Cada vez mais a dieta faz parte do estilo de vida saudável que a maioria dos brasileiros está a adotar. Ao longo dos últimos anos têm havido bastantes alterações nos hábitos alimentares (estamos cada vez a ficar mais saudáveis) mas também no que respeita a prática de exercício físico (seja em casa, na academia ou até mesmo no parquinho).

Pensando em você que está começando a sua dieta vamos dar-lhe algumas informações importantes, como alimentos que deve comer, verdades e mitos sobre a dieta e alguns exercícios que pode fazer para perder peso mais facilmente.

Mitos e verdades sobre a dieta

Muita coisa se fala quando o assunto é dieta, no entanto você sabe quais são os mitos e quais as verdades sobre este assunto? Vamos esclarecer as suas dúvidas

1 – Alguns alimentos não têm gordura –  MITO 

Todos os alimentos têm gordura, mesmo um peito de perú grelhado tem gordura. Portanto, para poder perder peso elimine frituras definitivamente da sua dieta e use apenas azeite de oliva ou óleo de girassol (mas em pequenas quantidades porque estes alimentos são ricos em calorias).

Quando cozinhar os alimentos, evite ao máximo usar óleo, pois não é um tempero e não agrega nenhum sabor aos alimentos. Para se ter uma ideia, carboidratos e proteínas têm em torno de 4 calorias por grama, enquanto gorduras têm mais do que o dobro.

2 – É possível comer comida saudável em fast food –  VERDADE 

Muitas pessoas têm a ideia que as cadeias de fast food apenas vendem comida frita e cheia de gorduras, no entanto existem cada vez mais restaurantes deste tipo a apostar em comida saudável. Portante se você aprender a comer de forma correta não tem mal em comer nestes locais. Cada vez mais eles têm grelhados, saladas e outros alimentos saudáveis. Fique de olho na quantidade e na forma de preparo dos alimentos, preferencialmente sem gordura e jamais fritos.

3 – Água quente em jejum queima gordura? –  MITO 

Queimar gordura e perder peso vai depender da quantidade/qualidade dos alimentos que você ingerir ao longo do dia, e das calorias que eliminar. Existem alimentos que podem acelerar o metabolismo e por isso são ideais para perder peso. No entanto beber água quente em jejum, chá quente depois das refeições não elimina nenhum grama de gordura que você ingerir ou a que você tem em seu corpo. O ideal é eliminar a ingestão ou diminuir ao máximo a quantidade de gordura ingerida e praticar exercícios aeróbicos.

4 – Comer em frente do televisor engorda? –  VERDADE 

Quando estamos a ver televisão ou a jogar video game não damos pelo tempo passar e muito menos pela quantidade de “gordices” que estamos a ingerir. A maior parte das pessoas está sempre na sala com um pacote de batatas fritas, ou bolachas ou até mesmo snacks (pouco saudáveis) e vai comendo, e quando dá conta o pacote já está vazio. Se você fizer as refeições e lanches na copa ou na sala de jantar, estará menos propenso a se distrair e provavelmente estará mais ciente de o quê e quanto está comendo.

5 – Tudo o que é produto natural é bom para a saúde? –  MITO 

Um produto que é considerado natural não é necessariamente seguro para sua saúde. Alguns produtos vendidos na televisão sem orientação de um médico geralmente não são testados cientificamente para comprovar se são seguros ou funcionam. Verifique com seu médico antes de usar qualquer produto natural ou à base de ervas para emagrecimento. Você pode estar deixando de tratar-se adequadamente, subestimando os riscos.

6 – Para perder peso é preciso comer em pequenas quantidades? –  VERDADE 

Para funcionar corretamente, o corpo humano necessita de uma determinada quantidade de calorias e nutrientes (variam de pessoa para pessoa) para estar a funcionar corretamente. Se você pular refeições durante o dia, estará mais propenso a compensar nas outras refeições. Uma forma saudável de perder peso é comer pequenas quantidades de comida divididas em cinco a seis refeições, que devem incluir uma variedade de alimentos nutritivos e com pouca gordura (de acordo com a roda dos alimentos). Leia também esse artigo com 10 dicas que vão te ajudar a perder peso.

7 – Comer à noite engorda? –  MITO 

É obvio que à noite o metabolismo é mais lento, e por esse motivo deve comer nesta altura do dia alimentos de maior facilidade de digestão como: legumes, sopas, sucos, frutas. Não importa que hora do dia você come, é o quanto come durante todo o dia que faz ganhar ou perder peso. No entanto depois das 20 horas evite comer carboidratos pois são de absorção mais rápida.

8 – A dieta da moda é ótima para perder peso? –  MITO 

Fazer uma dieta só porque está na moda é desde logo meio caminho andado para dar erro, pois elas costumam limitar (e muito!!) a ingestão de diversos tipos de alimentos. Desconfie de qualquer dieta que restrinja os principais grupos a longo prazo. A alimentação deve ser saudável e equilibrada. Ao seguir uma dieta de poucas calorias com um bom equilíbrio entre carboidratos, proteínas e gorduras você perderá peso sem prejudicar seu organismo e terá uma menor probabilidade de recuperar o peso perdido. E se optar por uma dieta equilibrada a probabilidade de parar a meio é muito menor. Leia este artigo completo sobre Alimentação Saudável.

9 – Carne vermelha é ruim para a saúde? –  MITO 

A carne vermelha, frango, porco e peixe contêm gordura saturada e colesterol. Porém, contêm nutrientes que são importantes para a saúde como proteína, ferro e zinco. O tamanho de uma porção de carne tem o tamanho aproximado da palma da sua mão. Escolha pedaços de carne que têm menos gordura e retire qualquer gordura extra antes de cozinhar (e evite cozinhar com gorduras como manteiga ou margarina). Confira 10 alternativas para obter proteínas sem comer carne.

10 – Posso comer tudo o que quero e emagrecer? –  MITO 

Se você está de dieta é obvio que não pode comer tudo o que lhe apetecer. Tem de controlar as quantidades que come e a qualidade dos alimentos. Para perder peso é necessário renunciar sim a alguns grupos de alimentos como doces, frituras, massas, etc. Após atingir o peso desejado, basta ter consciência que para manter o peso terá que adotar novos hábitos de vida. Confira essas 6 dicas sobre como controlar o seu apetite.

Alimentos que deve incluir na sua dieta

Existem alimentos que deve consumir se está de dieta, pois estes são ricos em macro e micronutrientes que são essenciais para a sua saúde. Vamos dar-lhe alguns exemplos.

1 – Verduras

Plantas, hortaliças e vegetais de folha verde, como os espinafres, as nabiças, as couves, as couves-de-bruxelas e os brócolos, são ricas em fitoquímicos e outros compostos altamente benéficos para a nossa saúde. Use e abuse deste tipo de alimentos em todas as suas refeições principais.

2 – Grãos

As leguminosas, sobretudo o feijão, o grão e as lentilhas, ajudam a regular os níveis de glucose no sangue e estão associadas a maior longevidade e saciedade. Deve também incorporar estes alimentos na sua dieta, mas em proporções mais reduzidas.

3 – Cebolas

As cebolas também figuram nesta lista. Trata-se de um alimento anticancerígeno por excelência, que ainda dificulta a absorção de gordura.

4 – Fungos

Os cogumelos são um superalimento. Pelo menos, é assim que estes deliciosos fungos são caracterizados. Além de prevenirem o cancro da mama, impedem que o corpo armazene gordura.

5 – Frutos vermelhos

Frutos do bosque e frutos vermelhos, como os morangos, os mirtilos, as framboesas e as amoras, também são verdadeiras bombas de saúde. O seu poder surpreende até os investigadores em nutrição, uma vez que ajudam a reverter as células cancerígenas à normalidade. Coma as quantidades que quiser e use-os em sobremesas, sumos e batidos. Veja essas dicas sobre Frutas que ajudam a queimar gordura.

6 – Sementes

As sementes, sobretudo as de linhaça, chia e de sésamo, são ricas em proteína e ácidos gordos ómega-3. Protegem contra o cancro da mama e têm um efeito diurético.

Veja também:

3 Movimentos Testados para Secar a Barriga

Apps fitness: conheça os 5 melhores

10 tipos de exercícios para perder barriga em casa

Sagu, a sobremesa que proporciona mais saúde e bem-estar

Alimentos que não deve incluir na sua dieta

Já que lhe explicamos alguns mitos e verdades sobre a dieta e alimentação, é importante também salientar o que é que não deve mesmo comer para não quebrar a dieta.

1 – Chocolate

O chocolate de dieta é um alimento que pode derrubar qualquer dieta, isso porque ele possui uma grande quantidade de gordura na sua composição, portanto, ele é mais calórico que o chocolate tradicional. O chocolate diet é indicado para quem precisa controlar severamente a ingestão de açúcar, e não para quem está tentando emagrecer.

2 – Granola

Apesar de a granola ser indicada para quem quer emagrecer com saúde, já que ela é um alimento bastante saudável, você deve consumir este alimento com muita moderação.

A granola tem muitas calorias, e em excesso pode arruinar a sua dieta, fazendo-o ganhar peso em vez de perder. Para você ter uma ideia, 3 colheres de sopa de granola possuem, em média, 150 calorias.

Mas você não precisa parar de comer granola, o ideal é consumir esse alimento misturado com alimentos de baixo valor calórico como por exemplo iogurtes naturais. Consuma, no máximo, 1 colher e meia (sopa) de granola por dia.

3 – Barras de cereais

As barras de cereais são alimentos industrializados, e para ficarem mais atraentes e saborosas, as empresas fabricantes desenvolveram coberturas de chocolate, mel, açúcar refinado, mousse de limão, entre outras. Isso faz com que as barriganas de cereais sejam muito calóricas e ricas em açúcar.

Deve trocar esse tipo de alimentos por frutas desidratadas, como uva-passa, ameixas secas, damasco.

4 – Margarina

A margarina é muito rica em gordura hidrogenada, e esse tipo de gordura não é reconhecido pelo organismo, tendo assim à acumulação de gordura localizada na barriga.

O consumo excessivo de gordura hidrogenada provoca também um aumento dos níveis de colesterol, e pode aumentar os riscos do aparecimento de doenças cardiovasculares.

Uma boa ideia é ficar longe da margarina, ou pelo diminuir bastante o consumo desse alimento. Opte antes por utilizar azeite.

5 – Sopa pronta

As sopas prontas possuem pouquíssimas calorias, entretanto, para contrariar, a maioria delas é rica em sal.

O consumo excessivo de sódio leva o organismo a reter muitos líquidos, e também provoca o aumento da pressão arterial, podendo resultar em graves problemas, como: AVC, insuficiência cardíaca, enfarte agudo do miocárdio, entre outros.

6 – Bolacha água e sal

Apesar de não parecer, a bolacha água e sal tem alto valor calórico. Para você ter uma ideia, quatro bolachinhas têm a mesma quantidade de calorias que um pão francês, e essas mesmas quatro bolachinhas têm mais gorduras que o pão.

Uma boa ideia é substituir as bolachas água e sal por torradas integrais, que são alimentos que aumentam a saciedade.

7 – Refrigerante zero

O refrigerante zero é outro vilão que pode acabar com a sua dieta. Essa bebida possui mais sódio que o refrigerante tradicional, e como já vimos, o sódio pode fazer muito mal à saúde e provocar retenção de líquidos. Portanto, é melhor largar o refrigerante e beber água gelada.

8 – Água vitaminada

Alguns tipos de águas vitaminas contém muito açúcar, portanto, o melhor é consumir a água normal.

9 – Polpa de tomate industrializada

A polpa de tomate feita em casa com aqueles tomates fresquinhos possui muitos nutrientes e pode ajudar na sua dieta, entretanto, aquela polpa enlatada que você compra no supermercado pode contribuir para tornar ainda mais acirrada a sua guerra contra a balança.

As polpas de tomate industrializadas são ricas em açúcar, já que os fabricantes colocam esse ingrediente para deixá-las menos ácidas.

Esperamos que com estas dicas sobre mitos e verdade sobre dietas, alimentos que deve consumir e alimentos que não deve consumir, você tenha ficado um pouco mais inteirado sobre estes temas e que não volte a dar facadinhas na dieta.

Qualquer questão que tenha, deixe ai na caixa de comentários que iremos responder com a maior brevidade possível. E curta a Proddigital Saúde no Facebook e acompanhe mais dicas e informações como essa.

emagrecer q48



DEIXE UMA RESPOSTA

cinco × quatro =