Popular, afrodisíaca, poderosa e com um som inconfundível. A guitarra é um dos instrumentos mais conhecidos mundialmente, símbolo master do Rock’n’Roll e desejo de muitos aspirantes a músicos e admiradores do estilo universal. E se você gosta deste instrumento incrível, você tem que conhecer a história da guiatrra.

Apesar de ser um instrumento moderno e ligado aos novos tempos, as origens da guitarra surgiram há muito tempo, nas longínquas terras espanholas, onde a sua avó Vihuela já fazia sucesso. A Vihuela, por sua vez, surgiu de outros dois instrumentos ainda mais antigos, o Ud, instrumento do Oriente Médio e a Cozba, de origem romana. Porém, ao longo da história é possível encontrar instrumentos similares há milhares de anos, como a famosa cítara grega ou o alaúde árabe, por exemplo.

Veja também:

Rock in Rio – o maior festival de música da América Latina

Conheça a história de uma das maiores cantoras do Rock, Janis Joplin

A Guitarra Elétrica

Já a consagrada guitarra que conhecemos atualmente, a guitarra elétrica, surgiu na década de 30 por diversas pessoas e era feita com espécie de microfones integrados ao corpo do instrumento, em sua caixa de ressonância. Depois esse microfone passou a ser externo, com o uso de pick-ups ou captador, uma espécie de microfone de contato.

Esses microfones originavam uma vibração sonora conhecida como feedback. Em 1931 as primeiras guitarras foram comercializadas, o modelo foi a Electro Spanish, pela fabricante RickenBacker.

Guitarra Electro Spanish
Guitarra Electro Spanish

Mas foi Leo Fender o responsável pela venda em massa e a partir daí o instrumento se tornou popular.

Leo Fender
Leo Fender

Na década de 50 a guitarra ganhou cordas metálicas, captadores magnéticos e um corpo maciço, provavelmente pelas mãos do músico Les Paul. Os novos modelos lançados no mercado, Fender Stratocaster e Gibson Les Paul, se tornaram símbolo do marco inicial do Rock.

Para Ser Um Guitarrista

Desde que o rock se popularizou, angariando uma infinidade de fãs ao redor do planeta, o interesse na guitarra se tornou universal. Hoje, milhares de pessoas aprendem a tocar o instrumento, independente de idade, etnia ou interesse cultural. O fato de hoje a guitarra ser um instrumento versátil que se adapta a diversos estilo contribui para isso. Mas como se dedicar a aprender a tocar guitarra em um mundo onde tempo e dinheiro movem o tudo? A única chave para isso é o interesse. Através dele você conseguirá a dedicação necessária para aprender da melhor forma possível: gostando.

Existem professores que, apesar de não serem astros da música, são peritos no instrumento e ótimos guitarristas. Eles estão por todos os lugares, porém você precisa ter a sorte de encontrar um perto de você. Outro empecilho pode ser o valor cobrado pela hora/aula, mas quando há interesse e dedicação envolvidos, o investimento sempre é válido.

Mas, vivemos na era da informação e a internet pode ser uma ótima fonte de conhecimento nos mais diversos âmbitos, inclusive pra quem quer aprender a tocar guitarra. A melhor opção para quem não tem tempo sobrando, mas não deixa de se dedicar, é escolher por cursos online. Eles geralmente são autoexplicativos e com um excelente conteúdo. Além disso os horários são sempre flexíveis pois os exercícios podem ser executadas quando você quiser, no conforto do seu lar. Geralmente os valores também são mais em conta já que o aluno administra as suas próprias aulas.

Se você tem interesse em aprender a tocar guitarra, tente optar pelos cursos online. Dedique-se, ouse e seja o guitarrista dos seus sonhos.

E aí, gostou de conhecer sobre a história da guitarra? Deixe o seu comentário abaixo sobre sua paixão por este instrumento incrível.

curso de guitarra - kit guitarra completa



2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

4 + doze =