Bem, falamos há bem pouco tempo de treinamento funcional, e nessa matéria referimos que existem alimentos funcionais que você deve ter em conta quando está fazendo dieta ou oa treinoa para ganhar músculo.

Nesta matéria vamos explicar-lhe o que são e quais deve comer, assim como quais são as suas vantagens.

O que são alimentos funcionais?

São alimentos que para além nutrirem o nosso organismo, têm outras funções ao nível metabólico e fisiológico. São, por isso, opções interessantes para serem incluídas na nossa alimentação diária, por serem promotores de saúde e reduzirem a probabilidade de incidência de algumas doenças.

A principal função dos alimentos funcionais passa por promover, de uma forma geral, uma boa saúde. Assim sendo, uma alimentação equilibrada é fundamental e faz-se da diversidade dos alimentos que ingerimos. Por isso há substâncias importantes a que devemos ter atenção.

8 substâncias funcionais que deve ter em conta

  1. Ácidos gordos polinsaturados (ômega 3)

Os ácidos gordos insaturados têm uma ação anti-inflamatória; ajudam também a reduzir o colesterol e favorecem a atividade cerebral. O ômega 3 é uma substância presente nos peixes gordos (salmão, sardinha, atum) que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares.

  1. Antioxidantes

Neutralizam a ação dos radicais livres, promotores do envelhecimento celular. Os antioxidantes estão presentes nos frutos vermelhos.

  1. Probióticos

Esta substância ajuda a promover uma boa saúde do intestino, ao promover o equilíbrio da flora intestinal.

  1. Pré-bióticos

Facilitam a absorção do cálcio pelo nosso organismo. Esta substância pode ser encontrada nos cereais, na fruta e nos legumes.

Veja também:

7 Frutas e vegetais que deve comer se está de dieta

  1. Esteróis vegetais

Ajudam a reduzir a absorção intestinal do colesterol.

  1. Isoflavonas

As isoflavonas reduzem os sintomas da menopausa e são uma substância anticancerígena.

  1. Catequinas

Reduzem a probabilidade de desenvolver alguns tipos de câncer, ajudam ainda a reduzir o colesterol e a reforçar o sistema imunológico.

  1. Fibras solúveis e insolúveis

As fibras reduzem a probabilidade de desenvolver câncer do cólon. Ajudam a tratar a glicemia e em sistemas de perda de peso por promoverem uma maior saciedade.

5 alimentos funcionais que deve incluir na sua alimentação

  1. Iogurtes

Ricos em Probióticos, ajudam na boa saúde gastrointestinal e são ótimos para que consiga manter-se saciado durante umas boas horas. Pode tomar antes do treino, pois estes alimentos funcionais ajudam imenso.

  1. Aveia

É um cereal que deve incluir na sua alimentação. Para além de ajudar a controlar o apetite, a aveia também ajuda no combate à hipertensão arterial e aos diabetes.

  1. Soja

A soja contém isoflavonas, substância que ajuda na prevenção de doenças do coração e no câncer, devido ao seu elevado poder antioxidante.

  1. Vinho tinto

Um copo deste tipo de vinho tinto por dia, rico em polifenóis, ajuda a prevenir as doenças cardíacas.

  1. Brócolos

Os brócolos são ricos em sulforonato um potente alimento antioxidante, e ainda em vitaminas C e E e minerais fundamentais para o nosso organismo (potássio, cálcio e ferro).

Estes são alguns dos alimentos funcionais que são encontrados com maior facilidade nos supermercados, e que você pode ter uma maior facilidade em comprar. E você já inseriu estes alimentos na sua alimentação diária?

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