Comer menos é meio caminho andado para conseguir perder peso. Muitas vezes achamos que é importante fazer poucas refeições por dia e comer em maior quantidade, no entanto isso é falso! Vamos dar-lhe a conhecer 8 truques para comer menos às refeições e ajudar a melhorar a sua dieta.

8 truques para comer menos às refeições

Há regras básicas e que devem fazer parte do plano alimentar de toda a gente, mas há umas mais surpreendentes do que outras. Fique a conhecê-las.

1 – Comece sempre a refeição com uma sopa

Sem grandes surpresas, a primeira técnica para evitar comer tanto durante as refeições é a sopa. A sopa é das melhores opções para este fim: além de ser um produto pouco calórico, sacia e é nutricionalmente muito rica: fornece muita água, vitaminas e fibras.

2 – Comece com uma salada mista

Nas situações em que  sopa não é a melhor opção — por não ter disponível, ou por ter muito sal ou batata — pode optar-se por começar a refeição com uma salada mista, com alface, rúcula, tomate, cenoura, cebola e espargos, por exemplo. É preciso, contudo, ter atenção às quantidades de sal e azeite utilizados. Por outro lado, pode substituir e abusar nas especiarias e que se utilize o limão como tempero. Ao começar a sua refeição desta forma, vai comer menos.

3 – Coma cenoura uns minutos antes da hora do almoço

É um alimento fácil de transportar, pouco calórico e uma excelente fonte de vitamina A. Pode comer cenoura uns minutos antes da refeição principal e, assim, controlar o apetite sem ter impacto no balanço calórico.

4 – Ou então tremoços

Esta é uma das maiores surpresas desta lista, já que são, tradicionalmente, conhecidos por acompanharem o choupe no final da tarde. No entanto, os tremoços pertencem ao grupo das leguminosas como o grão, feijão, ervilhas e são muito pouco calóricos, sendo que 66% do seu peso é apenas água.

A somar a isto, têm um bom teor de proteína e de fibras, sendo um alimento bastante saciante e com capacidade de controlar os níveis de glicemia. Há apenas um inconveniente: o nível de sal, sendo que deve passa-los por muita água antes de ingerir este alimento que vai fazer com que você comece a comer menos às refeições.

5 – Ou porque não azeitonas?

Já pode parar de evitar as azeitonas como entrada nos restaurantes pois estas são uma excelente fonte de gordura monoinsaturada. Por isso, seis azeitonas antes da refeição são uma excelente opção para controlar o apetite. Contudo, e à semelhança dos tremoços, também têm muito sal. Por isso, passe-as por água antes de comer.

6 – Meia hora antes do almoço, coma uma laranja

Há quem diga que é antes, há quem diga que só deve ser depois e ainda há quem diga que a fruta não deve ser ingerida próxima das refeições.
Esta é uma excelente opção para controlar o apetite até à refeição principal, quando ingerida no máximo 30 minutos antes. Mas saiba escolher: opte por frutas com casca, como maçã reineta, pêssego, ameixas ou citrinos. Nestes casos, a casca tem pectina [polissacarídeo presente na parede celular de plantas], que, em contacto com o meio ácido, assume uma estrutura de gel que sacia.

7 – Aposte num suplemento de glucomanano

Se o ato de comer antes da refeição não o agrada, então esta é a melhor solução: tome um suplemento de glucomanano, que é uma fibra obtida da raiz de uma planta que, em contato com a água, tem a capacidade de absorver até 100 vezes o seu volume, formando um gel que preenche parte do estômago, aumentando a sensação de saciedade.

Esta fibra deverá ser ingerida 30 minutos antes da refeição. Deverá também ter o cuidado de acompanhar a toma do suplemento com bastante água para assegurar que o conteúdo chega ao estômago e tem água suficiente para formar o gel.

8 – Coma a sobremesa no início da refeição

Mas não pode ser qualquer uma: apenas as que não têm adição de açúcar.

Estes são os nossos 8 truques para comer menos às refeições, e desta forma conseguir emagrecer e colocar a sua dieta a funcionar.

Veja também:

50 Receitas Para Emagrecer De Vez



DEIXE UMA RESPOSTA

17 − 15 =