Um dos grandes problemas de quem se encontra fazendo dieta e quer perder peso, acaba por se descobrir como perder barriga, pois é um das partes do corpo que contém uma maior quantidade de gordura localizada. Para perder barriga não basta ter uma alimentação saudável, vai precisar de fazer exercício, pois precisa primeiro de perder a gordura, para depois ficar com uma barriga tipo tanquinho.

Se você não sabe como perder barriga, então continue lendo, pois nesta matéria vamos lhe dar algumas dicas e explicar que exercícios pode (e deve!) fazer.

Como perder barriga em 9 exercícios

Hoje em dia só não pratica exercício quem não quer. Há centenas de vídeos na internet que lhe mostram bastantes exercícios para realizar em casa, sem ter de gastar dinheiro na academia. Vamos lhe mostrar 9 exercícios que você pode fazer em casa e que vão contribuir para melhorar a sua postura, fortalecer a região abdominal (logo ajudam a perder barriga e aquelas gordurinhas localizadas) e aliviar a dor nas costas.

Pode optar por fazer apenas estes exercícios (no entanto vai demorar muito mais tempo até atingir os seus objetivos pois eles não vão queimar a gordura muito rapidamente) ou juntar uma corrida de 30 minutos no parquinho ou no paredão. Estes exercícios podem ser realizados entre 3 a 5 vezes por semana, com pelo menos 3 repetições de cada um (deve começar com 10 repetições e com o tempo aumentar, tentando sempre superar o que fez anteriormente).

Veja também:

Queima de 48 Horas – 3 Movimentos Testados para Perder barriga

Exercícios para tonificar a musculatura em casa

5 Alongamentos para o final do treino

Hidratos de carbono – Devemos ou não comer

1 – Burpees

Desça até ficar com as mãos no chão, enquanto salta com os pés para trás ao mesmo tempo e fica na posição de flexão com o peito no chão. Depois volte a subir, pés para a frente, salte uns centímetros e suba os braços durante o salto. Embora possa parecer complicado, os burpees são um dos exercícios mais completos que ajudam na questão de como perder barriga e gordura corporal, pois é um exercício de cardio e musculação.

burpees

2 – Agachamentos

Só precisa de afastar as pernas, posicionar os braços esticados à frente do corpo e agachar, como mostra a imagem. Pode realizar 10 repetições ou fazer durante 1 minuto o máximo possível de vezes (para quem está a iniciar-se a fazer agachamentos, poderá fazer com uma cadeira, sentando-se e levantando-se com uma postura correta). Quando estiver mais familiarizado pode juntar pesos ao exercício.

agachamentos

3 – Flexões de braços

Deite-se no chão e depois (numa fase inicial) apoie os joelhos no chão (a ideia será que com o tempo consiga retirar os mesmos do chão) e flita os braços como mostra a imagem. Pode fazer 10 repetições ou ficar 1 minuto nesta posição (faça como for mais confortável) tendo sempre em conta que deve ter cuidado com a sua postura para não forçar em demasia as suas costas.

 

flexões

4 – Escalador cruzado

Se você quer saber realmente como perder barriga, esse exercícios é um dos melhores. Para começar deve apoiar as 2 mãos no chão e permanecer na ponta dos pés (como se estivesse a fazer uma flexão), mantendo o corpo parado, esticado nesta posição. A seguir, deve esticar uma perna e jogá-la para o lado, como mostra a imagem, alternando as duas pernas durante todo o exercício (Pode fazer 10 repetições para cada perna ou durante 1 minuto).

escalador cruzado

5 – Prancha frontal

Deite-se de bruços (com a barriga para baixo) e coloque os cotovelos apoiados no chão, na linha dos ombros. Faça movimento para elevar o tronco, sempre contraindo o abdômen. Durante o exercício, mantenha o corpo totalmente reto, sem levantar o bumbum ou abaixar o quadril. Permaneça no alto de 5 a 10 segundos e repita por 6 vezes. Deve tentar de dia para dia aumentar o tempo em que está nesta posição, mas tenha cuidado para não forçar a coluna.

prancha

6 – Elevação lateral da perna

Deite de lado, deixando a coluna reta. As pernas devem ficar estendidas na linha do tronco, colada uma a outra. Apoie a cabeça em uma das mãos e deixe a outra no chão, à frente do tronco. Eleve as duas pernas juntas, sem separá-las, e solte devagar. Esse movimento vai contrair a lateral do abdômen. Para intensificar, é possível usar caneleiras. Faça 3 séries de 12 a 15 vezes para cada lado.

elevação perna

6 – Elevação com os joelhos dobrados

Essa opção é ideal para quem sofre com dores nas costas. Deitada, com a barriga para cima, flexione os joelhos em direção ao peito. Estenda as pernas de forma que os pés apontem para cima. Faça de 3 séries de 20 repetições.

elevação joelhos

7 – Prancha lateral

Você vai precisar deitar de lado e ficar apoiada no braço que está encostado no chão, mais especificamente no antebraço. O braço que estiver em cima pode ficar esticado ou junto ao corpo. Deixe o corpo estendido, com as pernas retas, apoiadas no chão. Nessa posição, abaixe o quadril até chegar próximo ao chão e eleve, por 30 segundos. Faça 2 séries de 10 e tente com o tempo ir aumentando o tempo de cada repetição.

prancha lateral

8 – Abdominal em V

Juntamente com o exercício Escalador cruzado, este também é um dos melhores exercícios no quesito de como perder barriga. Comece deitando-se de costas para o chão com as pernas retas, depois estenda as mãos atrás da cabeça e eleve as pernas juntas do chão e flexione o tronco, fazendo com que os braços possam ir de encontro às pernas. Expire quando você completa o movimento. Faça 3 ou 4 Séries de 15 repetições, deve ter muito cuidado ao fazer este exercício porque pode-lhe causar algumas dores no pescoço e nas costas.

abdominais

9 – Abdominal cruzado

Comece por se deitar de costas para o chão e de seguida flexione a perna cruze a outra perna, colocando o tornozelo sobre o joelho oposto. Coloque os braços para trás e eleve o tronco. Faça um movimento se rotação de modo que o cotovelo aponte para o joelho oposto, retornando para a posição inicial em seguida (tal como mostra a imagem). Pode fazer 3 ou 4 séries de 10 a 15 repetições, podendo repetir o movimento para o mesmo lado ou fazê-lo de maneira alternada, trabalhando ainda mais os músculos.

abdominal

Veja também:

Semana Detox 2.0 com Solange Frazão

[INVS] Skin Detox em 7 Dias – BAIXE O EBOOK GRÁTIS

O que é Detox e quais os benefícios para nossa saúde?

Emagrecer e ganhar massa muscular – como o fazer

13 Dicas para ajudar a perder a barriga

Não é apenas a realização destes exercícios que a vão ajudar a responder à questão de como perder barriga. Para o conseguir você vai ter de ser muito decidido e não vai poder desistir a meio, pois mesmo com esforço os resultados não vão aparecer de um dia para o outro. Vamos dar-lhe algumas dicas de como deve proceder para atingir o seu objetivo.

1 – Exercícios aeróbicos

A melhor combinação para perder a barriga é conciliar estes exercícios com exercícios aeróbicos (corrida, caminhada, dança, bicicleta). O ideal é iniciar com o exercício localizado e depois partir para os aeróbicos. Isso porque, quando você inicia os movimentos, o organismo utiliza como combustível o glicogênio, uma substância armazenada nos músculos. Ao terminar os localizados e começar a caminhada, o estoque de glicogênio já estará baixo e o seu corpo precisará recorrer a outra fonte de energia: a gordura. Assim, você vai emagrecer mais rápido do que se fizesse o contrário.

2 – Dose certa

Se você já estava sem praticar exercícios há muito tempo, é importante que tenha cuidado e intervale os mesmos. Deve começar por fazer dia sim, dia não e depois numa fase mais avançada deve fazer durante 2 dias e descansar 1. No entanto mesmo não fazendo os exercícios localizados todos os dias, pode fazer sempre uma caminhada de 30 minutos.

3 – Mude a forma de fazer

O corpo consegue habituar-se muito facilmente aos novos desafios, por isso mesmo, quando verificar que já não lhe custa tanto realizar o mesmo, começa a trocar a ordem dos mesmos assim como a intensidade. Diminua também o tempo de intervalo entre cada um dos exercícios. A alteração da forma de realizar os exercicios vai ajuda-lo na questão de como perder barriga, pois vai fazê-lo esforçar-se mais, logo queima mais gordura.

4 – Faça alongamentos

Embora por vezes as pessoas achem que fazer alongamentos é desnecessário, NUNCA, mas nunca mesmo salte esta parte do seu treino. Perca 5 minutos a alongar os músculos e no dia seguinte vai ver que não tem tantas dores como esperava.

5 – Alimentação

Uma das coisas mais importantes para conseguir entender como perder barriga (e qualquer tipo de gordura) é ter cuidado com a alimentação (pode ver a nossa matéria bem completa sobre alimentação saudável). É importante apostar nos termogénicos (aqueles que vão acelerar o seu metabolismo – gengibre, canela…) e ajudar a queimar mais gordura.

6 – Cortar as gorduras e os doces

Começar a praticar estes exercícios e depois chegar a casa e comer uma tablete de chocolate ou um pacote de batatas fritas como recompensa pelo exercício praticado não lhe vai trazer nenhum resultado emuito menos o vai ajudar na questão de como perder barriga. Deve evitar a todo o custo comer doces ou fritos para conseguir obter resultados e sentir-se mais confiante com o seu corpo, e assim perder barriga e gordura mais facilmente.

7 – Cerveja ao longe

Todos sabemos que um choupezinho no fim do dia cai bem, mas cada copo contêm aproximadamente 200 calorias (sabe quanto tempo tem que andar para perder 200 calorias?). Um choupe não faz mal, mas o consumo recorrente deste transforma-se em gordura localizada na sua barriga, por isso deve ser substituído por água (deve beber pelo menos 1,5 litros diários) ou por um chá sem adição de açúcares.

8 – Inclua fibras e proteínas

Os alimentos ricos em fibra (frutas, legumes, vegetais…) e as proteínas (ovos, peixe, carnes magras – aves) aumentam a sensação de saciedade, impedindo-a de comer aquela guloseima a meio da tarde que provavelmente iria acabar como gordura acumulada na região abdominal. No meio da tarde, se tiver fome opte por um alimento mais saudável, uma peça de fruta por exemplo.

9 – Postura correta

Embora ter uma postura correta não vá propriamente fazê-lo perder barriga, no entanto fato de ter a coluna mais direita puxa a barriga para dentro, dando lhe um aspeto mais reduzido. Pode fazer alguns exercícios de postura (ioga ou pilates) que o vão ajudar imenso a diminuir as dores que vai sentir no corpo depois da prática de exercícios.

10 – Evite comidas congeladas

As comidas congeladas além de terem um alto teor de corantes, conservantes e gorduras saturadas, contêm também sódio de forma a prolongar a sua durabilidade. O sódio quando consumido em excesso facilita a retenção de líquidos que provoca inchaço na zona abdominal. As suas refeições devem ser sempre confecionadas com produtos frescos que têm um maior teor de vitaminas benéficas para a sua saúde.

11 – Mantenha uma rotina ativa

O ideal para quem quer perder a barriga e outras gordurinhas acumuladas no corpo é a prática de exercício (pelo menos 30 minutos por dia), mas nem sempre isso é possível, assim, de forma a ter uma rotina mais saudável há pequenas alterações que pode fazer na sua vida como trocar o elevador pelas escadas, estacionar o carro um pouco mais longe do trabalho e ir a pé, ir passear o cachorro… Estas alterações devem ser conjugadas com a prática de exercício.

12 – Conheça bem o seu metabolismo

As mulheres têm tendência a engordar mais facilmente que os homens devido ao seu metabolismo ser mais lento, no entanto deve estar sempre atenta, porque se têm habitualmente um estilo de vida saudável e ganhou uns quilinhos que não sabe de onde apareceram, consulte um médico pois poderá ter algum problema de saúde (ex: hipertiroidismo).

13 – Não desista

Às vezes estamos tão entusiasmadas em começar a praticar exercício e ter uma alimentação saudável e conseguimos portar-nos bem durante um mês, e aí vamos ver os resultados, não há grandes alterações e ficamos desmotivadas. O importante é NUNCA desistir, pois o nosso corpo não é uma máquina, por vezes demora mais do que um mês para perdermos aquelas gordurinhas localizadas na zona abdominal, mas vai ver que se continuar a praticar exercício e a ter uma alimentação saudável, a longo prazo vai ter resultados muito positivos e vai ver que responder à questão como perder barriga não é assim tão díficil. A maioria das barreiras muitas vezes são criadas por nós.

Se você conciliar as nossas dicas de “como perder barriga” com alguns dos exercícios apresentados (e obviamente com uma corrida ou caminhada de 30 minutos diários) vai ver que ao final de 1 mês já conseguiu obter algumas melhorias e já começou a perder barriga.

Uma vez que lhe demos uma grande variedade de exercícios, deve fazer o seu próprio treino conjugando os mesmos de forma alternada para não criar habituação no corpo. Vamos começar hoje mesmo os exercícios e a planejar um cardápio mais saudável para sua vida? Diga para nós nos comentários, “Sim, eu vou perder barriga”.

emagrecer q48


7 COMENTÁRIOS

  1. Adorei os exercícios. Já estou fazendo a 2 semanas e já consigo ver uma barriga menor. VOu continuar Obrigado Prodidgital Saúde. Bjos.

DEIXE UMA RESPOSTA

nove + 15 =