Abrir um negócio não é tarefa fácil. Nesse ambiente, em que um erro pode comprometer o caixa e o crescimento do negócio, é preciso mais do que coragem e uma boa ideia em mãos. No dia a dia a rotina de um empreendedor pode envolver administrar finanças, gerenciar equipes e lidar com diversos tipos de problemas.

No post de hoje você vai conhecer 8 dicas que você precisa conhecer antes de abrir um negócio. É preciso que avalie cada passo, cuidadosamente, para que seu negócio seja aberta já com força para crescer.

Antes de abrir um negócio avalie seu perfil

Antes de investir na abertura da empresa, é indispensável que o empreendedor reflita sobre o seu perfil comportamental e se faça perguntas como:

  • Quais serão meus papéis como dono de empresa?
  • Estou preparado para tomar decisões? Sou bom nisso?
  • Qual é a minha tolerância ao risco?

Quanto mais o empreendedor conhecer a si mesmo, melhor. Dessa maneira ele saberá se está realmente preparado para abrir um negócio.

Veja também:

YouTube Para Negócios

Facebook, um novo mundo online para os negócios!

Gestão Marketing Digital: seu negócio na internet

Como montar um negócio na internet

Empreenda no que você conhece e gosta

As chances de seu negócio dar certo são maiores naquilo que você domina bem e já tem experiência. Um chefe de cozinha abre um restaurante, não uma loja de peças de automóveis, por exemplo. O conhecimento adquirido ao longo da carreira será sempre um bom aliado no novo negócio.

Faça um plano de negócios

O plano de negócios é o que ajuda o empreendedor a conhecer melhor o terreno em que está pisando. Nele devem conter informações essenciais como o fluxo de caixa, previsão de vendas, planejamento financeiro, entre outros. É importante que o plano de negócios seja realista e contenha informações oriundas de pesquisas, e não de suposições.

Valide sua ideia com as pessoas certas

Como ter certeza se sua ideia de negócios é boa? De início, pergunte para pessoas experientes como empresários (de preferência que trabalhem no mesmo ramo de seu negócio) e potenciais clientes. Não pergunte para amigos ou familiares, pois eles geralmente concordarão com você em tudo. O principal é ter sua ideia confrontada para que você identifique falhas e a defenda melhor.

Faça um bom planejamento financeiro

Tenha domínio sobre as finanças de seu negócio. Saiba onde cada centavo será investido e como isso trará retorno. Avalie todos os gastos e certifique-se de não se esquecer de nada. Muitos empreendedores não consideram gastos como depreciação de equipamentos, por exemplo, mas para ter sucesso as contas precisam fechar e seu negócio precisa gerar lucro.

Escolha um bom sócio

A escolha do sócio deve ser feita com cautela. Muitos empreendedores escolhem com base apenas na afinidade ou na possibilidade de conquistar investimentos para o negócio, mas nem sempre essa é uma boa ideia.

O seu sócio deve compartilhar da mesma paixão pela empresa e dos mesmos objetivos que você; ao mesmo tempo, ele precisa confrontar suas ideias e conseguir te ajudar a chegar o mais longe possível. É importante também deixar bem claro qual será a participação de cada um dentro da empresa.

Foque em conhecer seus clientes

Descobrir quem são seus clientes, quais são suas necessidades e como saná-las é essencial para o seu negócio; afinal, é a satisfação deles que definirá o sucesso ou fracasso de sua empresa. Invistam um bom tempo em compreender seu público para criar um produto ou serviço que supere suas expectativas.

Encontre um diferencial

Busque um diferencial que destaque seu negócio dos demais. O que você pode fazer de diferente que ninguém ainda fez? Usando essa estratégia você conseguirá uma fatia muito maior do mercado, pois sua empresa não será só mais uma no meio de tantas.

E aí? Você segue alguma dessas dicas? Está pronto para abrir um negócio? Conte a sua opinião para nós!



DEIXE UMA RESPOSTA

quinze − 4 =