É um erro ir para a cama com muita fome e não é isso que o vai fazer você emagrecer. Mas deve pensar bem no que come. Existem diversos snacks que pode comer antes de dormir e que lhe vão fazer bem. Fique a conhecer os 8 alimentos que deve comer de noite (o pão está completamente fora de hipótese!)

8 alimentos que pode e deve comer antes de dormir

1 – Gelatina

Há gelatinas com um nível calórico muito baixo, como as dar marca Royal, que em cada embalagem individual tem 10 calorias. É um snack leve e baixo em calorias. E tem mais vantagens, pois além de ser fresco, o seu sabor doce combate a vontade de atacar os doces da geladeira. Outro fator que faz com que se fique saciado são as proteínas que a gelatina contém.

2 – Queijo quark

Pode consumir à ceia, mas sempre com moderação. O queijo quark é rico em proteína, tem pouco açúcar e gordura. Existem marcas que vêm com este produto batido, ou seja, pode combiná-lo com outros alimentos (saudáveis) como as nozes.

3 – Iogurte com canela

Tem proteínas, cálcio e vitaminas do complexo B que ajudam a promover o trânsito intestinal e melhoram a saciedade. Também é rico em triptofano, um percursor da serotonina responsável por baixar os níveis de estresse, ou seja, tranquiliza, o que faz com que seja uma ótima opção de snack para comer antes de dormir.

Veja também:

Você guarda estes alimentos na geladeira? Isso pode não ser uma boa ideia!

Curta a página da Proddigital Saúde no Facebook

Contudo, há cuidados a ter, devendo optar por iogurtes com baixo teor de açúcar, adicionando a canela que dará um sabor ótimo.  A canela é um termogénico natural, o que ajuda no  funcionamento do metabolismo. Se assim for, só vai consumir cerca de 60 calorias antes de dormir.

4 – Nozes

Embora sejam ricas em nutrientes bons, os frutos secos são calóricos, por isso devem ser consumidos com moderação. As nozes são ricas em gordura monoinsaturada, selénio e proteínas, e por isso equilibram os níveis de colesterol e saciam a fome. Basta comer três nozes para se sentir satisfeito. Esta quantidade já equivale a 80 calorias.

5 – Sementes de gergelim

As sementes são fonte de fibra, proteínas e gordura mono e polinsaturada. Para além disso são também ricas em triptofano, ou seja, vai ficar mais calmo e adormecer melhor depois de as comer. Ainda assim, dez gramas de sementes de gergelim têm 59 calorias, por isso deve consumir este produto com moderação. Uma ótima solução para comer estas sementes é acrescentá-las ao iogurte.

6 – Bagas de goji

Vêm em pacotes, mas não o pode comer todo, pois uma mão basta para deixá-lo saciado. É rico em antioxidantes, em proteínas, ajuda a fortalecer o sistema imunitário e diminui os níveis de estresse. Por terem um sabor doce, enganam e saciam evitando que recorra a snacks carregados de açúcares simples. Pode misturá-las com outros frutos secos ou comê-las frescas em forma de infusão. Estas bagas são ótimas para comer antes de dormir.

Veja também:

Quinoa: A proteína poderosa para a saúde

8 alimentos para plantar em casa e ter uma Alimentação Mais Saudável

7 – Sementes de chia hidratadas com fruta

É um superalimento rico em fibras, proteínas e pode, perfeitamente, fazer parte de uma ceia saudável. Uma das formas de comer estas sementes é com fruta: deixe-as dentro de um pote com fruta batida durante o dia e coma-o à noite. A fibra das sementes ajudará a manter a saciedade e a controlar o aumento da glicémia (açúcar no sangue) provocado pela peça de fruta.

8 – Flocos de aveia

Esta é uma sugestão mais direcionada para quem gasta muita energia durante o dia, por exemplo, atletas e pessoas que treinam muito. O ideal é adicionar uma ou duas colheres de aveia numa ceia saudável. O teor de proteína, hidratos de carbono complexos e fibra ajudam a recuperar do esforço, não elevando demasiado os níveis de glicémia.

Estas são os 8 snacks que pode comer antes de dormir e que não lhe vão fazer mal. O importante é ter sempre cuidado com a quantidade que come.

Ebook Grátis - 39 Receitas para Emagrecer



DEIXE UMA RESPOSTA

quatro × um =