Uma coisa é certa: o mercado de música no Brasil realmente está em um momento bom, de crescimento. Os números comprovam isso: de acordo com a ONErpm, empresa que atua como distribuidora de música em todo o cenário nacional, o streaming cresceu cerca de 500% de 2014 para 2015! Também aumentaram as bandas e o momento atual é favorável para quem toca, isso mesmo, guitarra!

Uma das razões que explicam esse salto do streaming é o sucesso de alguns serviços relativamente recentes, como o Spotify (aplicativo que oferece aos usuários uma espécie de curadoria de música, selecionando playlists de acordo com as situações cotidianas), o Deezer (aplicativo para descobrir e ouvir músicas em streaming) e do Napster (uma espécie de serviço de música por assinatura, com milhões de opções diferentes).

Outro dado interessante, que também mostra como o mercado musical é uma tendência atual, diz respeito ao faturamento gerado pela música digital, que aumentou mais de 50% também do ano passado para esse, segundo informações da Associação Brasileira de Produtores de Discos.

É claramente perceptível que as mídias digitais estão sendo positivas para a música, tornando-as mais acessíveis para o público de modo geral e aumentando o consumo desse tipo de produto. Mas, o mercado de shows também merece destaque: considerando tanto as apresentações nacionais quanto as internacionais, somos o segundo colocado na América Latina, ficando atrás apenas do México.

Em 2013, por exemplo, somente o mercado de shows movimentou R$ 357 milhões no Brasil! E todo esse cenário nos leva diretamente a um outro fato: a quantidade de bandas também está crescendo, dos mais diversos estilos musicais. Grupos que começam muitas vezes entre amigos, na garagem de casa, se apresentando em bares e em pequenos festivais e conquistam o seu lugar ao sol.

A guitarra é um instrumento musical que faz parte do rock, pop, MPB, sertanejo, enfim, pode estar incorporada a qualquer estilo dando a ele mais peso e personalidade. Tocar guitarra é uma forma de se inserir nesse universo musical que está em um momento bom e de uma maneira versátil, justamente devido ao fato de ela não estar relacionada apenas a um gênero musical especificamente.

Você tem interesse em aprender a tocar guitarra, mas não sabe nem por onde começar? A resposta está dentro da sua casa: hoje em dia, existe na internet uma série de cursos online para quem quer dominar esse instrumento. Com disciplina e empenho, é possível aprender com eles assim como em aulas presenciais, tanto a parte teórica básica (que é essencial), quanto a prática.

A dica para quem está começando a tocar guitarra é investir nos cursos online para desenvolver essa habilidade que precisa de prática constante, de preferência diária. A melhor maneira de aprender a tocar qualquer instrumento musical é aliando os conhecimentos recebidos com a prática frequente.

Lembre-se: a guitarra é um instrumento cheio de detalhes, por isso, exige uma dose extra de paciência para que se chegue até a perfeição. E se você quer entrar no mercado musical, não se contente com menos. Então faça agora um curso de guitarra.



DEIXE UMA RESPOSTA

2 × um =