Muitas pessoas procuram manter uma vida mais saudável de acordo com uma boa alimentação e praticando exercícios físicos. No entanto, algumas vezes os alimentos ricos em fibras e proteínas não são muito consumidos devido à falta de informação sobre essas substâncias. Por isso, hoje iremos apresentar uma das proteínas mais benéficas para a saúde das pessoas, a Quinoa.

Conhecendo a Quinoa:

A quinoa é uma proteína que pode ser encontrada em grão, flocos e, até mesmo, em farinha e ela proporciona benefícios para a musculatura corporal e para o coração.
Considerada um pseudo cereal, ela é encontrada na região dos Andes e possui nutrientes semelhantes aos dos cerais como o arroz e o trigo. Além disso, ela contém todos os minerais que o corpo necessita para manter um bom funcionamento.

Esse nutriente foi considerado pela Academia de Ciências dos Estados Unidos e pela Organização das Nações Unidas um dos alimentos mais completos atualmente e que trás benefícios ao consumidor.

Valores nutricionais da Quinoa:

A quinoa é rica em fibras e possui a quantidade de calorias, gorduras e carboidratos ideal para a saúde, de acordo com estudo realizado na Universidade Estadual de Campina. Por isso, ela pode se tornar essencial na vida de quem a consome, trazendo vantagens para todo o organismo. Além disso, proporciona outros benefícios para a vida da pessoa.

Benefícios da Quinoa:

Além de ser fonte de proteína, esse alimento pode ocasionar outras vantagens como:
• Ser um regulador de intestino: Por conter fibras, a quinoa ajuda a regular o intestino, diminuindo inchaços abdominais. Muitas pessoas possuem problemas intestinais, principalmente as mulheres. Por isso, ao agregar essa proteína ao dia a dia, o intestino passa a trabalhar de maneira mais correta, permitindo alívios e um bom funcionamento do órgão.
• Retarda o envelhecimento: Esse alimento ajuda a combater a velhice precoce e retardar o envelhecimento da pele. Ideal para quem deseja manter uma pele bonita e jovial por mais tempo.
• Aumenta a disposição: Uma das maiores queixas atualmente é a falta de ânimo para realizar as tarefas do cotidiano. Para quem passa por esta situação, essa proteína contribui para aumentar a disposição, recuperando a sensação de bem-estar. Ela ainda auxilia na restauração das fibras musculares desgastadas pelas atividades físicas.
• Controla os níveis de colesterol e triglicérides: A quinoa ajuda na prevenção contra problemas relacionados ao colesterol. No entanto, para quem já possui níveis alterados, ela contribui para regulá-los, permitindo uma melhor qualidade de vida.
• Combate a anemia, doenças do fígado e urinários: Se você está com estes problemas, é importante consumir essa proteína, pois ela ajuda a tratar e prevenir patologias que possam ocorrer no organismo. Excelente opção para as gravidas que, neste período, costumam apresentar anemia.
Além destes benefícios citados, a quinoa ajuda a prevenir doenças cardíacas e câncer, principalmente o câncer mamário. Sendo assim, é um alimento que deve fazer parte do cardápio diário.
Se você é uma pessoa que, apesar de cuidar da saúde, não gosta de consumir este tipo de alimento, existem diversas receitas deliciosas com quinoa. Você pode, inclusive, misturar este produto com iogurte e frutas, deixando a refeição mais saudável e gostosa.

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Como consumir:

A quinoa pode ser consumida da forma que você desejar. Há pessoas que consomem, até mesma, crua. Mas você pode acrescentá-la na comida, no leite ou em receitas. Basta deixar a seu gosto e usar de uma forma correta. Geralmente, é indicado que o indivíduo consuma uma porção por dia, pois ela é fonte de fibra e pode causar certo desconforto intestinal quando for consumida em excesso.

Onde comprar:

Você pode encontrá-la em casas de produtos naturais e, até mesmo, em supermercados. Há diversos tipos de quinoa como:
1- Grão: Você pode encontrar a quinoa em grão e em diversas tonalidades. No entanto, todas possuem os mesmos nutrientes.
2- Flocos: Este formado é o mais utilizado por quem não gosta de mastigar os grãos. Ele é fácil de ser misturado com sucos e vitaminas.
3- Farinha: Para quem gosta de colocar fibras nas refeições, está é uma ótima opção, pois pode ser usado junto com o tradicional arroz com feijão.
4- Folhas: Em alguns lugares você pode encontrar as folhas da quinoa e utilizá-las refogadas e misturadas com outros ingredientes.
Independente do tipo de quinoa a ser adquirida, é fundamental incluí-la na alimentação para conquistar uma qualidade de vida mais adequada, repleta de saúde e bem-estar.

E aí?! Que tal começar agora a consumir esse que está sendo considerado um dos melhores alimentos do mundo. Conte nos comentários abaixo se você já está consumindo-o ou vai começar a consumi-lo.

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