Se você é apaixonado por rock, metal, blues, jazz ou outro estilo de música em que a guitarra é uma das peças-chave, certamente já pensou em aprender a tocar esse instrumento de som contagiante. Transformar esse devaneio musical em realidade pode ser mais simples do que se imagina, afinal, há alguns anos começaram a “pipocar” diversos cursos online de guitarra.

O fato é que muitos aspirantes a guitarrista não têm tempo para ir nas aulas presenciais, ou até mesmo condição de pagar o valor cobrado nas escolas de música. Isso faz com que comece a crescer cada vez mais essa nova forma de estudar as teorias e técnicas do instrumento – que permite acompanhar as aulas de diferentes locais e em qualquer tempo livre.

Como na moda antiga, os cursos online prometem ensinar conteúdo teórico e prático: anatomia e história da guitarra; formas de ler partitura, tablaturas e cifras; afinação; ritmo, melodia e harmonia; acordes e escalas; improvisação e tudo mais que for necessário para se tornar um músico. Muitos deles também disponibilizam dicionários de acordes e ainda dão dicas que vão te ajudar na hora de comprar a sua própria guitarra.

Pioneirismo internacional

O Guitar Trick – programa criado em 1998 – é um dos mais antigos e completos nesse mercado, porém, é ministrado em inglês. O site norte-americano leciona com uso de vídeo aulas que passam conteúdo teórico e ensinam a tocar músicas famosas. A playlist do curso conta com composições dos Beatles, Rolling Stones, Eagles, Johnny Cash, entre outros.

Similar ao Guitar Trick e também original da terra do Tio Sam, o web site Guitar Lesson World – desenvolvido pelo guitarrista americano Patrick MacFarlane e lançado em 2010 – também reúne uma série de lições e exercícios para quem se interessa em aprender a manusear o instrumento.

A importação das “escolas de guitarra virtuais”

No Brasil, um dos pioneiros a trazer esse estilo foi o Cifraclub, famoso site que publica cifras e tablaturas. Desde 2008, quando começaram a ser produzidas videoaulas gratuitas, os seus visitantes passaram a desvendar noções básicas de diversos instrumentos – incluindo a guitarra – e a aprender centenas de composições.

Também são muitos os guitarristas profissionais que oferecem, por preços variados, programas totalmente a distância, com material digital exclusivo, bate-papos online e vídeo aulas.

O site GuitarPlayOnline, por exemplo, tem cursos direcionados para músicos iniciantes, intermediários ou avançados. E o Kit de Guiatarra Completa para iniciantes e avançados, o curso online com materiais incríveis de 24 Aulas Práticas, 1.000 Acordes, 210 Escalas, Teoria musical, 60 Arpejos.

Porém, esse “novo mundo” não está fechado apenas nas aulas particulares de guitarristas que investem no nicho por conta própria. Até mesmo o Instituto Politécnico de Ensino a Distância (iPED) entrou na onda e disponibilizou em seu site o Curso Online Básico de Guitarra. Esse programa é gratuito, mas com um investimento, ele fica bem mais completo e pode até ser ministrado 100% por videoaulas.

Se você sonha em seguir os passos de grande guitarristas e verdadeiros ícones da música mundial como Jimi Hendrix, Jimmy Page, BB King, Eric Clapton, Keith Richards ou Eddie Van Halen, ingressar nas aulas de guitarra online pode ser o atalho ideal para essa longa caminhada.

curso de bateria online - bruno graveto


2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

dezenove − dez =