A música sempre fez parte da vida de todas as pessoas, por isso, é comum que elas fiquem envolvidas com suas canções preferidas em todas as ocasiões. No entanto, para aqueles que gostam de estudar e aprender mais detalhes sobre as músicas, conhecer os instrumentos musicais que fazem parte da sonoridade é importante.

É comum encontrarmos diversos artigos e textos falando sobre os aparelhos mais comuns como a guitarra e a bateria, porém, instrumentos como este, proporcionam uma melodia diferenciada, agregando valor extra nas composições, além de apresentar novas culturas. Por isso, este artigo irá apresentar um instrumento que está fazendo a cabeça de muitos brasileiros, o Ukulele.

O que é Ukulele?

Ukulele, conhecido também como Ukelele ou Uke, é um instrumento musical originado no Havaí no século XIX. Basicamente se trata de uma variação do tão famoso e conhecido cavaquinho. Geralmente ele é composto por 4 cordas de tripa ou material sintético, mas pode ser encontrado em diferentes formatos.
Segundo o “Ukulele Guild of Hawai’i”, o primeiro Uke chegou ao Havaí por volta de 1879 a bordo de um navio. Na década de 20 ele acabou se tornando muito popular entre os jovens músicos amadores.

Trata-se de um instrumento criado para as composições havaianas, mas que conquistou outras regiões, tornando-se uma parte sólida em diversos gêneros musicais, incluindo canções brasileiras e americanas.
Vale ressaltar que existem diversos vídeos na internet com demonstrações dos tipos de Ukes que há no mercado. Além disso, você pode encontrar aulas e músicos demonstrando como se toca e o som que sai das cordas deste instrumento.

Vantagens do instrumento havaiano:

O Ukulele ficou muito conhecido após alguns músicos utilizarem o instrumento em composições e shows. A popularidade dele se deve a alguns fatores:

• Um instrumento portátil: Por se tratar de um aparelho de porte pequeno, ele é facilmente transportado de um lugar para o outro sem ocupar muito espaço. Essa é uma das principais razões de muitas pessoas estarem aprendendo a tocá-lo, pois a facilidade de se movimentar com ele é maior comparado aos outros instrumentos mais comuns.
• Possibilita várias afinações: Ele pode ser afinado de acordo com cada melodia e ritmo musical. Por isso, é comum encontrarmos o ukulele em diversos gêneros da música, sendo facilmente adaptado ao ritmo da música.
• Som agradável: O som deste instrumento é leve e muito agradável de ouvir. Isso faz com que ele se torne ainda mais popular entre os músicos e a própria população, já que não se torna cansativo.

Ukulele no Brasil:

No Brasil ele ficou conhecido devido ao cantor Israel Kamakawiwo’ole (havaiano famoso pela música “Somewhere Over The Rainbow”) e a banda Beirut. Após isso, diversos cantores aderiram o som havaiano em seus discos, oferecendo mais diversificação em seus trabalhos. Hoje, você pode encontrar esse pequeno instrumento em diversas lojas e em apresentações.

Detalhes do Ukulele:

Normalmente ele é construído a base de madeira, porém, ele também pode ser encontrado produzido à base de plásticos ou outros materiais. A maioria possui um formato do número 8 semelhante ao do violão, viola e outros instrumentos de corda.

Seu nome significa “pulga saltitante”, de acordo com o idioma do seu país de origem. Apesar do nome diferente, isso se dá por causa dos movimentos que os dedos fazem ao tocarem as cordas.

Apesar de boa parte dos Ukes possuírem 4 cordas, como foi dito acima, ainda assim, há modelos com tamanhos diferentes que possibilitam mais uso de cordas, ou seja, você pode encontrar modelos com 6 ou 8, tudo depende do gosto do tocador. O preço também pode variar, isso acontece devido ao material usado na construção do instrumento. Os mais baratos costumam ser feitos de madeira compensada ou laminada.

Já os mais caros, normalmente são feitos de madeira maciça. Mas, além do material, o valor pode ser diferenciado de acordo com o local onde se encontra o aparelho.

O Ukulele é instrumento antigo, mas que passou a ser conhecido, principalmente no Brasil, depois que grandes músicos usarem esse instrumento em seus shows. Apesar disso, é um som que vale a pena conhecer e se deliciar. Como o tempo ele vai se tornar ainda mais popular, isso é apenas uma questão de tempo.

Gostou desse instrumento? Já o conhecia! Conte-nos sobre o que achou dele.

E se você está em dúvida se aprende ou não a tocar um instrumento musical, veja 6 motivos para você aprender a tocar um instrumento musical

curso de bateria online - bruno graveto


DEIXE UMA RESPOSTA

19 − onze =