A alimentação é o fator primordial para a saúde da pessoa, pois pode melhorar significativamente a qualidade de vida, ajudando a melhorar a autoestima e a sensação de bem-estar. Dessa forma, existem diversos produtos alimentícios que proporcionam benefícios ao corpo, e citaremos abaixo alguns dos melhores alimentos para a saúde.

Atualmente, existem diversas campanhas que promovem uma vida mais saudável. Assim, as pessoas passam a conhecer os alimentos que permitem uma qualidade mais apropriada, evitando, inclusive, o surgimento de diversas doenças.

Apesar de existirem muitos alimentos industrializados, gordurosos e nada saudáveis, ainda assim, podemos encontrar no mercado alimentos ricos em vitaminas, proteínas e outras substâncias essenciais para a saúde e a para um bom funcionamento do organismo. Por isso, hoje, vamos falar sobre os 8 melhores alimentos para a saúde e as vantagens que eles oferecem ao corpo.

Os melhores alimentos para a saúde:

1- Feijão e lentilha:

O feijão é prato fundamental nas principais refeições de muitas pessoas. Contudo, há aquelas que não gostam de consumir este produto. Assim, as lentilhas podem entrar em ação, pois são tão benéficas quanto o feijão. Estes dois podem substituir a carne, pois são fontes de proteínas e calorias. Além disso, possuem uma concentração significativa de ferro. O feijão e a lentilha ainda possuem fibras e antioxidante. Excelentes para a manutenção da saúde e pode ser considerado o primeiro entre os melhores alimentos para a saúde.

2- Nozes:

As nozes são frutos que são comuns nas ceias feitas no dia de natal, no entanto, devem ser consumidos ao longo do ano, pois são fundamentais para uma vida mais saudável. As nozes são antioxidantes. Além disso, podem ajudar a controlar os níveis do colesterol. Elas também contribuem para combater a fadiga, o cansaço e a diabetes tipo 2. Por isso, é importante acrescentar estes frutos ao cardápio diário.

3- Iogurte:

Alguns iogurtes são meios probióticos que podem aumentar a imunidade, fortalecer os ossos, evitando problemas como a osteoporose e possui cálcio que ajuda a proteger o sistema nervoso. Apesar dos benefícios citados, é importante verificar a qualidade do produto e não exagerar no consumo. Pessoas alérgicas à proteína do leite ou à lactose devem procurar um iogurte específico. As pessoas que desejam perder peso podem substituir uma refeição por iogurte, já que ele oferece a sensação de saciedade. Assim, além das vantagens que ele oferece, a pessoa irá emagrecer com saúde.

4- Folhas verdes:

As folhas verdes estão sempre na dieta de pessoas saudáveis, pois já fazem parte das refeições. Elas são fontes de proteínas e fibras que ajudam a regular o intestino. Possuem vitaminas que auxiliam no combate a diversas doenças, aumentando, também, a imunidade. As folhas verdes contribuem para o tratamento da tireoide e tem ação diurética. Além disso, elas são descongestionantes, expectorantes, cicatrizantes e anti-inflamatório. Acrescente estes alimentos sempre que puder.

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5. Divide:

Essa semente é rica em fibras e possibilita controlar a diabetes e manter a saúde intestinal. Tem ainda, ação anti-inflamatória e combate os radicais livres. Para quem deseja emagrecer, a chia fornece sensação de saciedade, ajudando a perder peso.

6- Mirtilos:

Este talvez seja o alimento menos comum na dieta do dia a dia. Ele tem baixo índice glicêmico, são antioxidantes e possuem vitaminas. Assim, esta fruta ajuda a proteger a retina, as células nervosas do cérebro e a reduzir a possibilidade de desenvolver o câncer em alguns órgãos.

7- Abacate:

Uma fruta muito comum e que faz parte da vida das pessoas é o abacate. Além de ser uma fruta saborosa, ele oferece muitos benefícios para a vida. Ele é rico em vitaminas, potássio e ferro. Assim, ele ajuda a combater diversos cânceres, traz benefícios para os olhos, melhora os níveis do colesterol, previne doenças cardiovasculares e problemas cerebrais como o acidente vascular cerebral (AVC).

8- Chocolate amargo:

O chocolate é uma sobremesa muita apreciada no mundo. Muitas pessoas chegam a ter obsessão por este doce. No entanto, quando ele é consumido em pequenas porções, sem exageros, o chocolate é um ótimo aliado para a saúde, principalmente o amargo por conter maior porcentagem de cacau. Assim, ele ajuda e prevenir o AVC, fortalece o coração, proporciona sensação de bem-estar, melhora a circulação sanguínea e alivia crises de tosse. Uma ótima dica para quem não consegue ficar sem um doce após as refeições.

E aí, gostou das dicas? Que tal começar agora a montar o seu cardápio com os melhores alimentos para a saúde. Diga nos comentários abaixo qual desses alimentos já faz parte do seu cardápio.



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