importante manter contacto com colegas de turma ou de trabalhos anteriores).
  • Perfil Profissional
    • Aumentar a visibilidade da sua empresa (cada vez mais os profissionais procuram empresas através desta rede social, nada melhor que aproveitar uma plataforma gratuita para divulgar aquilo que faz melhor);
    • Recrutar trabalhares (pode usar esta rede social para publicar um anúncio de emprego);
    • Promover os seus negócios (tem uma promoção nova no seu negócio, nada melhor do que fazê-la chegar a um maior número de pessoas);

Existem muito mais vantagens em ter uma conta no LinkedIn, no entanto estas são as principais. E você já tem a sua conta criada? Não, então vá criar a sua, existem muitas oportunidades à sua espera.



DEIXE UMA RESPOSTA

dois × 2 =