O verão é marcado por muito calor, na verdade um calor intenso e insuportável. A estação traz consigo uma umidade relativamente baixa, e o nosso corpo precisa estar preparado para suportar as mudanças ocasionadas pela migração de estação.

Por mais que ainda não estejamos no verão, já podemos ter um prólogo de como a temperatura estará elevada neste verão. E para evitarmos a desidratação, temos que tomar certos cuidados, visto que a desidratação pode ocasionar uma série de complicações de saúde.

Logo mais estarei mostrando quais são as medidas cabíveis para evitarmos a desidratação. A desidratação é uma complicação que pode causar sérias complicações, e em alguns casos extremos, esta complicação pode inclusive levar o indivíduo ao óbito.

Como evitar a desidratação

como evitar a desidratação
Beba água:

Desidratação nada mais é do que a ausência de água em quantidades satisfatória no nosso corpo. Só para termos uma rápida ideia, o nosso corpo possui mais água do que qualquer outra coisa, ou seja, se faltar o líquido, a desidratação de fato ocorre.

Consuma pelo menos 2 litros de água por dia, essa quantidade se equivale aproximadamente a 8 copos em média.  Beber água é muito importante, e o consumo exacerbado deve ocorrer mesmo em períodos de baixa temperatura, como no inverno por exemplo.

Veja também:

Café a Bebida mais Saudável do Mundo

5 bebidas saudáveis que trazem muitos benefícios para a saúde

Beba sucos:

Beber apenas água pode se tornar algo monótono, não é mesmo? pois bem, uma alternativa para isso é o consumo de sucos, mas os sucos devem ser naturais, sucos de caixinha não contém nutrientes benéficos para a nossa saúde. Além dos sucos naturais, uma outra possibilidade de consumo são as vitaminas de frutas e até mesmo legumes.

Consuma alimentos ricos em água:

Existem determinados alimentos saudáveis, que contém grande quantidade de água. A exemplo das frutas, entre as frutas que mais contém água, podemos citar a melancia, que possui mais água do que pouca; além da maçã, pera, limão e laranja, etc. 

Além dos alimentos genuínos da terra, há outros alimentos saudáveis ricos em água que podemos consumir, como exemplo temos o leite, que é rico em diversos nutrientes benéficos, como é o caso da Vitamina D e do cálcio, ambos essenciais para os nossos ossos.

Veja também:

Alimentação saudável – Qual a importância

Não consumir álcool:

como evitar a desidratação 3As bebidas alcoólicas são diuréticas, em especial a cerveja. Ou seja, elas aumentam o fluxo de urina, e dessa forma a pessoa expele líquido em excesso, o que pode ocasionar uma desidratação. Portanto, procure evitar o consumo de tais bebidas no período de calor.

Caso haja o consumo de tais bebidas, procure consumir bastante quantidade de água, visto que a cerveja  irá expelir água do corpo, através da urina.

Evitar o sol:

A exposição ao sol pode causar a desidratação, isso ocorre pelo fato de que o nosso corpo perde água, e  se não houver uma reposição do líquido, com certeza você estará encrencado. 

Caso seja necessário o contato com o sol, procure não se expor depois das 10 ou antes das 16 horas. Durante este intervalo, a temperatura se eleva além da conta, o ideal é ter contato com  o sol antes das 10 ou depois das 16 horas, por no máximo 30 minutos.

Fonte: Ilove saúde

 



DEIXE UMA RESPOSTA

2 × 2 =