Todos nós já fomos na academia e vimos coisas que não achamos bem, como por exemplo pessoas gritando com pesos em cima, pessoas mal-educadas, enfim, muita coisa ruim acontece nas academias. A pensar nisso resolvemos fazer esta matéria que fala sobre as regras de etiqueta na academia.

Curta a Proddigital Saúde no Facebook >>>

9 regras de etiqueta na academia

Para evitar mal entendidos na academia e para não passar por mal educado, vamos lhe dar 9 dicas de como deve estar.

1- Use sempre toalha

Não é por acaso que a toalha de treino, é obrigatória em qualquer academia. É indispensável para limpar a transpiração, os manípulos dos equipamentos e ainda para se sentar nas máquinas e colocar no colchão. Ninguém gosta de se deitar num colchão cheio de gotas de suor.

2 – Deixe o celular em silêncio

Seja nos balneários, em aulas ou na sala de exercício (isto se for daquelas pessoas que anda sempre com o celular atrás para mandar mensagens ou tirar fotografias), coloque-o em silêncio. Mesmo dentro do cacifo, é provável que o toque distraia e incomode as pessoas que estão a tentar descontrair. Esta é uma das regras de etiqueta na academia mais importante.

3 – Não corra mais do que 15 minutos

Aquele papel que está afixado junto às passadeiras e elípticas não serve para decorar a academia. Em hora de ponta, evite exceder os 15 minutos no mesmo aparelho de trabalho cardiovascular. O pedido é para cumprir, especialmente se já estiver correndo há algum tempo e não houver mais nenhuma máquina disponível.

Veja também:

Segredos da Musculação | Fórmula 47

Conheça os erros mais comuns cometidos por quem vai na academia

Melhores suplementos para ganhar massa muscular

Corpo perfeito e saúde em dia

4 – Seja silencioso

Sabe aquelas pessoas que deixam cair os pesos no chão e fazem um barulho enorme? Ou aquelas que explodem em gritos de esforço sempre que aumentam a carga ou levantam pesos (demasiado) pesados? Pois, não é agradável e facilmente distraem os atletas que estão concentrados num objetivo.

5 – Evite andar despido no banheiro

Por muito que se sinta à vontade com a nudez, nem toda a gente partilha da mesma opinião. Seja a caminho do banho, na sauna ou até no banho turco, esconda as suas partes íntimas ou pode ser acusado de falta de respeito.

6 – Não tire selfies no banheiro

Nada contra as fotografias na sala de exercício — muito pelo contrário — desde que estas não incomodem o treino dos outros. Mas no balneário (especialmente à hora de almoço ou final da tarde), o caso muda de figura: a probabilidade de expor a privacidade das outras pessoas é muito grande. Não arrisque se não quiser deixar alguém chateado. Esta é outras regra de etiqueta na academia que você deve cumprir.

7- Arrume os pesos

Cada pessoa que utilize material de pequenas dimensões é responsável pela sua arrumação. Sejam halteres, colchões, steps ou bolas de pilates, volte a colocá-los no sítio onde os encontrou. Já pensou que alguém pode tropeçar num dos pesos que deixou no meio do chão?

8 – Não use 2 máquinas ao mesmo tempo

Isto de deixar a toalha a reservar um equipamento enquanto alterna o seu uso com outra, pode ser o suficiente para criar inimigos na academia. Por muito conveniente que seja, deixe esse tipo de treino para aquelas horas em que não está ninguém na sala de exercício.

9 – Seja prático

Tendo em mente que existem pessoas que têm os minutos contados para ir treinar — sobretudo à hora de almoço –, evite congestionar as portas dos espaços comuns porque está conversando com uma amiga ou porque não encontra o cartão para entrar na academia. Os apressados agradecem.

Pronto, estas são as nossas 9 dicas de regras de etiqueta na academia que você deve cumprir para não ser olhado de lado enquanto lá está.



DEIXE UMA RESPOSTA

14 − treze =