Uma boa alimentação é algo fundamental para a saúde da pessoa, por isso, é importante manter uma dieta adequada que proporciona uma vida saudável e repleta de benefícios. Sendo assim, hoje, é comum encontrarmos diversos alimentos que causam este resultado e que estão sendo consumidos, cada vez mais, por aqueles que procuram seguir um ritmo mais adequado.

Apesar da maioria destes alimentos serem naturais, poucos sabem que algumas sobremesas, além de serem saborosas, contribuem para estes resultados. Dessa forma, hoje, vamos falar sobre o Sagu, um doce consumido no mundo, mais ainda pouco conhecido em algumas regiões do Brasil, que certamente trará benefícios em vários sentidos.

O Sagu:

O Sagu é uma felícula extraída de diversos tipos de palmeiras que é chamado, popularmente de “saguzeiros”, e é um dos alimentos mais consumidos no Oriente Médio. A extração ocorre no tronco dessas plantas e elas costumam crescer rapidamente nas planícies e pântanos de águas doces dos trópicos.

saguzeiros
Saguzeiros

Além disso, ele também pode ser retirado da mandioca, fazendo com que este produto seja considerado, por muitos, uma tapioca diferenciada.

Sagu de mandioca:

Além de sua extração das palmeiras, como oi dito anteriormente, o Sagu também pode ser feito de tapioca, um amido da raiz da mandioca, tornando-se muito popular na América do Sul, na Ásia e na África. Isso ocorreu – de acordo com o dicionário Houaiis da língua portuguesa – quando os portugueses associaram a palavra “Sagu” com a goma que os índios extraíam da mandioca.

Sagu de mandioca
Sagu de mandioca

Esse alimento é apresentado em forma de doce, feito a base de vinho, sucos ou leite. Porém, poucos consumidores sabem os benefícios que essa sobremesa deliciosa pode proporcionar para a saúde humana. Abaixo, listamos algumas dessas vantagens.

Benefícios do Sagu:

O Sagu é vendido em forma de bolinhas pequenas, brancas e duras. Após o cozimento, ele cresce e fica transparente. Apesar de ser servido como um doce, este poderoso alimento pode melhorar consideravelmente a saúde em geral.

Sagu cru
Sagu cru

Assim, mostraremos os principais benefícios que o Sagu pode trazer.

1- Aumento de energia:

Por ser um amido puro, ele é altamente calórico, podendo ser consumido antes ou após um treino intensivo. No entanto, para aqueles que estão tentando perder peso, é importante controlar o consumo deste alimento, já que pode ocorrer ganho de peso considerável. Além disso, ele proporciona energia, já que se trata de uma fonte de carboidrato complexo. Por isso, aqueles que gostam de malhar e desejam aumentar a massa muscular e o ganho de peso, o Sagu é um excelente alimento, pois irá contribuir para o alcance deste objetivo mais rapidamente.

2- Ajuda na digestão:

Além de ser fonte de energia, o Sagu também contém alto teor de fibra alimentar. Ele ajuda na boa digestão e na regulação do intestino. Com isso, ele ajuda a eliminar resíduos alimentares através do aparelho digestivo. Além desses benefícios, ele evita o câncer de cólon, remove o colesterol ruim e reduz o nível de ataque cardíaco e de derrames.

3- Melhora a circulação:

Este alimento contém ferro, um mineral essencial para a saúde do corpo, já que ele tem papel fundamental na formação das células vermelhas. Assim, ele ajuda a prevenir a anemia e melhorar o fluxo de oxigênio no organismo.

4- Fortalece os ossos:

Como foi dito anteriormente, o Sagu contém ferro e cálcio. Esses minerais são essenciais para a proteção e desenvolvimento ósseo. Consumir este alimento ajuda a recuperar a densidade dos ossos que diminui devido à idade, impedindo, assim, a osteoartrite, a osteoporose e flexibilidade reduzida.

5- Benefícios metabólicos:

Apesar de não ser uma fonte rica em proteína, ainda assim, ele é uma porta para obter esta substância que é essencial para a construção dos músculos, cicatrização, proteção do sangue e respiração.

Apesar de todas as vantagens citadas, é importante ter certos cuidados, pois o Sagu comprado em lojas especializadas é inofensivo à saúde, porém, a substância contida na raiz da mandioca, quando consumida de forma crua ou sem uma preparação adequada, pode ser tóxica, devido ao cianeto encontrado nela.

Consumindo de forma apropriada, o Sagu é um alimento que deve fazer parte do cardápio, já que se trata de algo gostoso e saudável, proporcionando bons resultados e permitindo uma vida repleta de saúde e benefícios.

E você gosta de sagu? Conhece alguma receita deliciosa de sagu? Então compartilhe com todos nos comentários abaixo.

 



DEIXE UMA RESPOSTA

dois × um =