Uma dieta funciona se existir perda de peso. Mas atingir um corpo magro e pouco tonificado não é o ideal. Para conseguir um corpo magro e bem tonificado nem só exercícios é o suficiente, a dieta também é fundamental. Por isso nesta matéria vamos explicar como perder peso e ganhar massa muscular de forma bem simples.

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Dicas para perder peso e ganhar massa muscular

1 – Proteína, muita proteína

A proteína é o elemento mais importante para criar músculo, logo um corpo tonificado. Por muito exercício que faça, se não ingerir proteína, será incapaz de produzir o corpo tonificado que tanto deseja. Idealmente, uma pessoa deve consumir diariamente pelo menos 2 gramas de proteína por cada quilo que pese. Por isso, se pesar 60 quilos deve consumir 120 gramas de proteína por dia. Isto significa que ao ingerir alimentos mais ricos em proteína como ovos, queijo fresco, lentilhas, feijão, carnes brancas, peixe e nozes, estará a contribuir para perder peso e ganhar massa muscular.

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2 – Mais refeições pequenas em vez de poucas e grandes

Muitas pessoas comem grandes refeições cerca de 3 vezes ao dia. As pessoas comem apenas ao café da manhã, almoço e jantar. E isto significa que durante estas refeições o corpo entra num estado de armazenamento de calorias. Para além disso, é mais fácil ignorar a quantidade de calorias ingeridas por dia. O ideal é ingerir cerca de 5/6 pequenas refeições por dia para manter o corpo num modo constante de queima de calorias.

Ao ingerir pequenas refeições, mais vezes ao dia, fará com que o seu corpo digira melhor os alimentos, e reduza a quantidade de gordura armazenada depois de cada refeição. Planeie as suas refeições diariamente para se certificar que a sua dieta está a correr bem. Prepare antecipadamente o café da manhã, o lanche a meio da manhã, o lanche da tarde, o jantar e a ceia. Desta forma pode poupar algum dinheiro, pois não irá a meio do dia comprar coisas desnecessárias e consegue atingir mais facilmente o seu objetivo de perder peso e ganhar massa muscular.

3 – Não elimine a gordura completamente da sua dieta

Não é aconselhado privar completamente o seu corpo de nutrientes. A gordura, não saturada, tem inúmeras vantagens para o corpo porque ajuda a produzir as hormonas necessárias e torna a pele e o cabelo mais saudáveis. O corpo necessita de gordura para fazer o metabolismo funcionar, por isso, a gordura é essencial numa dieta. A gordura também é necessária para produzir testosterona, essencial na produção de massa muscular.

4 – Beba muita água

Nunca é demais referir o quanto é necessário beber água suficiente. Deve-se consumir pelo menos 1,5 L de água por dia, e ainda mais para quem tem um estilo de vida mais ativo. A água é necessária para que os músculos consigam funcionar apropriadamente. A hidratação é essencial para evitar a retenção de líquidos, que é responsável por um aspeto inchado, embora não ajude propriamente a perder peso e a ganhar massa muscular, a água vai ajudar ao bom funcionamento do organismo e consequentemente a alcançar o seu objetivo.

5 – Nada de pequenas refeições antes de ir para a cama

À medida que chega a noite e a hora de deitar, o corpo começa a diminuir a capacidade de processar gorduras. Por isso, durante algumas horas antes de se deitar deve evitar a ingestão de alimentos. Qualquer comida que ingira antes de ir para a cama irá transformar-se em gordura indesejada. Se for possível, esqueça o seu snack da noite.
O maior segredo de uma dieta é manter-se focalizado no seu objetivo e manter a sua determinação, não esquecendo que o exercício físico é também uma parte importante.

Estas são as nossas 5 dicas para uma dieta que o vai ajudar a perder peso e ganhar massa muscular de forma simples e eficaz. E você o que faz para alcançar os seus objetivos?



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