As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde e o bem-estar. Por isso, hoje, nós podemos observar diversos produtos e métodos que são voltados para proporcionar uma vida mais saudável. Assim, existem diversos alimentos e bebidas que criados exclusivamente para este objetivo. Um bom exemplo é o famoso suco Detox, que permite mais qualidade de vida, ajudando a controlar o peso. No entanto, o que poucos sabem é que existem outras bebidas que, quando consumidas de forma moderada, trazem muitas vantagens para a pessoa. Este é o caso do vinho. Sendo assim, vamos mostrar os principais benefícios do vinho.

Benefícios do vinho:

O vinho, além de ser um ótimo produto utilizado para confraternizar com os amigos ou com pessoas especiais, ele possui diversos benefícios para a saúde. Além de saboroso, ele pode prevenir diversas doenças. As principais vantagens são:

1- Redução de risco de doença renal:

Alguns cientistas comprovaram que o consumo moderado do vinho pode prevenir doenças renais. Uma excelente notícia, já que estes problemas afetam boa parte da população. A pesquisa foi realizada na Universidade do Colorado, através dela, foi verificado que ao consumir uma pequena quantidade desta bebida, doenças renais crônicas são controladas ou, até mesmo, evitadas.

Veja também:

Sagu, a sobremesa que proporciona mais saúde e bem-estar

8 principais benefícios da pipoca de milho

Benefícios do azeite de oliva para a saúde

Conheça os 8 benefícios do cacau para a saúde

2- Ajuda no sistema imunológico:

O vinho ajuda a melhorar o sistema imunológico, o que preveni o surgimento de diversas doenças. Além disso, o vinho tinto possui uma substância que permite controlar o ganho do peso. Alguns estudos comprovaram que o resveratrol (substância existente no vinho tinto) ajuda a reverter os sintomas da obesidade.

3- Ajuda a combater os efeitos negativos do sedentarismo:

O sedentarismo é o maior provocador de doenças como as cardíacas. Por isso, consumir um cálice de vinho pode evitar problemas cardiovasculares e outras doenças, aliviando os sintomas negativos provocados pela vida sedentária.

4- Melhora o desempenho físico:

Para quem costuma praticar exercícios físicos, esta é uma ótima notícia, pois o vinho possui um antioxidante natural que ajuda na melhoria do desempenho físico, melhorando o fluxo sanguíneo e, consequentemente, as funções cardíacas e circulatórias do organismo.

5- Previne problemas cerebrais e trombose:

Por melhorar a circulação sanguínea, o vinho previne a trombose. Um excelente produto que pode melhorar a condição de pessoas que possuem doenças circulatórias. Além disso, esta bebida combate o acidente vascular cerebral, o famoso derrame. Assim, é normal que, em alguns casos específicos, o profissional da saúde possa indicar o consumo de um cálice pequeno dessa bebida no dia a dia.

6- Controla a pressão arterial e os níveis de colesterol:

Para quem sofre de pressão alta é indicado consumir, moderadamente, um cálice de vinho, pois ele ajuda a controlar a pressão arterial. Os níveis de colesterol também são controlados com o consumo tranquilo da bebida, principalmente o tinto.

7- Minimiza os efeitos do cigarro:

Para os fumantes de plantão, talvez este seja o principal benefício do vinho. Ele minimiza os efeitos do tabaco em relação aos vasos sanguíneos, provocando o relaxamento ou a vasodilatação dos mesmos, melhorando o fluxo do sangue pelo corpo, contribuindo para a saúde do coração.

8- Possui efeitos anticoagulantes:

Engana-se quem pensa que para ter este benefício é essencial ingerir ao menos um cálice por dia, pois pesquisas indicam que as pessoas que consome o vinho esporadicamente adquirem a mesma vantagem que os consumidores diários, já que esta bebida diminui a quantidade da proteína fibrogênica que promovem a formação de coágulos sanguíneos.

9- Previne o Mal de Alzheimer:

A substância resveratrol encontrada na bebida, também, produz efeito neuro protetor. Isso auxilia na prevenção desta doença que atinge boa parte dos idosos. Além deste problema, a demência também é controlada e prevenida pelo vinho. Confira também este artigo sobre Alzheimer e como evitar futuros ataques.

10- Previne o aparecimento da arteriosclerose:

Esta doença está relacionada a degeneração das artérias, assim, os vasos não conseguem ser dilatados adequadamente. O consumo do vinho ajuda a controlar os sintomas ou, até mesmo, prevenir o surgimento desta patologia, já que o álcool desta bebida mantém a saúde dos vasos devido à formação de óxido nítrico.

Além destes benefícios do vinho, existem outras que proporcionam uma qualidade de vida mais adequada. Contudo, é importante ressaltar que, para consumir qualquer produto com o objetivo de melhorar a saúde, é fundamental procurar ajuda de um médico, pois existem casos que são necessários tratamentos rigorosos e acompanhamento do profissional.

E aí, você tem hábitos de tomar vinho diariamente? Se não, então comece hoje mesmo e tenha uma vida mais saudável. E se você já toma, então diga nos comentários o que melhorou na sua saúde depois que começou a tomar essa bebida.

Ahh, e não deixe de inscrever seu email logo abaixo para receber, semanalmente, mais dicas e informações como essa.

 



DEIXE UMA RESPOSTA

quinze − nove =