Em outros artigos falamos de diversas bandas e cantores que fizeram e ainda fazem sucesso. No entanto, as mulheres vêm dominando o cenário musical há décadas, por isso, hoje vamos falar de uma cantora que é muito admirada por todos e que perpetuou suas músicas no mundo, a Aretha Franklin.

Aretha Franklin e sua história:

Aretha Louise Franklin nasceu em Memphis no dia 25 de março de 1942. É uma cantora de Gospel, R&B e Soul Music que virou ícone da música black. Durante sua carreira conquistou o título de melhora cantora de todos os tempos pela revista Rolling Stones.

A cantora foi criada em Detroit e se tornou a primeira mulher a cantar Rock and Roll Hall of Fame em 1987, recebendo o apelido de “Rainha do Soul”.

Devido a sua capacidade vocal e seu desempenho, ela é a segunda cantora a possuir mais prêmios Grammy. Apesar disso, ela possui apenas dois singles que foram parar em primeiro lugar na lista dos mais vendidos nos Estados Unidos. Contudo, outros singles já conquistaram a lista dos 20 mais vendidos.

Aretha Franklin
Aretha Franklin

Primeiros anos de sucesso:

Aos 10 anos, Aretha começou a cantar na igreja fundada pelo seu pai, Clarence LaVaughn Franklin, um pregador itinerante, fundador da congregação New Bethel Baptist Church. Com o apoio do pai, ela gravou seu primeiro disco 1956, quando tinha apenas 14 anos. Mais tarde, decidida a ingressar na música secular, ela se mudou para Nova York onde gravou uma demo com duas canções, que foi redistribuída para diversas gravadoras. Assim, em 1961, Aretha fecha contrato com a gravadora Columbia Record.

Na época, Aretha lançou nove álbuns, contudo, nenhum disco alcançou o sucesso esperado. Por acreditar no talento da cantora, o produtor da Columbia passou a incorpora o estilo Jazz e Blues em suas canções. Assim, ela conseguiu emplacar alguns hits modestos, mas sem grande repercussão. Ainda regravou alguns sucessos de cantoras contemporâneas, em busca de alavancar sua carreira.

Disco de Aretha Franklin pela Columbia Record
Disco de Aretha Franklin pela Columbia Record

O sucesso:

Em 1967, Aretha não renovou o contrato com a Columbia, migrando-se para a gravadora Atlantic Records. Com isso, ela viajou para Muscle Shoals para gravar a canção “I Never Loved a Man the Way I Love You”. Essa música foi lançada no mês seguinte e entrou em primeiro lugar nas paradas de R&B, dando a Aretha seu primeiro sucesso pop. Em abril deste mesmo ano, a gravadora lançou no mercado a versão de Respect que consagrou a cantora, atingindo a primeira posição tanto nas paradas R&B quanto de música Pop.

Disco de Aretha Franklin pela Atlantic Records
Disco de Aretha Franklin pela Atlantic Records

Anos 80:

Em 1980, a cantora assinou com a Arista Record e no mesmo ano realizou uma apresentação no Royal Albert Hall na presença da rainha Elizabeth II. Além disso, participou em um musical de comédia chamado The Blues Brothers. No ano de 1985, querendo um som mais jovial, Aretha lançou um estilo diferente, fazendo com que ela recebesse seu primeiro certificado de platina. Apesar do sucesso da época, o seu álbum “What You See is What You Sweat” falho, fazendo com que a cantora retornasse ao top apenas em 1993.

Disco de Aretha Franklin pela Arista Record
Disco de Aretha Franklin pela Arista Record

No ano de 1998, Aretha chamou a atenção da mídia internacional ao substituir o tenor italiano, Luciano Pavarotti, na cerimônia Grammy Awards. Já em 2004, ela anunciou sua saída da Arista Record, mas em 2007, para concluir suas obrigações profissionais com a gravadora, Franklin lançou uma compilação de duetos que alcançou relativo sucesso comercial e de crítica. No ano seguinte lançou um novo álbum pela DMI Record.

Conquistas:

  • Em 1979, a cantora recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.
  • Em 1987 o governador de Michigan decretou sua voz como sendo um “fenômeno natural”.
  • No ano de 1991 foi premiada com o Grammy Legend Awards pela sua contribuição para a música.
  • Quatro anos depois da premiação Grammy, Aretha recebeu uma medalha do Kennedy Center, uma das mais prestigiadas instituições de arte.
  • Em 2005, o presidente George Bush condecorou a cantora com a Medalha Presidencial da Liberdade, por seus serviços aos Estados Unidos. Neste mesmo ano, ela foi incluída no UK Music Hall, tornando-se a segunda artista feminina a conquistar o reconhecimento, depois da Madona.

Assim, Aretha Franklin foi conquistando o mundo e premiações que a consagrou no cenário musical internacional, adquirindo fãs por onde passava, sendo considerada, até nos dias atuais, uma das mais belas vozes da música negra. Você é fã de Aretha Franklin? Sabe alguma música dela? Então diga nos comentários abaixo qual a música que você mais gosta dessa grandiosa cantora.

 



DEIXE UMA RESPOSTA

onze − 4 =