Como foi dito na primeira parte sobre a vida de Bob Marley, no ano de 1974, a banda contava com novos integrantes, incluindo sua esposa Rita, já que os amigos de Marley, Bunny e Peter decidiram seguir carreira solo. Em 1976, The Wailers lançou um novo disco que ganhou a América do Norte, fazendo com que Bob Marley conquistasse os Estados Unidos.

Tiroteio e a violência na Jamaica:

No ano de 76, ano de eleição na Jamaica, o país vivia um dos períodos mais sangrentos de sua história, já que diversos grupos militantes estavam em guerra para defender partidos distintos. Com essa situação, Bob Marley, com o apoio do primeiro-ministro Michael Manley, decidiu oferecer um show gratuito pela paz e união dos jovens.

Essa iniciativa causou alvoroço e dois dias antes do show, a casa de Marley foi invadida por um grupo de jovens pistoleiros que defendiam o candidato opositor de Michael Manley, invadindo a sala onde o grupo ensaiava e disparando diversos tiros com a intenção de matar Marley. Don Taylor, empresário de Bob Marley levou vários tiros, ficando paralisado da cintura para baixo, isso fez com que Don ficasse dependente de uma cadeira de roda. Rita Marley levou um tiro de raspão na cabeça, o projeto ficou alojado em seu couro cabeludo. Marley recebeu um tiro de raspão no peito, perto do coração. A bala penetrou profundamente seu braço esquerdo. Apesar do atentado, ninguém foi morto.

No dia 5 de dezembro deste mesmo ano, baleado, Marley subiu ao palco e se apresentou em favor da paz, depois, mostrou suas feridas ao público em forma de protesto. Nesta ocasião, ao ser questionado sobre o fato de comparece ao show mesmo baleado, o cantor disse uma de suas mais famosas frases, que até hoje, é citada por muitos: “As pessoas que estão a tentar destruir o mundo não tiram um dia de folga. Como posso eu tirar, se estou a fazer o bem?”.

Vida pós-atentado:

Após este show, Bob Marley se mudou para Londres, temendo que ocorresse mais uma tentativa contra sua vida, dando continuidade ao destino musical e ao sucesso da banda. Em 1978, o cantor voltou para seu país de origem e ofereceu um concerto gratuito em Kingston para comemorar seu retorno. No dia 22 de abril de 1978, Bob fez uma apresentação no Estádio Nacional de Kingston.  No show, Marley chamou ao palco o primeiro-ministro e seu opositor e fez com que ambos dessem as mãos e fizesse um juramento de paz, levando a multidão à loucura.

Show de Bob Marley no Estádio Nacional de Kingston em 22-04-1978
Show de Bob Marley no Estádio Nacional de Kingston em 22-04-1978

No mesmo ano, Marley visitou a Etiópia e Quênia, países reverenciados pelo rastafári. Em 79, o grupo lançou seu disco mais politizado de todos. As canções eram compostas por temas que envolviam os problemas políticos e sociais da África. Nos dias 18 e 19 de abril de 1980, Bob Marley e The Wailers foram convidados para realizarem uma apresentação na festa de independência em Harare, Zimbabwe.

Na época, a banda fez uma turnê pela Europa, incluindo o lendário show em Milão, Itália, onde atingiram o maior público já visto de todos os tempos.

Show de Bob Marley em Milão, Itália em 27-06-1980
Show de Bob Marley em Milão, Itália em 27-06-1980

Bob Marley e o câncer:

Após a turnê europeia, o grupo partiu para os Estado Unidos. Na segunda apresentação, Bob Marley passou mal no palco, procurando ajuda para diagnosticar o problema. Mesmo com a saúde fragilizada, ele chegou a fazer um show em 23 de setembro de 1980 em Pittsburgh, sendo o último show do cantor. Pouco tempo depois o mundo foi abalado com a notícia de que o astro do reggae tinha sido diagnosticado com câncer. A doença se originou devido a um ferimento infeccionado no dedão do pé que ocorreu no ano de 1977 em uma partida de futebol. Na verdade, o cantor sofria com um tipo de câncer de pele, chamado melanoma maligno desenvolvido sob sua unha.

Por causa da filosofia rastafári e da sua carreira, Marley se recusou a amputar o local da doença. Assim, o câncer foi se espalhando, atingindo outros órgãos como o cérebro, pulmão e estômago. Foi então, que no final de 1980 e início de 1981, o compositor foi para Alemanha se tratar, consegui uma estabilidade temporária.

Morte do cantor:

Em 1981, quando seu médico anunciou que não havia mais nada a ser feito, Bob Marley, abatido com a doença, resolveu voltar para sua casa na Jamaica. Não conseguindo completar a viagem, teve que ser internado em Miami. Bob Marley Faleceu em 11 de maio de 1981, menos de 40 horas após ter deixado a Alemanha.

Ouça Bob Marley em Vagalume | kboing | LetrasMúsica.com.br | Uol Música

E aí, curtiu a história de Bob Marley? Então não deixe de conhecer a primeira parte dessa história. E diga nos comentários abaixo que música de Bob Maley você mais goste.

Conheça a trajetória do rei do reggae, Bob Marley (Primeira Parte) >>>

 



DEIXE UMA RESPOSTA

cinco × um =