O mercado de vendas online está aquecido. Com o advento da internet, vender produtos ou serviços virtualmente faz com que muitas barreiras de um empreendimento físico fiquem pra trás. Não é preciso ter um lugar para expor os produtos. Não é necessária uma equipe de vendas. As vendas podem ser efetuadas 24 horas por dia, todos os dias da semana. Mas como montar uma loja virtual? Essa é uma dúvida que todo empreendedor leigo em internet tem. E é por isso que preparamos 9 passos

O comércio eletrônico (e-commerce) realiza transações comerciais de compra e venda através da internet. De acordo com uma pesquisa realizada pelo PayPal, em 2018 o comércio eletrônico deve atingir 307 bilhões de dólares.

Outros dados, segundo pesquisa WebShoppers 2014, do eBit:

Comércio eletrônico fatura R$ 28,8 bilhões em 2013

Em 2013 foram feitos 88,3 milhões de pedidos via internet.

Durante o ano de 2013, 9,1 milhões de pessoas fizeram a sua primeira compra online.

As categorias mais vendidas pela internet em 2013 foram: moda e acessórios; cosméticos e perfumaria; eletrodomésticos; livros e revistas; informática; telefonia e celulares; casa e decoração; eletrônicos; esporte e lazer e brinquedos e games.

Vendas online - como montar uma loja virtual
Vendas online – como montar uma loja virtual

Como montar uma Loja Virtual

Vender online oferece um ótimo custo benefício para o empreendedor e para os compradores. Não é necessária loja física, o alcance de clientes é grande, o processo de compra é mais prático e rápido, a comodidade de efetuar a compra em qualquer lugar, a qualquer hora e receber aonde quiser é atrativa e em geral, os preços dos produtos na web são mais baixos do que nas lojas físicas. Por esses motivos é um ótimo negócio

Vender pela internet também é um modelo de negócio, e exige investimento de tempo, dinheiro e dedicação. Por isso definimos 9 passos que devem seguidos para que você saiba como montar uma loja virtual:

1- O que vender?

Defina o nicho de mercado, o setor que deseja explorar e pesquise como o tipo de produto pode ser comercializado virtualmente.

Pensando no que vender - como montar uma loja virtual
Pensando no que vender – como montar uma loja virtual

2- Planejamento

O plano de negócios é importante tanto para loja física quanto virtual. Analise mercado, cliente, segmento, concorrência, estratégias de vendas e pós-vendas, logística, precificação e defina como será realizada a divulgação. Faça a Matriz SWOT e a ciclo PDCA do seu negócio, pois são duas ferramentas importantíssimas para vocês conhecer tudo sobre o perfil atual da seu negócio e como, a partir dessa análise, traçar estratégias de ações.

Planejamento - como montar uma loja virtual
Planejamento – como montar uma loja virtual

3- Nome da sua loja virtual

Ideal que o nome seja simples, de fácil leitura, pronuncia e mais importante, fácil de lembrar, pois não adianta um belo nome aonde ninguém consegui se lembrar. É nesse ponto que você acaba perdendo a chance de receber a boa e velha divulgação boca-a-boca.

Criando um nome para sua loja virtual - como montar uma loja virtual
Criando um nome para sua loja virtual – como montar uma loja virtual

4- Registro de domínio

Registre o domínio para que o site da sua loja virtual carregue o nome da loja e seja encontrado mais facilmente na web. Qualquer um pode registrar um domínio, bastando apenas criar um conta no site registro.br (orgão que administra registros de domínio .br no Brasil).

Registrando domínio - como montar uma loja virtual
Registrando o domínio – como montar uma loja virtual

5- Montando a loja virtual

Existem 3 formas de como montar uma loja virtual.

Plataformas Open Souce (gratuitas)

São sistemas de e-commerce desenvolvidos com software código aberto (software open source) por grupos de programadores que tem o intuito de promover o desenvolvimento da internet, e por isso essas plataformas são oferecidas gratuitamente. Apesar de serem gratuitas, geralmente possuem recursos limitados, mas são ótimos para empreendedores que estão começando, tem pouco capital em caixa e ainda não em muitos produtos e planejamento de mercado. Algumas platafomas open source mais populares são: MagentoosCommercePrestashop entre outras. Você também encontra diversos tutoriais sobre como montar uma loja virtual com essas plataformas.

Plataformas SaaS (Pagas)

São sistemas de e-commerce desenvolvidos por empresas especializadas aonde montam estruturas de lojas virtuais prontas para o uso. Geralmente a utilização dessas plataformas são alugadas. Possuem muitos recursos que normalmente são dividos em pacotes, bastando apenas escolher aquela que atende a sua necessidade.

São ótimas opções também para quem está começando e não necessita de tanta customização, já que essas plataformas já vem prontas, pois todo o desenvolvimento, manutenção e otimização da loja virtual fica por conta dessa empresas especializadas, deixando que você cuide apenas das partes operacionais (venda, marketing, administração e ect). Algumas plataformas SaaS são: VTEX, Locaweb, TrayShopifyNuvemShop, UOLHost, Terra EmpresasFastCommerceWix, Webnode entre outras, aonde você pode receber suportes de como montar uma loja virtual.

Além dessas empresas, existem a opção de você criar sua loja virtual com a Plataforma CMS do WordPress que é gratuita e você paga somente pelos temas que são as estruturas da loja virtual e que quando não são gratuitas, costumam ter um preço bem em conta. O Themeforest e o Elegant Themes são sites de classificados de temas de diversos desenvolvedores.

Plataformas Exclusivas (Pagas)

São sistemas de e-commerce desevolvidos por empresas especializadas exclusivamente para você, isto é, não há aluguel e sim uma compra da plataforma. O custo geralmente é alto, sendo mais viável para empresas que estão com uma boa quantidade de produtos à venda e devido ao aumento dos processos interno de trabalho há a necessidade de se ter uma plataforma mais robusta com recursos exclusivos. São poucos usados em hoje em dia devido a necessidade da própria empresa (loja virtual) ter que cuidar das manutenções, otimizações e atualizações da plataforma. Mas ambém fica entre as opções de como montar uma loja virtual.

6- Pagamentos

Depois de escolhido a plataforma e montado sua loja virtual, é hora de escolher as formas de pagamentos que irá oferecer para os clientes. Existem duas formas de oferecer pagamentos para os clientes da sua loja virtual.

Um é através de diversas instituições financeiras como Bradesco, Santander, Itaú, Banco do Brasil, Caixa entre outras que oferecem aplicativos que permitem recebimentos de pagamentos online como boleto, depósito bancário e cartões de crédito e débito. Fale com o gerente do seu banco.

A outra alternativa são os intermediadores de pagamentos que inclusive são mais recomendados, pois oferecem segurança para:

  • sua loja virtual: já que assumem os riscos de fraude, além de fazer os adiantamentos de pagamentos quando o cliente paga parcelado (sua loja recebe à vista e o cliente fica devendo para o intermediador);
  • seu cliente: já que o dinheiro não é liberado de imediato. Geralmente esses intermediadores disponibilizam para o cliente 14 dias para receber a mercadoria, verificar se está correto e/ou em perfeito estado e caso não esteja poder reclamar, abrindo uma disputa. Caso o cliente não reclame nesse prazo, o pagamento é liberado para a loja. Apesar do pagamento ficar preso por 14 dias, a segurança que oferece para o cliente faz aumentar as vendas, principalmente quando sua loja virtual não é tão conhecida.

Veja alguns intermediadores de pagamentos mais conhecidos e confiáveis do mercado como: PayPal líder mundial do segmento, PagSeguro, Bcash, Moip, MercadoPago, entre outros.

7- Segurança

Alémde saber como montar uma loja virtual, é preciso também saber como dar mais segurança para essa plataforma. Se sua loja virtual fizer transações de dinheiro diretamente pela loja (cliente paga diretamente para a conta da loja), então é fundamental que sua loja virtual tenha segurança para proteger as transferências de dados sigilosos do cliente (criptografia).

Agora, mesmo se sua loja virtual utilizar intermediatores, aonde os pagamentos são feitos em ambientes seguros desses intermediadores (fora da loja virtual), ainda sim é importante ter um certificado de segurança, pois o seu cliente terá que fazer um cadastramento em sua loja virtual, e essa cadastramente também deve ser mantido em sigilo total.

Lojas virtuais que não possuem certificados de segurança, acabam até sendo mal vistos pelos motores de busca como o Google, além de que muitos cliente já sabem olhar se uma loja virtual possui o selo de certificados de segurança ou não (selo que geralmente fica no rodapé da loja).

Com relação à segurança, existem dois tipos:

  • o SSL (Secure Socket Layer – em português Camada de Soquetes Segura) o mais recomendado e mais eficiente, pois protege os dados dos clientes e impede possíveis roubos. Alguns dos principais certificados de segurança como: RapidSSL, Certisign, TrustSign, GeoTrust, Comodo, Thawte, Symantec,  GoDaddy, Site Blindado entre outros.
  • o Scan de Aplicação e IP (Internet Protocol – em português Protocolo da Internet). Esse apenas faz varedura em toda a loja virtual apontando falhas do sistema que devem ser reparadas por uma equipe especializada. Geralmente os certificados de segurança acima citados já fazem esse Scan de forma opcional.

8- Estoque

Certifique-se de que o estoque está compatível com a informação que é mostrada para o consumidor no site. Lembre-se que além do controle dos estoques entre o físico e o virtual, você tem que controlar o estoque físico (entrada e saída de fornacedores e consumidores). Uma má administração do controle de estoque, pode levar a prejuízos na sua loja virtual.

O curso online, Planejamento de Estoques, de Rogério Trigueiro um especialista em mercadologia, formado em administração, pós-graduado em gestão empresarial, consultor do projeto SEBRAE e instrutor credenciado da Amis (Associação Mineira de Supermercados) pode te mostrar tudo isso a um preço acessível.

Estoques de mercadorias - como montar uma loja virtual
Controle o estoques de mercadorias – como montar uma loja virtual

9- Logística

A logística é um processo que se deve pensar antes de saber como montar uma loja virtual, pois será com ela que você verá se o que pretende vender não terá prejuízo na entrega.

Uma loja virtual depende do Correio ou de transportadoras. Escolha o melhor meio para entregar o seu produto intacto, rapidamente e no destino correto. Como o curso online Processos Gerenciais de Jorge Altair Guedes você aprenderá processos de logística e manufatura. Um ótimo curso.

Logística - como montar uma loja virtual
Logística de menor custo sem perda de qualidade – como montar uma loja virtual

10- Precificação

Depois de passar pela logística e saber os custos de entrega, ficará mais fácil fazer a precificação dos seus produtos. O seu preço deve cobrir custos e gerar lucro. Você deve saber colocar o preço mínimo para cobrir os custos na final mês e o máximo para ganhar da concorrência. Aprenda isso no curso online Cálculo do Preço de Venda de Rogério Trigueiro.

Precificação - como montar uma loja virtual
Precificação para não ter prejuízo – como montar uma loja virtual

11- Marketing online

Apareça! Divulgue! Sua loja virtual não fará sucesso no escuro. Mostre para todos que sua loja virtual existe. Faça um plano de marketing do seu negócio e conheça os 8 P’s do marketing digital.

Marketing - como montar uma loja virtual
Marketing para sua loja – como montar uma loja virtual

São passos simples, mas muito importantes que devem ser realizados. Lembre-se, cada passo acima são como peças de uma máquina chamada “Meu Negócio” e que se faltar alguma peça, o seu negócio não vai funcionar corretamente.

Veja que para ter uma loja virtual de sucesso e vender de uma vez por toda, além de saber como montar uma loja virtual (estrutura) é preciso se preparar e buscar conhecimentos sobre os processos de cada setor. Não é complicado montar uma loja virtual. Somente se torna complicado quando não se busca conhecimentos.

Então tome um tempo para pensar com calma no que você deseja vender na internet, busque os conhecimentos necessários e quando tiver uma idéia, bota pra fazer seguindo os passos acima. E sucesso!

Está com algum dúvida ainda sobre como montar uma loja virtual? Então deixe sua dúvida nos comentários abaixo que responderemos com muito prazer. O que queremos é ver sua loja virtual aberta e vendendo muito. E quando sua loja virtual estiver montada, mostre nos comentários abaixo o seu negócio de sucesso.



4 COMENTÁRIOS

  1. Com a crise que está, é uma boa mesmo abrir uma loja virtual. Parece que a internet não vê crise. E a Proddigital Negócios está de parabéns pelo artigo, são dicas muito importante para quem pensa em abrir sua loja virtual. Continuo seguindo vocês.

  2. Excelente artigo, muito bem explicado passo a passo. Vai me ajudar muito, pois quem está planejando abrir uma loja virtual como eu acaba por não saber nem por onde começar. Parabéns a Proddigital Negócio por essa ajuda. Abços.

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