Quando se trata de música, chegar ao primeiro lugar das mais ouvidas não indica que um artista ou banda tenha sucesso. Nos Estados Unidos, por exemplo, cantores como James Brown e grupos como Kiss, Strokes e The Clash nunca tiverem seus discos figurando o número “1” na lista dos mais vendidos.

Até mesmo alguns cantores da nova geração, e de sucesso massivo, como Ed Sheeran, Justin Bieber, Ariana Grande e Lana del Rey sequer tiveram um single como líder da Billboard, um dos rankins mais importantes da indústria musical.

Chamada de UK Number One, a lista de singles de maior sucesso para os britânicos é uma das mais esperadas e ovacionadas no mundo da música. Mesmo com uma fama inconfundível de país do rock n’ roll e berço de grandes artistas, o Reino Unido nunca teve dez artistas e bandas célebres no topo dos seus maiores sucessos. Confira a lista:

Nirvana

A banda grunge dos anos 90, considerada por muitos céticos como o último suspiro do rock mundial, foi marcada por muitas controvérsias durante a sua curta trajetória. A mais famosa, sem dúvidas, foi o suicídio do seu vocalista Kurt Cobain. Um fato também polêmico e difícil de acreditar é que o Nirvana nunca esteve no primeiro lugar dos singles mais ouvidos nas paradas de sucesso britânicas. A melhor colocação da banda foi um quinto lugar, com a música “Heart Shaped Box”.

The Who

Você pode estar se perguntando se os britânicos costumam privilegiar os seus artistas locais. No entanto, nem a banda The Who, criada no Reino Unido, escapou do esquecimento nas paradas de sucesso. Mesmo sendo considerada “a maior banda de rock de todos os tempos”, os pioneiros no gênero musical só chegaram ao segundo lugar na lista de sucessos do próprio país.

Bob Marley

Mesmo o reggae não sendo um gênero musical amplamente aceito em diversos locais, Bob Marley se tornou um artista célebre pelas suas canções com alto teor político e suas mensagens de paz. Essas características o tornaram um cantor único, amado e amplamente homenageado, mesmo 34 anos após a sua morte. Mesmo com o álbum Legend, tendo mais de 33 milhões de cópias vendidas em todo o mundo e trazendo canções como “Is This Love” e “Could You Be Loved”, o cantor nunca esteve no topo das paradas de sucesso britânicas.

Bob Dylan

Outro exemplo de Bob que nunca figurou o número “one” dos sucessos britânicos. Mesmo com mais de cinquenta anos de carreira e um dos precursores da música folk, Bob Dylan só conseguiu alcançar a quarta posição no ranking do Reino Unido, com a canção “Like a Rolling Stone”, de 1965, o maior sucesso da sua carreira.

Foo Fighters

Formada, em 1995, por um dos remanescentes do Nirvana, o baterista Dave Ghrol, o Foo Fighters é uma das bandas norte-americanas de maior sucesso no mundo inteiro, com mais de oito álbuns lançados e participações em centenas de festivais de música. Assim como Bob Dylan, a banda só chegou a quarta colocação das paradas britânicas, com a música “Best of You”, no ano de 2005.

Green Day

Vencedora de cinco Grammy, maior premiação da indústria fonográfica, e com mais de 75 milhões de discos vendidos, a banda de punk rock Green Day só chegou ao terceiro lugar das paradas de sucesso britânicas.

Ramones

Não há como lembrar do gênero punk rock sem citar a banda Ramones. Sua imagem ainda é altamente comercializada e exposta em camisetas, quadros, biografias e até grafites espalhados por amantes da cultura transgressora dos anos 80. Mas assim como os outros grandes artistas dessa lista, os Ramones foram esquecidos pelos britânicos e só chegaram até a oitava posição, com “Baby, I Love You”.

Bruce Springsteen

Mais de 40 anos de carreira, e sucessos que o classificaram como um dos mestres do rock n’ roll em todo o mundo, não foram suficientes para levar o cantor Bruce Springsteen ao topo da lista dos maiores sucessos britânicos.

James Brown

Conhecido como o “pai do funk e do soul”, “um dos símbolos do século XX” e como o maior artista de todos os tempos, James Brown só chegou a 13ª posição do ranking britânico com a sua “Sex Machine”.

The Cure

O The Cure é uma banda ovacionada pelos fãs de rock alternativo e apreciadores de clássicos dos anos 80. Canções como “Boys Don’t Cry” e “Just Like Heaven” intitularam filmes e inspiraram outras bandas como Smashing Punpkins e My Chemical Romance. Criada no Reino Unido, suas canções também influenciaram, e ainda influenciam, gerações de britânicos, mas nunca chegaram ao top 1 de suas paradas de sucesso.

É isso aí, apesar dessas bandas nunca terem chegado ao Number One das paradas de sucesso britânico, é inegável que vão mora dentro dos nossos corações por toda a vida. Concorda? Conhece mais alguma banda que fez muito sucesso e que nunca foi um Number One britânico? Então compartilhe conosco nos comentários abaixo.



DEIXE UMA RESPOSTA

4 × 4 =