Para quem está sempre em busca de desenvolvimento pessoal, aprender a tocar um instrumento musical pode ser uma excelente ideia. Além de ser um ótimo hobbie para relaxar e se divertir em casa e com os amigos, a música é uma área interdisciplinar, que traz ganhos para outros aspectos de sua vida. Se tudo o que você precisa é de um empurrãozinho para aprender a tocar um instrumento musical, continue lendo, pois nós separamos alguns motivos para você começar agora mesmo.

Alivia o estresse do dia a dia

Qualquer que seja o instrumento que você escolheu, você precisa canalizar suas emoções na música para que sua performance seja boa. Assim, ao tocar um instrumento musical você consegue expressar sentimentos e aliviar seu estresse. É por isso que muitas pessoas fazem dessa atividade sua válvula de escape, que salva o dia ou a semana de qualquer um.

É (literalmente) uma terapia

Você já deve ter ouvido falar na musicoterapia, o tratamento que usa música e todos os seus elementos para melhorar as habilidades físicas, mentais, sociais e motoras. É uma técnica muito eficiente para pessoas com transtornos mentais, distúrbios de fala e da audição ou que perderam alguma capacidade motora em acidentes, além de também ser usada para reabilitação de dependentes químicos.

Desenvolve o trabalho em equipe

Para tocar com outras pessoas, seja em uma peça a quatro mãos no piano ou com um grupo maior, é fundamental ser capaz de ouvir o som dos outros integrantes ao mesmo tempo que o seu e se manter no mesmo ritmo de todos. Assim, as atividades coletivas, muito comuns em aulas de música, desenvolvem e muito as habilidades de trabalho em equipe.

Melhora o foco, a disciplina e a memória

Quando uma pessoa toca um instrumento, ela precisa prestar atenção a uma série de coisas: a nota tocada, a intensidade, o tempo de duração daquele som e o que vem a seguir. Por isso, é preciso estar muito concentrado no que se está fazendo — a menor distração pode fazer o músico se perder e, às vezes, ter que começar de novo. Assim, aprender a tocar um instrumento musical é também um exercício de concentração, que aumentará bastante a sua capacidade de focar.

Além disso, é fundamental ter disciplina para treinar com frequência e, em alguns casos, repetir várias vezes a mesma passagem — um exercício que também incentiva a memória.

É uma ótima maneira de fazer amigos

O música tem o poder incrível de reunir as pessoas — é só pensar nas rodinhas de violão que costumam surgir em festas. Além de ser muito gostoso se juntar com outras pessoas para cantar e tocar, para aprender um instrumento você provavelmente vai conhecer e conviver com outras pessoas, em um ambiente lúdico e muito agradável. E acredite: amigos feitos por causa da música, justamente devido a esse ambiente, se tornam uma família.

Te ajuda a superar limites e faz bem para a autoconfiança

Você provavelmente vai enfrentar muitos desafios para aprender a tocar um instrumento — seja para aprender a ler partituras ou cifras, memorizar os movimentos que sua mão deve fazer ou até mesmo segurar o instrumento da maneira certa, em alguns casos. Porém, a cada vez que conseguir acertar um movimento ou ler uma partitura de primeira, você vai experimentar um sentimento incrível de superação, que vai fazer muito bem para sua autoconfiança.

Qualquer que seja o motivo que te leve a aprender a tocar um instrumento musical, logo ele vai se tornar parte do seu dia a dia. E aí, o que você está esperando para começar? Deixe nos comentários qual instrumento você tem vontade de tocar ou quais benefícios a música já trouxe para sua a vida!

curso de guitarra - kit guitarra completa



DEIXE UMA RESPOSTA

15 − 10 =