Se você se importa com o seu bem estar e com a sua saúde, existem alimentos que você não deve consumir. Eles enganam o seu estômago e na verdade acabam por deixa-lo com muito mais fome do que estava e na verdade fazem mau à sua saúde.

Pensando em você que está preocupada com o bem estar e com a sua saúde, apresentamos-lhe os 12 produtos que provavelmente você consome, mas que não deveria.

12 produtos que não o ajudam no seu bem estar

1 – Cereais brancos (os de chocolate também são branco :p)

A farinha branca contém doses de açúcar que alteram os níveis de glicose no sangue e causam alterações na produção de insulina. Os cereais têm que conter pelo menos 5 gramas de fibra e menos de 5 gramas de açúcar por dose. Ingerir cereais brancos logo pela manhã é um ataque ao metabolismo, assim como diminuem o seu bem estar.

2 – Álcool

As bebidas alcoólicas não só estimulam o apetite, como diminuem a vontade de ingerir comida saudável. Porquê? De acordo com um estudo publicado na revista Alcohol & Alcoholism, três copos de bebidas alcoólicas podem diminuir em 30% a produção da hormona leptina, responsável pela sensação de satisfação e pela diminuição da fome.

3 – Refrigerantes

Repletos de açúcares artificiais e adoçantes, os refrigerantes dizem ao cérebro que vai receber energia. Calorias que afinal não chegam a entrar no corpo humano, aumentado a vontade de comer doces.

Veja ambém:

50 Receitas Para Emagrecer De Vez

Top 10 das tendências de alimentação para 2016

Sagu, a sobremesa que proporciona mais saúde e bem-estar

Conheça os principais benefícios do vinho

4 – Fast Food

Quase todos os ingredientes que são utilizados na conceção de comida rápida funcionam como bloqueadores dos neurotransmissores responsáveis pelo controle do apetite, como a dopamina e a serotonina. Combinado com altas doses de sal, que levam à desidratação, fazem com que tenha sempre vontade de repetir a dose (ou então que se sinta cheio durante muito tempo).

5 – Pão Branco

Um estudo realizado em Espanha, onde se analisaram os hábitos alimentares e o peso de 9.000 pessoas, revelou que quem comia duas ou mais doses de pão branco por dia tinha mais 40% de hipótese de ficar com excesso de peso num período de cinco anos.

6 – Sushi

São saudáveis, claro, mas não quando têm demasiado arroz e pouco peixe. Isto porque os rolos de sushi bombardeiam-no com cerca de 30 gramas de carboidratos, o mesmo que três fatias de pão branco. Por outro lado, os rolos de sushi são rapidamente digeridos, sem que contenham um número agradável de proteínas ou fibras.

7 – Salgados

Já pensou porque é que quer tanto comer doces depois de uma dose de batatas fritas? Além de conterem hidratos de carbono (carboidratos) de digestão rápida, estimulam a subida do valor da insulina. Devido a um fenómeno chamado saciedade sensorial específica, o ser humano sente que só saciou o seu estômago de salgados. O estômago de doces ainda está vazio. Prepare-se para comer o equivalente a dois estômagos.

8 – Sumos de fruta

É suposto serem saudáveis, mas contêm todos os açúcares que estão nas frutas e nenhuma da fibra que reside na polpa ou na casca. Ou seja, beber um copo de sumo faz disparar os níveis de açúcar no sangue, que depois baixam, deixando-o esfomeado. Junte a peça de fruta inteira ao sumo e adicione uma colher de manteiga de amendoim ou de proteína para equilibrar o nível de açúcar no sangue e aumentar a saciedade. Se está preocupado com o bem estar da sua saúde tenha cuidado com estes sumos.

9 – Enlatados

Os intensificadores de sabor – glutamato monossódico – presentes na comida chinesa de preparação rápida, legumes enlatados e carnes processadas, podem aumentar o apetite em 40%, segundo um estudo publicado na revista Obesity. Os consumidores habituais de alimentos com este aditivo são quase três vezes mais propensos a ter excesso de peso.

10 – Massa branca

Pelo mesmo motivo do pão branco, mas esta é ainda mais perigosa porque geralmente é ingerida em maiores quantidades. O recomendado é meio copo de massa por refeição, porém há quem coma quatro xícaras. Quando se enche o corpo de hidrato de carbono (carboidrato) simples, o pâncreas liberta mais insulina, logo reduz a produção da hormona que controla o açúcar. Dessa forma, os níveis de açúcar baixam muito rapidamente, aumentando a fome.

11 – Pizza

A farinha branca da pizza misturada com óleos, queijos processados e conservantes é uma autêntica bomba para os níveis de açúcar no sangue e para a produção de hormonas que regulam a sensação de fome.

12 – Pasteis e folhados

O açúcar branco e a farinha destes pastéis não têm fibra ou nutrientes. Podem saciá-lo no momento, mas em menos de uma hora voltará a ter fome. Escolha produtos de panificação produzidos a partir de grãos integrais e com pouco açúcar.

Depois de ler esta matéria, esperamos que corte estes alimentos da sua alimentação de modo a melhorar a sua saúde e consequentemente o seu bem estar.



DEIXE UMA RESPOSTA

sete − 3 =