Hoje vamos falar sobre um dos maiores festivais de música de todos os tempos, o Rock in Rio. Se você gosta de música e quer aprender mais acerca deste festival, então não deixe de ler este artigo.

O festival:

O Rock in Rio é um festival idealizado pelo empresário Roberto Medina que teve sua apresentação pela primeira vez no ano de 1985 na cidade do Rio de Janeiro. Apesar do nome, existiram várias edições no exterior. No total foram 16 festivais sendo, seis no Brasil, seis em Portugal, três na Espanha e um nos Estados Unidos. A primeira apresentação fora do Brasil ocorreu em 2004, em Lisboa, Portugal. No ano de 2008, o festival foi realizado, pela primeira vez, em dois lugares Lisboa e Madrid.

Este festival é considerado o oitavo melhor do mundo de acordo com o site especializado Festival Fling.

A primeira edição do Rock in rio:

A primeira edição ocorreu no Rio de Janeiro entre os dias 11 e 20 de janeiro de 1985. O terreno de 250 mil metros quadrados que fica em Jacarepaguá, próximo ao Rio Centro, ficou conhecido como “Cidade do Rock” e contava com o maior palco do mundo. Além disso, possuía dois grandes fast-food, dois shopping, dois centros médicos e uma infraestrutura para atender quase 1,5 milhões de pessoas.

Cidade do Rock em 1985 - Jacarepaguá - Rio de Janeiro
Cidade do Rock em 1985 – Jacarepaguá – Rio de Janeiro

Depois da apresentação, que contavam com diversos músicos nacionais e internacionais, a Cidade do Rock foi demolida por ordem do, até então, governador da cidade, Leonel Brizola.

A primeira edição contou com grandes nomes como: AC/DC, Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso e Queen.

Regressou do festival:

Graça ao enorme sucesso de 1985, Medina promoveu outra edição entre os dias 18 e 26 de janeiro de 1991. Nesta ocasião, já que a Cidade do Rock havia sido destruída, o festival aconteceu no estádio de futebol Maracanã, tendo seu gramado adaptado para receber o palco e os espectadores.

Rock in Rio em 1991 no Maracanã
Rock in Rio em 1991 no Maracanã

Depois de um longo período de pausa, o Rock in Rio voltou a ser apresentado nos dias 12 a 14 e 18 a 21 de janeiro de 2001. Nesta ocasião, os idealizaram resolveram reconstruir a Cidade do Rock no mesmo local da edição de 1985 com a ideia de promover tendas que contavam com apresentações paralelas ao palco principal. Dessas formas, tiveram tendas de músicas eletrônicas, nacionais, africanas e música mundial. Neste caso, o festival acabou recebendo o tema “Por um mundo melhor”. Isso se deve ao ato simbólico de três minutos de silêncio antes do inicio das apresentações do primeiro dia como manifestação para a melhoria do mundo.

No começo e no fim do festival foram liberadas pombas brancas e sinos começaram a ser tocados, representando um pedido de paz mundial.

A Cidade do Rock construída para o Rock in Rio III continua montada, mas não abrigará outras edições do festival já que ela será usada para os eventos que ocorrerão durante os Jogos Olímpicos de 2016.

Cidade do Rock - Jacarepaguá - Rio de Janeiro
Cidade do Rock – Jacarepaguá – Rio de Janeiro

Edições no exterior:

O festival atingiu outros países em 2004 com a primeira edição Rock in Rio Lisboa, em Portugal. Na ocasião, o festival foi similar ao de 2001, tendo tendas espalhadas pelo local conhecido como “Palco Mundo”. Essa edição internacional foi um grande sucesso, no entanto, a mídia brasileira e o público foram contra ao festival ter sido realizado em outro país.

Rock in Rio Lisboa em 2004
Rock in Rio Lisboa em 2004

Em 2006 e 2008 tiveram outras edições em Lisboa. No mesmo ano de 2008 ocorreu o Rock in Rio em Madrid, na Espanha. No ano de 2010 e, depois em 2012, ocorreu novamente a edição Rock in Rio Lisboa e Rock in Rio Madrid.

No ano de 2011 o festival voltou para o seu país de origem, após 10 anos da terceira edição, tendo sua quinta edição feita no ano de 2013 também no Brasil. Em 2014 aconteceu a sexta edição do Rock in Rio em Lisboa. Contudo, uma edição ocorreu pela primeira vez nos Estados Unidos, mas especificamente em Las Vegas.

Rock in rio Las Vega em 2014
Rock in rio Las Vega em 2014

A sexta edição no Brasil aconteceu no Parque Olímpico Cidade do Rock, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro entre os dias 18 e 27 de setembro de 2015.

Rock in rio em 2015
Rock in rio em 2015

A próxima edição em Portugal está prevista para 2016 e em 2017 poderá acontecer mais uma apresentação nos Estados Unidos. Este festival encantou o público ao redor do mundo e vem atraindo cada vez mais fãs, trazendo muito artistas ao redor do mundo e conquistando mais espaço no universo da música.

E aí, qual o próximo Rock in rio que você vai? Conte nos comentários abaixo. Diga em qual você já foi e qual foi a emoção que sentiu.

 



DEIXE UMA RESPOSTA

quatro × 2 =