O nosso corpo está todos os dias exposto às radiações solares, e como sabemos o sol faz imenso mal para a nossa pele. Mas e se lhe dissermos que existem alimentos que protegem do sol? Não acredita? Venha descobri-los.

Siga a Proddigital Saúde no Twitter >>>

Top 10 de alimentos que protegem do sol

1 – Cenoura

Os antioxidantes presentes nas cenouras não só previnem os danos causados pelo sol, como conseguem revertê-los. As suas propriedades nutritivas combatem ainda os radicais livres. Adicione mais cenoura à sua dieta, seja na sopa, salada ou arroz.

2 – Chá verde

O chá verde é uma das mais ricas fontes de polifenóis. Um estudo de 2004 publicado no The American Journal of Clinical Nutrition sugere que o consumo diário de polifenóis pode fornecer a proteção necessária contra os raios UV prejudiciais, por isso o chá verde é um dos alimentos que protegem do sol.

3 – Batata-doce

Tal como as cenouras, a batata-doce é rica em betacaroteno, um pigmento carotenoide antioxidante. Este inibe os radicais livres, prevenindo o envelhecimento, aumenta a imunidade, dá elasticidade à pele, aumenta o brilho do cabelo e o fortalecimento das unhas, além de atuar no metabolismo das gorduras.

Veja também:

Dicas para proteger os cabelos do sol

4 – Tomate

O tomate é uma excelente fonte de licopeno, um componente “mágico” que nos protege dos raios UV. Este antioxidante ajuda a bloquear a penetração dos efeitos nocivos do sol e a evitar danos celulares nos tecidos da pele.

5 – Kiwi

Os kiwis têm mais vitamina C do que a laranja e esta vitamina é essencial na proteção extra contra os efeitos nocivos dos raios ultravioleta. A vitamina C possui propriedades antioxidantes, ou seja, é capaz de eliminar os radicais livres reduzindo também os sinais de envelhecimento, além de que são alimentos que protegem do sol.

6 – Salmão

O salmão e os peixes gordos são ricos em ómega-3, devido às suas propriedades anti-inflamatórias. Este efeito protetor está ligado à inibição da prostaglandina que é inflamatória. O ómega-3 desempenha também um papel importante na regulação da função celular e mantém a flexibilidade e elasticidade da pele, diminuindo os efeitos negativos dos raios UV.

7 – Sementes de girassol

São muito ricas em vitamina E. Um quarto de xícara é o suficiente para lhe dar a proteção antioxidativa de que necessita. Mas não se esqueça, não substituem o protetor solar!

8 – Chocolate

Já lhe fizemos o dia! Sim, o chocolate negro (65 por cento de cacau ou mais) está repleto de antioxidantes que ajudam a combater os danos provocados pelos raios solares devido à sua ação junto dos radicais livres.

Veja também:

Conheça os 8 benefícios do cacau para a saúde

9 – Amêndoas

Sendo uma enorme fonte de vitamina E, as amêndoas são ricas em antioxidantes que nos protegem dos efeitos nocivos do sol. Experimente usá-las em saladas ou sobremesas.

10 – Aspargos

Poucos os ingerem, mas estão recheados de vitamina E, sabia? Têm um sabor delicado, poucas calorias e são particularmente ricos em ácido fólico, além de terem propriedades diuréticas.

E estes são os 10 alimentos que protegem do sol que você deve consumir sempre que tiver oportunidade, pois além desta propriedade fazem otimamente para a sua saúde.



DEIXE UMA RESPOSTA

treze − 9 =