Sejam 5kg ou 20kg todos nós gostaríamos de emagrecer e ter um corpinho mais sarado, certo? Perder aquele pneuzinho, acabar com a celulite… todos queremos emagrecer e ganhar massa muscular.

Vamos dar-lhe algumas dicas que deve adotar para conseguir cumprir o seu objetivo.

Alimentação como método para emagrecer e ganhar massa muscular

Este é um fato crucial com que todos concordam. Para ter uma vida mais saudável tem que ser organizado e ter uma alimentação saudável. De que vale treinar todos dias na academia, se depois do treino vai comer um hambúrguer cheio de gordura, acompanhado com um refrigerante cheio de açúcar e um gelado de chocolate? Se não for cuidadoso com a alimentação ir à academia não vai trazer-lhe nenhum resultado.

Veja também:

Como ganhar peso sem usar suplementos

Se o seu objetivo é ganhar peso, deve consumir mais calorias do que aquelas que gasta, no entanto se o seu objetivo for emagrecer e ganhar massa muscular, deve consumir menos calorias do que aquelas que gastam.
É tão simples como isto…

Organização Alimentar

Quando tem um objetivo deve focar-se em cumpri-lo e por isso é importante ter sempre um plano alimentar associado ao seu treino. Depois do treino é quando tem que cumprir, rigorosamente, com o mesmo.

É importante saber o que comer, quando comer e as quantidades que devem ser ingeridas para que consiga emagrecer e ganhar massa muscular (acabando com esse pneuzinho que está na sua barriga).

Pode utilizar uma calculadora de IMC (Índice de Massa Corporal) para obter a informação do número de calorias máximo que pode comer diariamente.

Desporto

OK, já temos todo o cuidado com a alimentação mas, no entanto, se está todo o santo dia em casa a ver TV, ou se trabalha sentado e não faz nenhum tipo de desporto, acha mesmo que vai a algum lado?

Fazer uma caminhada no calçadão, correr (já viu essas dicas para quem quer começar a correr?), nadar, ginásio, BTT, são desportos que irão ajuda a conseguir atingir os seus objetivos. Encontre um desporto que goste de fazer, e não se sentirá “obrigado” a treinar.

Veja também:

Segredos da Musculação – Conquiste Músculos Rígidos com as Técnicas Certas

Progresso

Uma das melhores coisas para a nossa própria motivação é sabermos o quanto estamos a evoluir e a progredir e que estamos um pouco mais próximos de alcançar aquilo a que nos propomos.

Deve sempre saber a sua evolução durante o período de mudança corporal, não só para manter a motivação necessária para a jornada, como também para um dia mostrar ao mundo o quão forte e quão sofrida foi a sua mudança.

Fotografias, pesagens, medidas corporais, são pormenores importantes que deve sempre ter em conta quando quer emagrecer e ganhar massa muscular.

É importante que não faça diariamente este tipo de avaliação, pois as mudanças não ocorrem de um dia para o outro. Deve fazer essa avaliação de duas em duas semanas ou mensalmente.

Dormir

Está mais do que provado cientificamente que dormir faz com que o corpo queime mais calorias do que quando está acordado.
Uma grande parte da perda de massa gorda e ganho muscular acontece durante o sono e sem o seu sono de “beleza” não vai conseguir obter os resultados esperados.

Durante o sono, o nosso corpo queima calorias para que a “máquina” não se desligue. Durante o sono a nossa hormona de crescimento aumenta o seu impulso para que haja um melhor crescimento de massa muscular e por sua vez baixe ainda mais a massa gorda.

Se não dormir está a inibir o seu corpo de gastar e queimar calorias (55% a 60% a menos de calorias queimadas).

Aproveite as nossas dicas, e diga-nos o que achou e se conseguiu atingir o seu objetivo de emagrecer e ganhar massa muscular.



4 COMENTÁRIOS

  1. Legal as dicas. Estou precisando muito ganhar massa muscular. Tenho 1,67 de altura e peso 50 kg, estou muito magra. Acompanho sempre a Proddigital Saúde e está me ajudando muito na minhas metas. Obrigado. Beijos.

DEIXE UMA RESPOSTA

5 + catorze =