As pessoas estão cada vez mais dispostas a procurarem uma alternativa para obter uma saúde mais adequada, que permite uma qualidade de vida mais apropriada e muitos benefícios ao organismo, buscando não apenas um corpo mais sarado, mas também, um organismo mais saudável.

Por isso, existem muitas dietas e alimentos que proporcionam vantagens para a saúde e que fazem parte do cardápio diário daqueles que se preocupam com o bem-estar próprio. Sendo assim, é importante entender a qualidade dos alimentos e a função que cada um possui para o organismo.

Dessa forma, hoje vamos fala um pouco sobre os benefícios do cacau e os efeitos que ele causa ao corpo humano. Se você é uma dessas pessoas que querem obter uma alimentação mais adequada, fique atento às dicas que oferecemos mais abaixo.

A História do cacau:

O cacau é produzido pela planta “Theobroma cacao” que, traduzida, significa “Alimento dos Deuses”. Esse produto é cultivado, principalmente, na África, na Ásia e nas Américas do Sul e Central e é considerado um dos alimentos mais funcional e importante para o corpo humano, ele surgiu na bacia amazônica e se desenvolve em regiões úmidas e quentes que possuem boa quantidade de sombras.

Sua composição trás muitos benefícios para a saúde do homem já que ele possui vitaminas, minerais e outras substâncias aliadas para a manutenção do corpo.

Ele é um forte aliado para a manutenção da saúde cardiovascular e no transporte do oxigênio através do organismo. Além disso, ele contribui para outros fatores que oferecem mais disposição e saúde. Dessa forma, abaixo segue as principais vantagens sobre o consumo do cacau.

Benefícios do cacau:

Dentre os benefícios estão:

1- Manter a saúde do coração:

Como foi dito anteriormente, o cacau é um ótimo amigo para a manutenção do coração, pois contém o polifenóis, uma substância que tem sido benéfica para a saúde deste órgão, pois ela controla a pressão arterial. Além disso, ele também contém magnésio que auxilia na sustentação cardiovascular.

2- Ajuda na perda de peso:

O cacau tem sido usado por quem deseja perder peso. Alguns estudos apontam que a substância encontrada no cacau, polifenóis, pode melhorar a sensibilidade à insulina e isso pode contribuir para a perda de peso. Além disso, outros produtos encontrados neste grão são antidepressivos naturais que ajudam na sensação de bem-estar e na permanência dos exercícios físicos e regimes.

3- Proporciona mais energia:

Para quem costuma ter uma vida mais corrida ou gosta de se exercitar, o cacau é uma excelente fonte de energia que ajuda a diminuir a ansiedade.

4- Antidepressivo natural:

Como foi dito acima, o cacau contém substância como a dopamina e serotonina que ajudam na prevenção do bom humor e da saúde mental.

5- Melhorar a funcionalidade cerebral:

De acordo com alguns estudiosos, os flavonoides, encontrados neste grão, ajuda às funções cerebrais a trabalharem mais adequadamente, pois aumentam o fluxo sanguíneo e do oxigênio para o cérebro.

6- Excelente antioxidante:

 

A concentração de antioxidantes do cacau é considerada uma das maiores, por isso, ele se torna um alimento completo. Os antioxidantes ajudam o sistema imunológico, combate problemas cardiovasculares e o surgimento de tumores. Além destes benefícios, os antioxidantes também retardam o envelhecimento.

7- Ótimo anti-inflamatório e antialérgico:

Apesar de ser benéfico para diversas áreas, o cacau vai além do que é esperado. Ele é um anti-inflamatório eficaz que combate muitos problemas de pele e outras regiões e um excelente antialérgico para quem sofre deste mal.

8- Melhor amigo das mulheres:

Além das vantagens citadas, o cacau também é um forte aliado das mulheres, pois ele diminui corrimentos vaginais, aumenta a lubrificação no local e diminui sintomas da TPM (Tensão Pré-menstrual) e as dores causadas pelo fluxo sanguíneo.

Este alimento deve fazer parte da rotina das pessoas, pois se trata de um produto natural que proporciona saúde, bem-estar e sensação de prazer, levando o indivíduo a ter mais qualidade de vida.

Se você gosta de cuidar do corpo e procura alternativas para manter uma vida mais adequada e saudável, então não deixe de experimentar os benefícios que o cacau pode trazer. Assim, certamente você conseguirá alcançar todos os seus objetivos de uma forma mais gostosa, desfrutando a qualidade que a natureza pode oferecer.

Ebook Grátis - 39 Receitas para Emagrecer



6 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

11 − 4 =