As exigências do mercado não param de crescer com relação à qualificação dos profissionais. Destaca-se aquele que tem objetivos profissionais bem definidos e não deixa de investir na carreira, seja com cursos de curta, média ou longa duração. Como se trata de uma decisão importante, que impactará em toda a sua vida profissional, saber escolher o curso de gestão adequado é fundamental para que você tire máximo proveito desse investimento.

Muitas vezes a empolgação faz com que você se matricule no primeiro curso que aparece, mas é preciso ter calma e avaliar diversos aspectos que contribuirão para sua formação e carreira. Ter um momento para analisar as propostas e verificar o que é mais importante não vai atrasar seu desenvolvimento, mas sim garantir que você esteja trilhando o caminho certo para o sucesso. Veja o que não pode faltar na sua análise:

Objetivos e metas profissionais

Antes de mais nada, você precisa definir quais são seus objetivos e metas profissionais. Ter um plano de carreira ou fazer sessões de coaching pode te ajudar a descobrir onde você quer chegar e como fazer isso. Esse primeiro passo vai evitar frustrações e impedir que você se desvie do caminho que deseja trilhar para a sua vida profissional, escolhendo o curso de gestão certo.

Habilidades que precisa desenvolver

Num segundo momento, você deve listar quais são seus gaps de competência, isto é, as habilidades que precisa desenvolver. Você pode gostar muito de finanças, mas, se já tem esse conhecimento consolidado, talvez o melhor seja investir em outros campos que precise melhorar sua performance, como gestão de pessoas, por exemplo.

Busque sempre tornar-se um profissional completo, agregando conhecimento e habilidades ao seu currículo. De nada adianta ser formado em Administração, fazer pós-graduação em Administração e continuar vendo sempre os mesmos conteúdos. Diversifique seus conhecimentos ou aprofunde-se em determinada área para poder alcançar novos patamares na sua carreira.

Reputação da instituição de ensino

Se você pretende acrescentar valor ao seu currículo, precisa estudar em instituições que chancelem seu conhecimento no mercado. Certamente você já ouviu a expressão “uniesquina” para se referir a instituições de ensino de má qualidade. Elas podem te dar um certificado, mas a verdadeira avaliação acontece no mercado, com a aplicabilidade dos conhecimentos que você adquirir ao longo do curso. E se você não tiver conhecimento, terá jogado seu dinheiro fora.

Veja também:

Os 4 melhores apps de gestão empresarial

5 carreiras profisionais que estão bombando no momento

Carreira Digital – Negocio Online Escalável

Corpo docente

Outro requisito que você deve avaliar ao escolher um curso de gestão é o corpo docente. Dedique algumas horas para pesquisar quem são os professores, qual é a formação de cada um deles e qual disciplina eles ministram. Um professor da área de Finanças ministrando disciplina de Marketing, por exemplo, levanta algumas suspeitas .

Uma boa fonte de informações a respeito disso é a plataforma Lattes. Todos os professores devem ter um currículo lattes atualizado. Não esqueça que a internet, bem como as redes sociais, são grandes fontes de pesquisa e podem te ajudar a tomar melhores decisões.

Conteúdo programático

Pensando nos seus objetivos profissionais e nas habilidades que você precisa desenvolver, avalie se o conteúdo programático do curso de gestão está alinhado às suas expectativas. Você pode encontrar vários cursos com o mesmo nome e proposta com conteúdos bastante diversos.

Para não cometer enganos nesse momento, peça à instituição de ensino que envie o programa do curso com todos os detalhes, inclusive as referências bibliográficas. Compare as ementas das disciplinas com ementas de instituições renomadas no mercado, nacional e internacionalmente, para verificar o nível de atualização do conteúdo e a adequação ao mercado de trabalho.

Metodologia de ensino

A metodologia de ensino impacta no seu aprendizado e pode ser um grande diferencial para que você leve o curso de gestão até o final. Existem cursos que são totalmente presenciais, outros que são totalmente à distância e outros ainda que mesclam essas duas modalidades, promovendo maior flexibilidade de estudo para o aluno.

Se você é daquelas pessoas que precisa de contato humano, de troca de ideias e do compromisso das aulas, opte por cursos presenciais, pois você terá maior motivação para ir às aulas e aproveitar o conteúdo. Em contrapartida, se o seu tempo é escasso, o melhor curso está em outra cidade e você tem capacidade de organização e planejamento do seu tempo, o ensino a distância pode ser uma boa pedida.

Os cursos semipresenciais são o meio termo para quem gosta de ir às aulas, mas mora longe ou prefere ter mais tempo para estudar em casa. Os encontros presenciais variam de uma vez por semana a aulas a cada quinze dias, com atividades online durante esse intervalo, o que permite que você se mantenha firme no seu propósito de evoluir profissionalmente sem impactar demasiadamente na sua rotina.

Infraestrutura

Avaliar a infraestrutura também é vital para que você tenha máximo aproveitamento no seu curso de gestão. Uma boa biblioteca, com títulos atualizados, faz toda a diferença no momento dos estudos. Aulas dinâmicas, que fujam dos simples slides e ofereçam jogos de negócios, simulações em ambientes virtuais, laboratórios de informática e acesso a ferramentas de gestão também contribuem para sua formação.

Foi-se o tempo em que cursos da área de gestão eram tidos como teóricos e só precisavam de livros e xerox. A tecnologia trouxe muitas inovações para a área de gestão, e um curso de qualidade deve estar preparado para oferecer o que há de melhor para seus alunos.

Validade da certificação

Se você está procurando uma outra graduação ou uma pós-graduação em gestão, não deixe de conferir se a instituição de ensino é credenciada ao MEC (Ministério da Educação) e se o curso em questão é reconhecido. A simples autorização de funcionamento de um curso não garante que você receberá seu diploma ou certificado ao final dos estudos.

Todos esses cuidados são essenciais para que você não venha a perder tempo nem dinheiro com cursos de má qualidade ou que não agreguem valor à sua carreira. Ter um bom curso de gestão no seu currículo não só abre portas para melhores oportunidades de trabalho como também ajuda no seu desenvolvimento pessoal, com novas experiências e contatos.

Sabia que um curso de gestão de qualidade também serve para que você inicie seu próprio negócio? E você já pensou em ser um importador de roupas de marca? Conheça mais sobre esse mercado!

Publicidade

montar um negócio na internet



DEIXE UMA RESPOSTA

3 × 5 =