Marketing de Conteúdo – Porque é importante?

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Marketing de Conteudo - Porque e importante
Marketing de Conteudo - Porque e importante

Hoje em dia, cada vez é mais referenciado que qualquer estratégia empresarial tem de abranger marketing de conteúdo. No entanto nem todas as empresas entendem porque é que é importante que esta estratégia esteja bem delineada. De forma a ajuda-lo, vamos fazer esta matéria que explica o que é, e a importância de usar o marketing de conteúdo para alavancar a estratégia da sua empresa.

Marketing de conteúdo, o que é?

É qualquer forma de marketing que envolva a criação e compartilhamento de conteúdos (ou matérias) que sirvam para adquirir e educar clientes. Este conteúdo pode assumir diversas formas como notícias, e-book, blogs, artigos, vídeos, webninares, guias, lista de perguntas e respostas, ou seja, Tudo o que você consiga fazer que gere informações verdadeiras e uteis para os seus clientes.

Uma estratégia de marketing de conteúdo, não se foca exclusivamente nas vendas (é obvio que esse é um dos pontos importantes, no entanto não é o principal), mas sim em comunicar a marca (e o conhecimento que esta tem sobre determinado assunto ou produto) diretamente aos clientes ou potenciais clientes (leads).

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Este conceito, visa a comunicação direta com o clientes ou lead, de forma a fideliza-lo (mesmo que o cliente não dê por isso) à marca, e levando a que haja um aumento cada vez maior da notoriedade da mesma junto do mercado. Ao ter uma estratégia de conteúdos definida, você vai-se aproximando do cliente e sanando as suas dúvidas e objeções ao longo do funil de vendas.

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Cada vez mais as empresas utilizam estratégias de marketing digital (propaganda, anúncios, pagos nas redes sociais) para atrair clientes apenas pela via comercial. No entanto esquecem-se que o potencial cliente é uma pessoa, e que as pessoas são diariamente abordadas dos centenas de propagandas online, e que chegam a uma altura em que “desligam”. Ao utilizar o marketing de conteúdo, você vai chegar às pessoas de uma forma educacional, o que lhe vai permitir que elas lhe deem 5 minutos do seu tempo, para efetivamente lerem o que você escreveu.

Principais objetivos do marketing de conteúdo

Tal como dissemos anteriormente, o principal objetivo desta estratégia é educar clientes, no entanto como é óbvio não é apenas o único. Apresentamos de seguida alguns dos principais objetivos de uma estratégia focada em Marketing de conteúdo:

  • Fidelização do cliente à marca;
  • Aumento de vendas;
  • Aumento da notoriedade de marca;
  • Engajamento com clientes e potenciais clientes;
  • Geração de leads.

Uma boa estratégia de marketing de conteúdo está assente em 4 pilares fundamentais:

  • Atrair – Através da produção de conteúdos em e-books, webinares, infográficos, artigos, palestras, emails, redes sociais… O que importa é você atrair o cliente e despertar a atenção dele para a sua empresa;
  • Converter – Quando alguém já mostrou interesse no que você faz, deve aprofundar os seus contatos, através do envio de matérias mais aprofundadas, envio de promoções, encaminhamento para landing pages mais comerciais, envio de mails personalizados;
  • Relacionar – Deve tentar manter sempre um relacionamento mais pessoal com os usuários que já lhe deram feedback positivo relativamente à sua marca. Pode relacionar-se com eles através de e-mail marketing, redes sociais e envio de conteúdos adicionais em primeira mão.
  • Vender – Esta é a última fase do funil de vendas, e se já chegou nesta fase é importante que você continue sempre mantendo o contacto com o cliente para que ele se sinta importante e valorizado. Todos os clientes são importantes.

E aí, você usa alguma estratégia de marketing de conteúdo? Diga para a gente o que faz e se está tendo resultados.

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