Malhar é umas das atividades físicas mais procuradas da atualidade. Além de ser um ótimo exercício para tonificar músculos e ajudar a corrigir a postura, a prática contribui para melhorar a autoestima e no processo de emagrecimento. Porém, assim como qualquer outro exercício físico, a malhação pode trazer diversos malefícios para saúde se exercida de forma errada. Para que isso não aconteça com você, listamos abaixo alguns erros na academia que são frequentemente cometidos. Confira se você está repetindo algum deles e bom treino!

Malhar muito na academia para crescer o músculo

Querer ficar com o corpo sarado para o verão é um dos motivos que mais leva pessoas à academia. A urgência, porém, pode fazer com que elas treinem por mais tempo do que o ideal, duplicando sequências e exercícios, na expectativa de que os resultados surjam mais rapidamente. Mas o corpo humano não funciona dessa maneira: o exagero rompe mais fibras musculares do que o corpo tem condições de regenerar, o que prejudica o treino e desestimula o crescimento muscular.

Veja também:

Segredos da Musculação | Queima de 48 Horas 2.0

10 tipos de exercícios para perder barriga em casa

Como deixar o abdômen trincado com exercícios abdominais

Melhores suplementos para ganhar massa muscular

Comer muito para ganhar peso ou pouco para emagrecer

A alimentação é parte essencial de um bom desenvolvimento corpóreo de praticantes de musculação, que devem se alimentar de forma adequada ao seu corpo e ao tipo de treino realizado. O que isso quer dizer? Entre outras coisas, que traçar um plano de alimentação é algo complexo e deve levar em consideração variáveis que apenas um profissional pode estabelecer para você.

Por isso, recomendamos que um nutricionista seja consultado assim que as atividades físicas se iniciarem. Dessa forma, além de ter acompanhamento adequado, você não cairá na tentação de acreditar que deve comer pouco para emagrecer e vice-versa.

Priorizar o treino e esquecer da dieta e do descanso

Se você quer tornar-se saudável e ter um corpo esbelto, precisa seguir à risca a “tríade sagrada” da musculação: treino, dieta e descanso. Acredite ou não, os três têm a mesma importância: o ganho e definição musculares não ocorrem durante o treino, mas durante o sono, período em que há um aumento nos níveis de testosterona e HGH, hormônios responsáveis pelo crescimento. Infelizmente, um dos erros mais comuns na cademia é exagerar no treino, descuidar da dieta e diminuir as horas de sono. Esse desequilíbrio não contribui para resultados positivos.

Executar os exercícios de forma incorreta

Se você já malha há muito tempo, sabe que é preciso ter cuidado ao fazer exercícios de musculação. Mas se você é iniciante, é importante não achar que são todos fáceis e que você pode repeti-los apenas vendo alguém fazer. Para serem executados de forma correta e não prejudicarem seu corpo, os exercícios físicos na academia dependem amplitude (execução do movimento feita corretamente), postura e alinhamento corporal adequados. Só assim você trabalhará os músculos corretamente e diminuirá a possiblidade de lesões.

Malhar sem foco

Malhar é um exercício físico como qualquer outro e, portanto, requer concentração. Por isso, evite conversar muito com amigos ou conhecidos entre uma série e outra e foque-se. Além de contribuir para os resultados, a plena atenção ao exercício faz com que você tenha uma noção melhor dos movimentos que seu corpo está executando e, assim, faça os exercício corretamente.

Uso exagerado de suplementos

À medida que o treino vai se intensificando, é comum que o corpo precise de uma ajuda para tornar hábil seu desenvolvimento. Aí entram os famosos suplementos, como Whey Protein, Caseina e BCAA, para citar apenas alguns deles.

No entanto, esse recurso é, como próprio nome indica, apenas um complemento para sua dieta. Não espere que o uso deles acelere o processo de ganho de massa ou perda de peso e não os inclua em suas alimentação sem orientação adequada, pois isso pode resultar em um gasto de dinheiro desnecessário e, pior que isso, na espera de resultados que não virão tão cedo!

Gostou das nossas dicas? Esperamos que assim você consiga identificar se está cometendo algum desses erros na academia e os evite de agora em diante. Curta também nossa página no Facebook para ficar por dentro dos mais variados assuntos, como entretenimento, saúde e produtos digitais!



DEIXE UMA RESPOSTA

4 × três =