É importante salientar desde já, que os alimentos que vamos descrever ao longo desta matéria apenas são venenos se apresentarem as características que iremos ver. No entanto, eles continuam a ser muito importantes para o seu dia-a-dia, e você deve mantê-los nas suas refeições diárias, pois os mesmos são muito importantes para uma alimentação saudável e variada. Esta é a lista dos 10 alimentos venenosos que você poderá estar a comer e nem sabe.

10 alimentos venenosos que fazem parte da sua alimentação

1 – Mandioca

A terceira fonte mais importante de calorias nos países em desenvolvimento contém substâncias tóxicas. Quando mal processadas, as raízes e folhas da mandioca libertam cianeto de hidrogénio. O alimento tem de ser preparado com cuidado e existem diversas maneiras de retirar o veneno: desde o cozinhado, à fermentação da mandioca. Se nada for feito, pode causar intoxicação, vómitos, choque anafilático e, em alguns casos, morte.

2 – Atum

O perigo do atum reside no mercúrio existente no fundo dos oceanos. Uma vez no corpo humano, atinge os rins e cérebro e pode desencadear vários processos patológicos, desde demência a câncer. A agência reguladora dos medicamentos e alimentos norte-americana (FDA) recomenda que crianças e mulheres grávidas não ingiram atum, nem mesmo de aquacultura.

3 – Batatas

As batatas que apresentem manchas verdes contêm uma toxina chamada glicoalcalóide, que não se elimina nem mesmo com a cozedura. Se for ingerida, pode causar náuseas, vómitos, diarreia, febre, alucinações, dores de cabeça, dores abdominais, alterações na visão, choque anafilático e até morte. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os estudos com glicoalcalóides são insuficientes para estabelecer uma dose tóxica. Porém, a OMS recomenda não ultrapassar os 300 gramas deste produto por dia. É importante ter cuidado antes de comer batatas pois este é um dos alimentos venenosos que você pode estar a ingerir e não sabe.

4 – Ruibardo

As folhas de ruibarbo contêm ácido oxálico que provoca pedra nos rins. Seria preciso uma grande quantidade de folhas de ruibarbo para matar, mas o seu consumo em pequenas quantidades é prejudicial, garantem nutricionistas consultados pela OMS. Portanto, evite-as a todo o custo.

5 – Mel

Quando o mel não é convenientemente pasteurizado, contém graianotoxinas. O seu consumo pode provocar cansaço extremo, suores, náuseas, fraqueza e vómitos durante mais de 24h00. Se consumido em excesso, pode desencadear uma intoxicação mortal.

Veja também:

Receitas Mágicas – 12 Mil Receitas

8 plantas venenosas para os seres humanos

Você guarda estes alimentos na geladeira? Isso pode não ser uma boa ideia!

8 erros na alimentação que nos fazem mal

6 – Amêndoas

As amêndoas precisam de passar pelo seu normal processo de torragem e cozimento. No seu estado natural, possuem cianeto, que pode ser perigoso e até fatal se consumido em grandes quantidades.

7 – Noz Moscada

Apenas 10 gramas de noz moscada podem ser suficientes para uma pessoa ter alucinações, náuseas e dores de cabeça. Doses mais elevadas podem causar até morte. Existem dois casos documentados de morte por noz moscada: um em 1908 e outro em 2001. Nunca esquecer que a noz moscada é uma substância alucinogénia, e por isso dos alimentos venenosos que você deve evitar.

8 – Cogumelos

Apesar de existirem técnicas a olho nu para identificar um cogumelo venenoso, não são infalíveis e todos os cogumelos de origem desconhecida são potencialmente perigosos. Existem milhares de espécies com várias características. Além das comestíveis, existem também as espécies venenosas e que podem ser facilmente confundidas com aquelas que tanto apreciamos.

9 – Tomates

Os caules e folhas do tomate também contêm glicoalcalóides, uma substância que pode causar graves problemas gastrointestinais. Geralmente, estas partes não são usadas na salada, mas realçam o sabor na hora de cozinhar. Se forem removidos antes do consumo, as hipóteses do veneno escapar em quantidades nocivas são menores.

10 – Sementes de cereja

A semente da cereja pode liberar ácido cianídrico, que pode gerar dor de cabeça, confusão mental e vómitos. Mas isso só acontece quando é consumida em altíssimas doses.

Esperamos que com esta matéria você tenha entendido que os alimentos venenosos apenas os são se consumidos com determinadas características, e que é importante consumir com moderação.



DEIXE UMA RESPOSTA

vinte − 20 =