As pessoas que fazem dietas, geralmente, passam pelo sofrimento constante de ter que recusar delícias culinárias e sobremesas. Essa guerra psicológica entre a vontade de comer e a obrigação de manter o peso acaba gerando grande inquietação. Será mesmo necessário fazer tantos sacrifícios em busca do emagrecimento e de um corpo perfeito?

Para médicos e nutricionistas, o segredo para viver saudável e de bem com a balança é a reeducação alimentar e não o sacrifício. Quem consegue se alimentar de forma equilibrada no dia a dia pode sim abrir algumas exceções e saborear um prato especial em determinados momentos.

O grande problema da alimentação contemporânea é que as pessoas querem comer tudo ao mesmo tempo, em grandes quantidades e, de preferência, no sistema fast food, que é mais rápido e prático, porém mais artificial, processado, condimentado e nada saudável. Se a comida não sai da sua cabeça, mas você precisa emagrecer, confira algumas dicas de especialistas em nutrição para promover o emagrecimento com saúde!

Como emagrecer comendo alimentos saudáveis?

O primeiro passo para emagrecer com alimentos saudáveis é procurar um médico ou nutricionista para iniciar o processo de reeducação alimentar. Não se iluda com dietas milagrosas, remédios ou sistemas restritivos de alimentação que só podem prejudicar sua saúde. A única maneira de emagrecer com saúde é seguindo uma dieta equilibrada e praticando exercícios físicos diariamente.

Para emagrecer com uma alimentação saudável, você terá que estabelecer horários para as refeições, terá que deixar de lado os lanchinhos e ataques à geladeira ou aos doces no meio do dia e, principalmente, terá que buscar alimentos saudáveis, orgânicos e muito variados. As frutas, os legumes, as verduras, as fibras e os cereais integrais terão que fazer parte da sua alimentação diária.

De acordo com a associação Weight Loss Registry (WLR), dos Estados Unidos, o processo e o método de emagrecimento deve ser calculado individualmente para cada pessoa, pois cada um de nós tem carências alimentares e necessidades específicas de nutrientes, vitaminas e substâncias que possam estimular o metabolismo e fomentar o emagrecimento.

Na hora de buscar uma orientação alimentar, fatores emocionais e físicos devem ser levados em conta. Converse com seu médico ou nutricionista e relate suas principais dificuldades para manter a dieta.

Dicas saudáveis de emagrecimento

Para emagrecer com saúde é necessário adotar alguns comportamentos, como:

1 – Diminuir o consumo de carboidratos – Uma alimentação saudável deve ter pouco açúcar e trigo.

2 – Aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes – Segundo especialistas, é preciso comer cinco porções de frutas, legumes e verduras por dia.

3 – Reduzir o consumo de carnes com alto teor de gordura – A carne é fundamental para a dieta, pois é fonte de proteína. Contudo, é fundamental dar preferência a carnes magras, como frangos, peixes e alguns cortes bovinos com menos gordura.

4 – Evitar frituras – Consuma os alimentos cozidos ou grelhados. A fritura é um ponto forte no processo de ganho de peso.

5 – Disciplina – É preciso comer nos horários certos das refeições. Faça, pelo menos, seis refeições por dia: desjejum, lanche do período da manhã, almoço, lanche do período da tarde, jantar e ceia. Comendo de três em três horas, você estimula o funcionamento do metabolismo e prolonga a sensação de saciedade.



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